ALINHAR COMPETÊNCIAS AOS OBJETIVOS DO NEGÓCIO
As Academias Corporativas estão assentes numa arquitetura de aprendizagem colaborativa, atuam como elemento agregador e garantem o alinhamento entre cultura, estratégia, negócio e competências das pessoas e equipas.
As organizações estão conscientes deste papel fulcral da aprendizagem corporativa, no entanto, são muitas as questões:
- Qual a estrutura e o modelo de gestão, de uma AC adequada à organização?
- Como implementar uma AC que reflita a cultura e a estratégia da organização e contribua para atingir os objetivos do negócio?
- Que fatores críticos de sucesso devem ser considerados?
- Como construir uma equipa de suporte, interna, externa?
Atentos a esta realidade, temos definidos um conjunto de cenários, ferramentas e processos de construção de Academias Corporativas, com modelos diferenciados adequados a cada organização.
DIAGNÓSTICO
- Perceber a cultura da organização
- Conhecer a estratégia
- Compreender a estrutura e funcionamento dos processos de formação
- Identificar as competências chave para promover o alinhamento com o negócio
- Identificar potenciais parceiros
DESENHO
- Definir o modelo de Academia Corporativa
- Eixos de atuação e público alvo
- Recursos humanos, materiais e tecnológicos
- Estrutura financeira
- Definição dos indicadores de performance
CONSTRUÇÃO
- Currículos de aprendizagem customizados que se tornam propriedade do cliente
- Definição de competências essenciais
- Treino de formadores internos do cliente
GESTÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
- Comunicação interna da AC
- Gestão operacional da AC
- Monitorizar a performance
- Avaliar o impacto e medir o ROI
- Processos de melhoria contínua
O management e a estrutura de recursos humanos do Grupo Pasta non Basta consideram crucial, desde o início do projeto, ‘institucionalizar’ uma academia corporativa no âmbito da sua política de recursos humanos, evitando redundâncias nos processos de formação (interna e externa), acentuando o pragmatismo organizacional e a necessidade de documentar percursos de aprendizagem.
Este projeto surgiu para suprir uma necessidade da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares no âmbito da construção da oferta formativa dos seus associados e respetiva operacionalização e comunicação.