Expo RH – O maior evento de Recursos Humanos em Portugal
A Expo RH está de volta ao Centro de Congressos do Estoril, nos dias 23 e 24 de março!
Prepare-se para um evento cheio de movimento e interação que vai proporcionar uma experiência rica em conhecimento, partilha e dinamismo.
2 dias | 2 palcos de conferência
Aprender, inspirar e fazer parte da comunidade transformadora que é a ExpoRH!
Em tempos de mudança, debatemos temas fundamentais e oferecemos uma visão abrangente das estratégias e práticas mais ousadas, eficientes e transformadoras dos recursos humanos. Oradores que fazem do seu quotidiano oportunidades de provocar crescimento nas pessoas e nas organizações. São dois dias que representam conhecimento, aprendizagem e comunicação, com o propósito comum de contribuir para melhores empresas, melhores equipas, melhores pessoas.


DIA 23 MARÇO
SALA 1
9h10 Boas Vindas
9h20 Abertura com Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais
9h30 INTERVENÇÃOKeep in mind RH: eixos orientadores do comportamento organizacional• Que micro-mudanças estão a acontecer nas organizações?
• Como é que esta transformação granulada representa o mundo corporativo?
• E que comportamentos estão a incorporar para dar eco ao seu ADN?Raquel Rebelo, CEO, Abilways
CRIAR CONFIANÇA
10h20 INTERVENÇÃOPorque é que confiamos?
• Como construímos confiança nas organizaçõesPaulo Finuras, Ph.D. | Investigador Prof. Associado Convidado, ISG Business & Economics School
10h40 Pausa Café
11h20 CASO PRÁTICOComunicação e Transparência
• Como tornar a comunicação o aliado da confiançaPaula Ferreira Borges, Diretora Geral, SRS Legal
11h40 MESA REDONDADilemas de um líder
• Como gerar confiança nas equipas e na organização• E quando se quebra a confiança?Moderadora: Isabel Barroso, Key Account Manager, Abilways Portugal
Vera Freixa, Diretora de Recursos Humanos, Farmodiética
Andreia Matoso, Country HR Manager PT, Asea Brown BoveriNuno Quirino Martins, Tenente-Coronel, Chefe da Repartição de Carreiras e Promoções da Direção de Pessoal, Força AéreaAna Rita Lopes, Diretora de Recursos Humanos, Grupo Nabeiro
APRENDER E PARTILHAR CONHECIMENTO
12h20 INTERVENÇÃOPensar a organização como um facilitador da aprendizagem contínua, é este o propósito de uma learning organization. Para isso é fundamental, quando falamos de aprendizagem, perceber onde está e para onde vai a organização. Como dar início a esta jornada?Construir uma learning organization
• A chave: definição de uma visão partilhada e envolvimento da equipa de liderança
• Como avaliar a maturidade da cultura de aprendizagem e identificar quem são os aliados internos de uma cultura de aprendizagem?
• Design organizacional: processos e interações com impacto
• Inovação e novas abordagens de aprendizagemMarion Breuleux, Diretora de Marketing, Abilways
(Intervenção em inglês)
12h40 Pausa Almoço
14h10 MESA REDONDAAprendizagem com sentido, para acrescentar valor ao colaborador e à organização
• Estratégias inclusivas que cheguem a todas as pessoas
• Transpor para cada função as competências adquiridas
• Transição de carreira indoorModerador: Nuno Jorge, Head of Sales – Formação e Consultoria, Abilways Portugal
Elsa Benavente, Diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos, J. J. Louro PereiraFilipa Castro Henriques, Diretora Departamento Promoção do Talento, Câmara Municipal de CascaisMargarida Azevedo, Head of learning, EDPFilipa David, Diretora de Recursos Humanos & Felicidade, Sociedade da Água de Monchique
14h50 CASO PRÁTICOFará sentido ter nas organizações um especialista de “partilha de conhecimento interno”
• Como “armazenar” conhecimento interno
• Formas de partilhar conhecimento
• Como medir a partilha de conhecimentoSalomé Barreira, People First Director, DAUFOOD – Domino’s Pizza Portugal
15h10 MESA REDONDANovos Modelos de Aprendizagem
• Como potenciar a aquisição de conhecimento
• Aprendizagem: iniciativa organizacional ou individual?
