Inteligência Artificial Generativa em ritmo acelerado da parte dos colaboradores

Inteligência Artificial Generativa em ritmo acelerado da parte dos colaboradores

O relatório 2024 Work Trend Index Annual Report refere que os colaboradores desejam usar a IA no trabalho e que não vão ficar à espera das empresas para o fazerem.

Os colaboradores desejam usar a IA no trabalho e que não vão ficar à espera das empresas para o fazerem

Desejam experimentar e usar cada vez mais ferramentas de IA que facilitem e melhorem o seu desempenho e procuram soluções que respondam às suas necessidades e funções. Não é ainda uma prática generalizada, no entanto, está a ganhar terreno e não vai abrandar. Muitos estão atentos ao ritmo alucinante da transformação e não querem “ficar para trás”.

A IA generativa está a mudar profundamente a forma como o trabalho é feito, influenciando ao mesmo tempo a experiência de trabalho. Interagir com a IA tem vindo a ser parte do quotidiano das pessoas e o seu uso varia em função dos contextos ou necessidades:

  • Administrativos: Organizar e compactar emails; gerar respostas automáticas seguindo um padrão; produzir relatórios analíticos, criar manuais de procedimentos; organizar informação institucional.
  • Profissionais de marketing: Criar conteúdo, sejam vídeos, textos, imagens; automatizar campanhas; produzir funis de vendas com base em dados; melhorar o SEO e otimizar a performance; organizar bases de dados.
  • Vendas: Criar propostas e gerir a relação com o cliente e definir follow up’s; prepara scripts personalizados; analisar dados e identificar leads com potencial; fazer análises preditivas.
  • Profissionais de recursos humanos: Gerar descrição de vagas e anúncios de recrutamento; agilizar processos de seleção e efetuar primeiras triagens de CV’s e candidaturas; análises de desempenho e identificação de gaps de competências; organizar e interpretados dados de análise de clima organizacional; gerar surveys e questionários com diferentes objetivos.
  • Logística: Planear rotas e otimizar transportes; elaborar e gerir inventários; fazer uma gestão inteligente de armazém e stoks; prevenir abastecimentos e gerir a carteira de fornecedores; analisar custos operacionais e rentabilizar tempos de operacão.
  • Financeiro: Automatizar criação de relatórios e apresentação de gráficos de resultados; fazer análises preditivas e gestão de riscos; gerir portefólios e ativos; maior eficiência na análise de grandes volumes de dados.
  • Compliance e legal: Gerar contratos padrão e outros documentos legais; verificar automática de conformidade de documentos; pesquisa de regulamentação e outros argumentos de base legal; automação de due diligence.

Existe uma percentagem de tarefas para cada colaborador que pode ser apoiada por ferramentas de IA

Como refere o estudo da EY sobre o impacto da IA no capital humano, a integração da IA no mundo do trabalho não significa uma substituição substancial das pessoas resultante da IA. Em vez disso, existe uma percentagem de tarefas para cada colaborador que pode ser apoiada por ferramentas de IA, aumentando a capacidade da organização e, ao mesmo tempo, equipando melhor os colaboradores. A IA pode contribuir com uma primeira abordagem a determinado tema, mas são pessoas capacitadas e confiáveis que tomam as decisões finais.

As pessoas ficam livres para se concentrarem em tarefas de maior valor, alimentadas pela inovação e criatividade.

 

BUSINESS CASE

Inteligência Artificial Generativa

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS