A Inteligência Artificial (IA) está a transformar a forma como trabalhamos, áreas como as compras, o relacionamento com o cliente e as vendas, estão a ser profundamente transformadas.
A bem dos resultados do negócio, empresas e colaboradores devem estar ao lado desta transformação, não há como ficar arredado.
Dotar o colaborador da confiança necessária para explorar o potencial da transformação digital
Os colaboradores devem aceder a jornadas formativas que permitam saber como colocar a tecnologia ao serviço de relações mais profundas e eficientes com os seus clientes, dotar o colaborador da confiança necessária para explorar o potencial da transformação digital.
IA nas compras públicas
As compras públicas, são uma das áreas mais diretamente impactadas pela IA. Com a crescente necessidade de agilidade, transparência e rigor nos processos de contratação pública, a IA surge como uma aliada poderosa.
- Entender os princípios, mecanismos e tecnologias por trás da IA.
- Saber que processos automatizar, elaborar documentos contratuais, analisar ofertas e responder a perguntas frequentes com IA
- Integrar a IA na análise de propostas e tomada de decisões de compra
- Ter consciência sobre os riscos, limites e boas práticas no uso da IA
- Desenvolver uma visão de futuro, que reconheça tendências, desafios e oportunidades para a IA no setor público.
Reinventar a experiência do cliente com IA
Também a experiência do cliente está a ser redesenhada pela IA generativa. Permite criar experiências hiperpersonalizadas, desenvolver relações mais próximas e automatizar interações de forma inteligente. O resultado pretendido é sempre criar experiências únicas para cada cliente.
Através da IA fazer uma análise preditiva, segmentação e otimização da jornada do cliente
Os colaboradores que lidam diariamente com o cliente devem estar preparados:
- Conhecer as soluções disponíveis, que vantagens têm umas e outras, que limitações apresentam
- Através da IA fazer uma análise preditiva, segmentação e otimização da jornada do cliente e criar personas que representem a multiplicidade de clientes
- Criar chatbots eficazes que permitam respostas automatizadas, mas humanizadas
- Identificar que tarefas diárias devem ser automatizadas
Aumentar as vendas e a prospeção com IA
Também nas vendas a IA é fator diferenciador. Desde a geração de leads até à criação de propostas e follow-ups personalizados, a IA colocada ao serviço dos resultados comerciais.
Desde a geração de leads até à criação de propostas e follow-ups personalizados
- Identificar oportunidades com base em dados online e análise da concorrência e através desta monitorização gerar leads
- Criar e-mails personalizados sugeridos pela IA com recursos à segmentação de perfis qualificados
- Preparar a abordagem ao cliente através da criação de personas, definindo estratégias e argumentos personalizados
- Analisar os dados e resultados numa perspetiva de melhoria contínua
A IA está a revolucionar a vida quotidiana e os negócios, transformando a interação com clientes e potenciais clientes. Para acompanhar esta tendência, é essencial mergulhar na Inteligência Artificial.