• Metodologias ativas e pensamento crítico Moderadora: Filipa Cristóvão, Diretora, ISEG Executive Education
Fernanda Correia, Head of Learning & Development, Standard Bank AngolaNuno Prata, Diretor de Recursos Humanos, Santa Casa da Misericórdia de LisboaSandra Brito Pereira, Diretora de Recursos Humanos, Banco MontepioAna Gomes, Head of Training & Development, Caixa Geral de Depósitos
15h55 Pausa Café
16h25 INTERVENÇÃOA arte da formação online
A criação de uma cultura de aprendizagem é como uma obra de arte. É necessário tempo, criatividade e perseverança para se chegar à visão inicial. No entanto, uma vez criada, esta obra de arte irá inspirar e oferecer novos ensinamentos.• Como podemos motivar os colaboradores a aprender?
• Como criar uma cultura de aprendizagem?Pedro Monteiro, Diretor Comercial, GoodHabitz Portugal
16h50 CASO PRÁTICOA tecnologia não é um pesadelo: Boost digital na formação
• Proporcionar experiências eficazes de aprendizagemInês Alvorão, Responsável de Formação – Direção de Desenvolvimento Humano, Auchan Marco Almas, Responsável Técnico de Formação, Auchan
17h10 CASO PRÁTICOImplementação de uma área de educação na empresa
• A aposta na educação e qualificação dos trabalhadores – porque deve uma empresa apostar?
• Eixos de atuação para a implementação de programas de qualificação escolar e académica
• Resultados e os impactos positivos na vida destas pessoasAlda Bernardes, RH | Especialista em Educação e Formação, El Corte inglés Portugal
17h30 Fim do primeiro dia
SALA 2
10h20 Abertura e boas-vindas
INCORPORAR A MUDANÇA
10h30 MESA REDONDAOrganizações que se deixam contagiar: mobilidade sustentável
• Como criar condições facilitadoras da mobilidade e aplicá-las na política de RH: mobilidade partilhada; deslocações de bicicleta; incentivar o uso do transporte público…• Conseguir um resultado vencedor: colaborador | negócio | ambienteModeradora: Bárbara Ruivo, Head of Sales – Congressos, Abilways PortugalPatrícia de Melo e Liz, CEO, Savills PortugalFernanda Correia, Diretora de Recursos Humanos, Norauto portugal
11h10 CASO PRÁTICOModernizar a Employee Value Proposition
• Novas exigências e desafios
• Ferramentas para melhorar a EVPSónia Matias, Payroll Manager PT/AO/MZ, Siemens
Cláudia Fernandes, Coordinator, Edenred
11h30 Pausa Café
12h00 CASO PRÁTICOReinventar o recrutamento: Candidate experience
• Cuidar dos candidatos durante o processo de recrutamentoIrene Vieira Rua, Diretora de Recursos Humanos, Doutor Finanças
12h20 INTERVENÇÃOAudácia na remuneração dos colaboradores
• Benefícios emocionais• Resultados e remuneração por objetivos• O que resulta na construção de um plano de remuneraçãoJoão Franqueira, VP of People, Coverflex
12h40 INTERVENÇÃORH Ágil
• Agile não é ferramenta. Agile é cultura• Como construir equipas de alta performance• O novo papel do RHAndre Bocater, Partner e RH Ágil trainer, K21
13h00 Pausa Almoço
14h30 CASO PRÁTICOTransformação Organizacional colaborativa
• A participação dos colaboradores no processo de mudançaNuno Ribeiro Ferreira, Gestão de Pessoas, Galp Gás Natural Distribuição
14h50 CASO PRÁTICOPeople Analytics na gestão de recursos humanos
• A sua importância para acrescentar valor na organizaçãoDiogo Tavares Antunes, Head of People Analytics & Management Development, NOS SGPS
15h10 INTERVENÇÃOAs mudanças ao nível laboral
• O que esperar e como se vai aplicar as alterações da legislação laboralTiago Cochofel de Azevedo, Associado Coordenador, Vieira de Almeida
15h40 Fim do primeiro dia
DIA 24 MARÇO
SALA 1
9h20 Abertura e boas-vindas
VIVER A EXPERIÊNCIA
9h30 MESA REDONDAO impacto do espaço físico da empresa na retenção do talento
• Colaboradores que gostam e têm orgulho no espaço do escritório
• Locais em que as pessoas colaboram e onde a espontaneidade acontece
