IA deverá dominar relação com clientes no retalho até 2030

Clientes no retalho

Gestores da indústria do retalho preveem que, dentro de cinco anos, a maioria das interações com clientes será feita através de inteligência artificial (IA).

A conclusão é de um inquérito realizado pela plataforma Monday.com a mais de 1.800 líderes do setor a nível mundial.

De acordo com a investigação, mais de três em cada cinco gestores manifestaram preocupação com a consistência e a qualidade das respostas geradas por estas tecnologias.

A par disso, foi também concluído que persistem barreiras à adoção, incluindo questões de privacidade e proteção de dados, complexidade na integração de sistemas, risco de afastar clientes, custos elevados de implementação e resistência por parte dos trabalhadores.

Ainda assim, os responsáveis do setor mostram-se otimistas quanto ao potencial da IA. Quase dois terços acreditam que as empresas que não adotarem agentes de IA nos próximos dois anos correm o risco de ficar para trás.

Segundo o estudo, a pressão económica também está a acelerar o investimento. Com a perspetiva de crescimento mais lento até final do ano, várias empresas de retalho estão a reforçar a aposta na IA como forma de reduzir custos e melhorar a experiência do consumidor.

A investigação avança ainda que a indústria do retalho está entre as que mais têm adotado a IA, com muitas empresas já a explorar ferramentas agênticas, apesar das preocupações sobre confiabilidade.

Neste sentido, também recentemente, a gigante norte-americana do retalho Walmart anunciou uma nova estratégia empresarial assente num quadro unificado de inteligência artificial (IA), baseado em quatro “super agentes” destinados a apoiar diferentes áreas do negócio.

Também a Amazon e o eBay têm vindo a reforçar o investimento em IA, com o desenvolvimento de assistentes virtuais de compras e a introdução de novas funcionalidades nos modelos que utilizam. O objetivo passa por personalizar recomendações, otimizar a gestão de inventário e automatizar o atendimento ao cliente, tornando a experiência de compra mais eficiente e ajustada às preferências de cada consumidor.

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