Expo RH – O maior evento de Recursos Humanos em Portugal
A Expo RH está de volta ao Centro de Congressos do Estoril, nos dias 29 e 30 de março.
Surpreenda-se por um evento construído a pensar no melhor que têm as empresas, as pessoas!
APRENDER | PARTILHAR | AGIR
Aprender, inspirar e fazer parte da comunidade transformadora que é a ExpoRH!
2 dias e 2 palcos em que dezenas de oradores apresentam os temas fundamentais que orientam empresas audazes e focadas nas pessoas!. Mais de 1.500 participantes, num debate sobre pessoas, futuro do trabalho, talento e humanização. EXPORH uma comunidade transformadora ao serviço dos recursos humanos


DIA 29 MARÇO
SALA 
8h30 Receção
9h20 Início do evento
9h30 Abertura com Carlos Carreiras, Presidente, Câmara Municipal de Cascais
9h40 INTERVENÇÃOInterpretar os contextos de mudança e transformar as organizações num habitat natural de aprendizagem alinhado com a cultura
• Manter viva a vontade de aprender e adequar a aprendizagem
• Aprendizagem como um serviço: quem são as peças-chave?• Líderes como construtores e disseminadores da aprendizagem
• Equipas de formação/L&D legitimadas que transforam e valorizam a proposta de valor da formaçãoRaquel Rebelo, CEO, Abilways
LÍDERES QUE “DANÇAM”
10h20 INTERVENÇÃOLiderar ao ritmo da mudança
• Quando o exterior altera, como garantir a conexão entre colaboradores, equipas, empresa: qual o papel do líder?
• O líder que não receia, que mesmo sendo desconhecido, o futuro vale a pena
• Espera-se do líder a capacidade de imaginar o que não existe?Carolina Afonso, CEO, Gato Preto
10h40 Pausa e networking café
11h20 MESA REDONDA Comunicação: o pilar que sustenta ou destrói lideranças
• Comunicar e dialogar são a mesma coisa? Quando é que o diálogo não é a melhor opção
• Saber ajustar a comunicação a cada contexto e a cada circunstância
• Como é que o líder usa a comunicação para construir confiançaModeradora: Telma Lopes, Coordenadora Pedagógica, Abilways Portugal
Fernando Teixeira, CEO, Fapil
Santiago Iges de Juan, Sales Director, goFLUENT
12h10 INTERVENÇÃO Saída de líderes
• Renovar a liderança: riscos e oportunidades
• O que difere quando o líder sai por opção ou é indicada a saída?
• O que leva os líderes a “abandonar o barco”Sofia Ferreira, Area Manager LatinAmerica & Country Manager Colombia, Grupo Tecnimede
12h30 PONTOS DE VISTAAudácia para mudar de rumo
• Identificar ou construir oportunidades: a visão do líder
• Estratégias para garantir que todos os colaboradores acompanham a mudança
• Onde residem os maiores obstáculos à mudança? As pessoas e/os processosJosé Alves, VP Growth, Nutrium
Filipa Garcia, CEO, GARCIAS
13h10 Pausa para Almoço
14h40 DINÂMICA
14h50 INTERVENÇÃO O desafio da coerência
• Liderar pelo exemplo: faz o que eu digo vs faz o que eu faço
• Ser exemplo não é alimentar o ego
• Como lidar com a responsabilidade de ser exemploJosé Luís Carvalho, Diretor de Recursos Humanos, CUF
SUSTENTABILIDADE E ÉTICA
15h10 INTERVENÇÃO Equidade nos benefícios
• Adequar os benefícios à diversidade das condições dos colaboradores
• Qual é o propósito dos benefícios dados ao colaborador
• Até que ponto devem ser dinâmicosInês Odila, Country Manager Portugal, Coverflex
15h35 INTERVENÇÃO Como é que a sustentabilidade está integrada na empresa
• Comunicar internamente a sustentabilidade
• Formar os colaboradores para a sustentabilidadeBeatriz Oliveira, Diretora da Qualidade, Eurest Portugal
15h55 Pausa e networking café
16h30 INTERVENÇÃO Design de benefícios em função dos ESG
• Como integrar critérios de performance de sustentabilidade
• Clarificar junto dos colaboradores o que é expectável quando falamos de sustentabilidadeRosa Martins, CSO, Edenred Portugal
16h55 MESA REDONDA Os colaboradores conhecem a estratégia de desenvolvimento sustentável da empresa?
• Como é definida a estratégia de sustentabilidade
• Quem participa e com que propósito
• A responsabilização da empresa como um todo: contributo de cada departamentoModeradora: Irene Moreira, Head of Content – HR, Mobility, Payments & CX, Abilways Portugal
Guilherme Monteiro Ferreira, Diretor de acesso ao mercado e assuntos externos, GSK Portugal
Lídia Moreira, Diretora Marketing, Comunicação & Sustentabilidade, Soja de Portugal
Filipa Herédia, Head of Communication & Engagement, Makro
17h40 Encerramento do 1º dia
SALA 
8h30 Receção
10h00 Início do evento
CULTURA E WORK STYLES
10h10 MESA REDONDAConstruir uma cultura da organização resistente a crises externas
• Educar para a agilidade
• Construir equipas que confiam
• Trabalhar a consciência do papel de cada colaboradorModeradora: Ana Lourenço, Conference & Sponsorship Manager, Abilways Portugal
Hugo Raposo, DRH, Hipoges
Mariana Carvalho, General Manager, Haleon
Sara Da Fonseca, Head of HR, Santander Portugal
Silvia Bechman, CEO, Mercedes-Benz.IO
10h50 INTERVENÇÃOConstruir uma cultura forte
• A comunicação e a confiança como pilares da cultura organizacional Maria de Lancastre Valente, Diretora de Pessoas e Cultura | Sócia, SRS Legal
11h10 Pausa e networking café
11h50 INTERVENÇÃOSemana dos 4 dias: opção acessível a todas as empresas?
• Ponderar ou não a experiência da semana dos 4 dias? Em que situações é exequível
• Qual é o impacto para a empresa e para os colaboradores: Como avaliar os resultadosRita Fontinha, Diretora – World of Work Institute (Flexible Working) / Henley Business School, University of Reading / Co-coordenadora do Projeto Piloto da Semana de Trabalho de Quatro Dias em Portugal
12h15 INTERVENÇÃOMake Hybrid Work… Work
• Quais os desafios e oportunidades que o trabalho híbrido trouxe?
• A experiência do colaborador na nova era de trabalho híbrido
• Como podemos adotar com sucesso uma plataforma de experiência do colaborador nas organizações? Carla Santos, Employee Experience Specialist, Microsoft
12h40 INTERVENÇÃOA flexibilidade de trabalhar em qualquer lugar….
• Estamos a criar locais de trabalho fragmentados?
• Como construir hoje uma dream team
• Como liderar equipas com expectativas diferentes face aos formatos de trabalho Andreia Leiria, Head of People & Culture, Nextbitt
13h00 DINÂMICA
13h10 Pausa para Almoço
14h30 INTERVENÇÃOColaboradores Nómadas
• O que atrai as empresas na procura de nómadas digitais
• O que aportam à organização diferente daquilo que aporta outro colaborador
• Razões para benefícios e regimes especiaisEdson Athayde, CEO, FCB Lisboa
14h50 INTERVENÇÃOMetaverso no trabalho à distância: É ou não uma opção a ponderar?
• Locais de trabalho do futuro
• Falamos de inclusão ou de futurismo
• A quem atrai o metaversoMarco Almas, HR Learning Specialist, Auchan Retail Portugal
15h10 MESA REDONDA Teletrabalho: o que une e o que separa opiniões
• Estímulo ou obstáculo ao desenvolvimento das empresas
• O teletrabalho é compatível com a progressão na carreira?
• É possível chegar aos lugares de topo?
• Que modelos colaborativos resultam no teletrabalhoModeradora: Telma Lopes, Coordenadora Pedagógica, Abilways Portugal
Ana Maria Andrade, Head of People, Talent and Culture, WYGroup
Bruno Gouvêa, Diretor Recursos Humanos, Foundever
Susana Garcia, Diretora de Recursos Humanos, DXC Technology
16h00 Fim do 1º dia conferência
DIA 30 MARÇO
SALA 
8h30 Receção
9h30 Início do evento
TRANSFORMAÇÃO DO TALENTO
9h40 MESA REDONDACativar para a formação
• Como transformar a formação num referencial aspiracional
• Provocar no colaborador o sentimento de “eu fui escolhido”
• A formação como pilar da construção de um caminho individual de desenvolvimento
• Desenvolver a curiosidade e alavancar a vontade permanente de aprender: identificar por si próprio oportunidades de desenvolvimentoModerador: Nuno Jorge, Head of Sales – Formação e Consultoria, Abilways Portugal
Patrícia Santos, Head of HR, Iberdrola Portugal
Renata Venâncio, Learning & Development Specialist, Janssen
Silvia Ferreira, Coordenadora Formação, Centralmed
Nuno Piteira Lopes, Vereador da Promoção do Talento e Emprego, Câmara Municipal de Cascais
Elsa Boto, Human Resources Training & Development Director | Head of Recruitment, Trivalor SGPS
10h40 INTERVENÇÃOMentoring e coaching no desenvolvimento dos colaboradores
• Em que situações recorrer a cada um dos processos
• Como desenvolver laços para impulsionar o desenvolvimento individual: fazer crescer as pessoas
• O que esperar de cada um dos processos e gerir expectativas antes, durante e depoisMaria Tavares Leal, Talent & Development Director, Grupo Santander
11h00 Pausa e networking café
11h40 INTERVENÇÃODesenvolver competências para os setores em transformação: digital, ambiente, sustentabilidade…
• Desenvolver competências críticas em todos os níveis da organização
• Como mapear o que cada equipa realmente necessita
• Onde começa e onde acaba a responsabilidade da empresa no desenvolvimento do colaboradorLiliana Gomes, HR Country Portugal, Schneider Electric Portugal
12h00 INTERVENÇÃOImplementar uma estratégia de reskilling e upskilling
• Que colaboradores formar e com que objetivo
• Quais as competências chave Luís Andrade, Head of Customer Care, CTT – Correios de Portugal
12h20 INTERVENÇÃOEstruturas descentralizadas e aprendizagem coletiva
• Como fazer circular o conhecimento interno da organização
• Cada colaborador como transportador de conhecimentoTânia Ribeiro, Diretora Transformação e Desenvolvimento de Pessoas, Grupo Impresa
12h40 DINÂMICA
12h50 Pausa para Almoço
RECRUTAMENTO GLOBAL
14h20 INTERVENÇÃOConstruir uma estratégia global de recrutamento
• Como pesquisar no mercado global
• Onde e como encontrar os melhores talentosSónia Gonçalves, HR Development Manager, Wtvision
14h40 MESA REDONDA Identidade corporativa na captação de talentos
• Como desenvolver uma estratégia de marca empregadora
• O melhor recrutador é a própria marca
• O papel do employer branding no recrutamentoModeradora: Isabel Barroso, Key Account Manager, Abilways Portugal
José Machado, Diretor de Recursos Humanos, DST Group
Marisa Mercês, Senior People Specialist, Coverflex
Patricia Oliveira, Diretora de Recursos Humanos, Cerealis
15h25 INTERVENÇÃO Construir a “persona” que queremos recrutar
• Gastar tempo a definir o perfil de colaborador que a empresa precisa
• Que competências técnicas e que competências comportamentais estamos a procurar
• Os riscos de uma comunicação que não é claraAndreia Cabral Dias, HR Manager, Nestlé Business Services Lisbon
15h45 Pausa e networking café
16h15 MESA REDONDA Cuidar dos candidatos como cuidamos dos clientes
• No processo de recrutamento todos os detalhes contam
• Mais do que fidelizar é preciso “encantar”