• Lugares de conexãoModeradora: Ana Lourenço, Conference & Sponsorship Manager, Abilways Portugal
Adelaide Martins, Diretora de Recursos Humanos, AscendiCátia Pedrinho, People & Organisation Director, Novo Nordisk PortugalCláudia Ferreira, Arquiteta, CFFA arquitetos
10h10 À CONVERSA COM…Ativar a diversidade, a equidade e a inclusão através do recrutamento
• Processos acessíveis a todos os candidatos
• Como comunicarFilipa Pinto Coelho, Diretora Executiva, Café Joyeux
10h30 CASO PRÁTICODiversidade e inclusão como parte integrante da cultura da empresa
• Missão e objetivo do programa de empregabilidade de refugiados
• Quais as vantagens de se optar por este tipo de estratégia /objetivoJoana Cambas, Recruitment & Sourcing Manager, IKEA Portugal
10h50 CASO PRÁTICOSingularidade dos profissionais seniores
• Abertura para atuar no mercado de trabalho de forma diferente
• A importância das redes de apoio e networkingPatrícia Baptista, Mentora, dNovo
11h10 Pausa Café
11h50 ENTREVISTAConsciencializar pessoas, organizações, países,…… de forma a garantir os direitos humanos
• Um percurso de vida, com uma visão de que é possível fazer algo de positivoMónica Ferro, Diretora do Escritório de Genebra, Fundo das Nações Unidas para a População – (UNFPA)
12h10 INTERVENÇÃOTrabalho Biónico – Tecnologia como potenciador da Humanização
Manuel Moura, Product Marketing Manager da Área de Colaboração e Segurança, Microsoft
12h30 PONTOS DE VISTAReputação, marca, competitividade… o que valorizam os candidatos na hora de escolher
• Como oferecer mais do que o exercício da função
• A empresa como o “lugar de sonho” do colaboradorConceição Martins, Diretora Recursos Humanos, Angelini PharmaRicardo Rocha, Marketing & Communication Director, Noesis
13h10 Pausa Almoço
LIDERAR COM PAIXÃO
14h40 CASO PRÁTICOO valor da lealdade na relação com os líderes
• As perguntas e as respostas do líder
• Como quer ser recordado o líderVanda de Sá Mata, Human Resources Director, Minisom uma marca Amplifon
15h00 MESA REDONDAÉ a liderança que determina o sucesso da organização?
• Jogar à defesa ou explorar possibilidades desconhecidas
• Uma máquina de competição ou construir para gerações futurasModeradora: Patrícia Valente, Diretora Corporativa de Recursos Humanos, Grupo ANF
Carla Caló, Chief People Officer, Devoteam PortugalFrederico Abecasis Martins, Country Manager, HellaJoana Roda, People & Culture Director, Colep PackagingPaula Sequeira, Diretora de Recursos Humanos de Portugal, ID Logistics
15h40 Pausa Café
16h10 À CONVERSA COM…Leading the way
• O impacto de valorizar, ajudar a desenvolver e considerar o bem-estar e a inclusão como uma prioridade, para reter as pessoas Joana Queiroz Ribeiro, Diretora de Pessoas e Organização, Grupo Fidelidade
16h30 ENTREVISTADesafios na liderança
• O desafio de ouvir os outros e de colocar as perguntas certasPatrícia Gaspar, Secretária de Estado da Administração Interna
17h00 Encerramento
SALA 2
9h20 Abertura e boas-vindas
OBSERVAR, ESCUTAR E CUIDAR
9h30 MESA REDONDAStress tecnológico
• O risco da obsessão em estar “conectado”
• Como não ultrapassar uma fronteira que é ténue
• Uma questão de escolha: da empresa ou do colaborador?Moderadora: Telma Lopes, Learning & Project Manager, Abilways Portugal
Ana Teresa Porfírio, Human Resources Director, Jaba RecordatiPaulo Barreto, Diretor Recursos Humanos, Crédito AgrícolaFilipa Santos, Diretora de Serviços Clínicos, CentralmedHélder Figueiredo, Group People Director, Trivalor SGPS, SA
10h10 CASO PRÁTICOSaúde: o novo pilar estruturante das organizações
• Organizações pensadas e construídas para serem locais de bem-estar
• Estratégias para gerir a saúde psicológica
• A quem pertence a responsabilidade da saúde dos colaboradoresCatarina Tendeiro, People advisor and coach
10h30 Pausa Café
11h10 INTERVENÇÃO Quem cuida dos líderes?
