Das competências mais valorizadas pelas empresas, a criatividade ganha protagonismo. Ao alcance de todos, o pensamento criativo dos colaboradores deve ser estimulado e desenvolvido, é dele que as empresas precisam.
Se hoje falamos constantemente de inteligência artificial, até para a sua eficaz utilização é essencial ter um pensamento criativo para melhor explorar o potencial contido na tecnologia. O estudo recente da Ernest & Young revela que o desafio não está na tecnologia em si, mas em reimaginar criativamente a sua aplicação para gerar valor.
O desafio não está na tecnologia em si, mas em reimaginar criativamente a sua aplicação para gerar valor
Cabe à criatividade humana ser o fator chave da vantagem competitiva das empresas, à data de hoje, este é um terreno em que a capacidade humana é quem marca pontos.
E é a criatividade uma competência que pode ser desenvolvida? A resposta é sim. E como?
Permita-se ser curioso e mantenha a mente aberta, há tanto para aprender!
- Permita-se ser curioso e mantenha a mente aberta, há tanto para aprender! Imagine o mundo como uma imensidão de portas, que quando abertas provocam um fluxo surpreendente de conhecimento, conhecimento esse que dá vida ao que aparentemente parecia estático. Arrisque, não tenha medo.
- Leia, escute, pergunte, contemple, converse, viaje… faça da experiência a sua principal bagagem
- Partilhe, troque ideias e envolva-se no trabalho em equipa
- Privilegie a diversidade, promova a inclusão e defenda a equidade
Criar cenários de aprendizagem focados especificamente no desenvolvimento do pensamento criativo
Há metodologias e abordagens pedagógicas que, quando bem implementadas, são facilitadoras do desenvolvimento do pensamento criativo. É possível criar cenários de aprendizagem focados especificamente no desenvolvimento do pensamento criativo.
Num ambiente corporativo, o primeiro passo é reconhecer que a criatividade é uma competência essencial e partir dessa consciência tornar acessível a todos os colaboradores a possibilidade de desenvolver o pensamento criativo enquanto competência.
São muitas as possibilidades, sejam criativos!
Business Case Abilways