• Clarificar expectativas do lado do candidato e do lado da empresaModeradora: Inês Calhabéu, Diretora Área de Negócio Sul Talent Acquisition Solutions, EGOR / The Bridge
Teresa Pereira, HR Leader, KIABI
Aboubacar Barry, HR Coordinator, Planet
Diana Correia, Diretora Pessoas e Cultura, Banco Carregosa
17h00 Encerramento a cargo de
SALA 
8h30 Receção
9h30 Início do evento
HUMANIZAÇÃO E CORAGEM
9h40 MESA REDONDAA empresa e o bem-estar social
• Transformar valores em comportamentos
• Impacto real na comunidade
• Como envolver os colaboradoresModeradora: Gabriela Ribeiro, Account Manager, Abilways Portugal
Pedro Morais Barbosa, Diretor de Comunicação Interna e Cultura, Banco BPI
Clara Celestino, Country HR Director Portugal, Nokia
João Antunes, Head of Talent Acquisition, Inditex
10h20 INTERVENÇÃOA coragem de ser Humano
• A experiência de um serviço público inclusivo
• Ganhos em humanização e diversidade
• A vivência de inclusão contada na primeira pessoaCarolina Crispim, Divisão de Empregabilidade e Promoção do Talento, Câmara Municipal de Cascais
Lassana Indjai, ex-participante em programas de empregabilidade, Câmara Municipal de Cascais
10h45 INTERVENÇÃO Diversidade e inclusão
• A humanização como pilar
• O que significa na prática uma estratégia de diversidade e inclusão
• Passar de uma carta de intenções ao desafio de transformar comportamentosCláudia Lourenço, Diretora Geral, Procter & Gamble Portugal
11h15 Pausa e networking café
12h00 MESA REDONDA O minuto zero do colaborador
• “Amor à primeira vista” existe nas empresas?
• Encanto e desencanto no dia-a-dia da empresa
• Todos os detalhes contam para a experiência do colaboradorModeradora: Lia Andrade, Business Developer, Abilways Portugal
Hugo Protázio, Diretor de Recursos Humanos, JCDecaux Portugal
Sónia Gomes, People & Culture Business Partner, Senior Manager, Coca-Cola Europacific Partners
Emília Roseiro, Diretora Recursos Humanos, Bel Portugal
Clara Estanqueiro, Diretora de Talent Development & Culture, Lidl
12h40 Pausa para Almoço
14h10 INTERVENÇÃOConheço o colega do lado?
• Como construir conexão
• Os líderes conhecem a “vida real” dos seus colaboradores?
• Quando o desconhecimento não serve de desculpa para atuarSusana Véstia, Head of People and Culture, Philip Morris International
14h30 MESA REDONDASem medo de falar: saúde e bem-estar
• Criar uma cultura corporativa sem estigmas sobre saúde mental
• Caring organization: dar suporte emocional
• Respeitar a individualidade: o risco de ser invasivoModeradora: Irene Moreira, Head of Content – HR, Mobility, Payments & CX, Abilways Portugal
Filipa Palha, Presidente, ENCONTRAR+SE e ASM
Claudia de Lemos Silveira, Head of Engagement and Wellbeing, Jerónimo Martins
Afonso Rodrigues, Team Lead International Growth, Urban Sports Portugal
15h15 INTERVENÇÃOMicroagressões, macroimpacto: porquê e como combater as microagressões no local de trabalho
• O que são microagressões e o seu impacto no indivíduo e na organização
• Como combater as microagressões a nível organizacional
Mariana Brilhante, Cofundadora, Diversity & Inclusion Journey
15h35 Encerramento do 2º dia
Carlos Carreiras,
Presidente
Lassana Indjai,
ex-participante em programas de empregabilidade
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Vantagens em ser patrocinador
Abilways PortugalAv.ª da Liberdade, 144 – 3º Dto.1250-146 LisboaTel.: (00 351) 210 033 800
Conteúdos e Oradores Ana LourençoTel.: (00 351) 910 908 123E-mail: alourenco@abilways.com
Telma Lopes
Tel.: (00 351) 914 165 110E-mail: tlopes@abilways.com
Irene MoreiraTel.: (00 351) 914 069 784E-mail: imoreira@abilways.com
Expor e Patrocinar Ana LourençoTel.: (00 351) 910 908 123E-mail: alourenco@abilways.com
Inscrições/Logística Ana ParedesTel.: (00 351) 914 069 583
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