• O “peso” da responsabilidade e a hiper-vigilância
• Prevenir a exaustão e a falta de energia do líder
• Impacto na organização do burnout do líderTiago Santos, CEO, Workwell
MERGULHAR NO FUTURO
11h30 MESA REDONDAMudança da sociedade ou outros formatos de trabalho
• Organizações preparadas para equipas presenciais e equipas remotas
• Potenciar a comunicação não verbal num cenário virtual
• Digitalização dos processos de Gestão de Recursos Humanos para a adaptação ao novo contexto laboralModerador: Hélder Garcês,Country Sales Manager, Cegid Meta4 PortugalAlexandra Santos, HR Specialist, MSD PortugalEduardo Correia, HR Diretor & Purchase and Logistic, Banco CredibomFernanda Oliveira, Diretora Recursos Humanos, TorrestirJosé Sintra, Coordenador People Strategy, Vieira de Almeida
12h10 Pausa Almoço
14h00 MESA REDONDACompensação flexível, “arma secreta” no combate à great resignation?
• A flexibilidade como caminho para o futuro do trabalho
• Os benefícios flexíveis como ferramenta para a personalização
• Estratégias além-salário para a atração e retenção de talentoModeradora: Mariana Barbosa, Head of PR & Comms, Coverflex
Sofia Bué Alves, Directora, People Development and Experience, OutsystemsJaime Sarmento, Diretor Recursos Humanos, United Investments PortugalTeresa Barreiros, Diretora Recursos Humanos, RENGonçalo Meneses, Senior Operations Manager, Glovo
14h40 CASO PRÁTICOAlargar o espaço de recrutamento
• Como identificar onde estão os talentos que a organização necessita
• Estratégias de proximidade com os potenciais candidatos, mesmo quando fisicamente estão longe
• O papel da cultura, interna e externa, no processo de recrutamentoJoão Antunes, Head of Talent Acquisition, Inditex
15h00 MESA REDONDATransição das empresas para a sustentabilidade: decidir fazer parte da solução
• O que vem primeiro, o propósito ou o negócio?
• Os critérios ESG (Environmental, Social e Governance) nas organizações
• O papel dos recursos humanosModeradora: Irene Moreira, Strategy and Business Developer, Abilways PortugalJoana Peixoto, Diretora de Marketing e Comunicação, EdenredJoana Couto, People & Talent Manager, Helexia Portugal
Susana Catroga Gomes, Head of Human Capital, ABANCANathalie Ballan, Fundadora e Sénior Partner, Sair da Casca
15h40 Fim da conferência
Carlos Carreiras,
Presidente
Filipa David,
Diretora de Recursos Humanos & Felicidade
Sónia Matias,
Payroll Manager PT/AO/MZ
SEJA NOSSO PARCEIRO!
Vantagens em ser patrocinador
Abilways PortugalAv.ª da Liberdade, 144 – 3º Dto.1250-146 LisboaTel.: (00 351) 210 033 800
Conteúdos e Oradores Ana LourençoTel.: (00 351) 910 908 123E-mail: alourenco@abilways.com
Telma Lopes
Tel.: (00 351) 914 165 110E-mail: tlopes@abilways.com
Irene MoreiraTel.: (00 351) 914 069 784E-mail: imoreira@abilways.com
Expor e Patrocinar Ana LourençoTel.: (00 351) 910 908 123E-mail: alourenco@abilways.com
Inscrições/Logística Ana ParedesTel.: (00 351) 914 069 583
Tel.: (00 351) 210 033 824
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