Depois de virada a página para 2017, decidimos pensar no que poderá mudar. As previsões de tendências que começam a ser lançadas pela maioria das empresas apontam para uma transformação radical impulsionada, sobretudo, pela tecnologia. A área da Formação e do Desenvolvimento não deverá ser diferente. Saiba quais serão as maiores tendências do setor ao longo deste ano.
[mks_icon icon=”fa-check” color=”#a02042″ type=”fa”]Vídeo vai continuar a ganhar terreno no campo da Formação
O vídeo está há muitos anos presente no setor, mas a maioria das empresas ainda não conseguiu encontrar a fórmula secreta para manter os formandos agarrados ao ecrã e aos seus conteúdos de aprendizagem. Em 2017, a tendência serão os ‘microvídeos’: vídeos cada vez mais curtos, com no máximo um minuto de duração.
A tendência, claro, será ditada pelos prestadores destes serviços, que vão fazer tudo por tudo para que os seus conteúdos sejam acessíveis, fáceis de ver e, claro, para que possam facilitar a aprendizagem.
[mks_icon icon=”fa-check” color=”#a02042″ type=”fa”]Millennials vão continuar a valorizar a formação
A conclusão foi avançada recentemente por um estudo da Deloitte: de todos os benefícios oferecidos pelas empresas, um dos mais valorizados pela geração do milénio é a formação contínua.
Como revelava o documento, 22% dos Millennials preferem ter formação como um dos seus benefícios, uma percentagem acima daqueles que preferem horários de trabalho flexíveis e prémios monetários.
Em 2017 não será diferente: para esta geração, a formação contínua é a melhor forma que tem de evoluir na carreira e, por isso, este será um benefício exigido cada vez mais por esta faixa etária de pessoas.
[mks_icon icon=”fa-check” color=”#a02042″ type=”fa”]Gamification e realidade virtual
O gamification já se estendeu a diversos setores de negócio e hoje visto como uma forma de motivar os colaboradores ao mesmo tempo que lhes ensina algo de novo. Através da utilização de elementos dos jogos, já se conseguiu provar que é uma das melhores estratégias para envolver os colaboradores.
Em 2017, o gamification ganha novos contornos e fará uso da realidade virtual. No setor da saúde já se começou a experimentar. Realizar operações em ‘pacientes virtuais’ e testar novas técnicas cirúrgicas através de um dispositivo tecnológico será, cada vez mais, comum.
[mks_icon icon=”fa-check” color=”#a02042″ type=”fa”]Mobile, Mobile, Mobile
Já começou a testar sistemas para oferecer conteúdos ‘mobile friendly’? Na verdade não deveria estar a testar, já devia ter implementado. Em 2017, será ainda mais urgente ter um mindset mobile.
O e-learning já explodiu e agora é hora de tirar partido disso. Os benefícios são vastos. Flexibilidade e facilidade na aprendizagem e envolvimento dos formandos são apenas a ponta do iceberg.
Seja o que for que 2017 lhe traga, é importante que tente incluir algumas destas ideias na sua estratégia de Formação. Esta será a melhor forma de garantir que a sua organização se mantém competitiva e preparada para enfrentar o futuro.