Organizar um team building para uma equipa de vendas exige equilíbrio entre motivação, diversão e alinhamento com os objetivos comerciais, para que o resultado signifique crescimento e melhoria no desempenho da equipa. Criar ou reforçar laços entre as pessoas e a partir daí transformar é o propósito. E como?
Definir os objetivos do team building, é o primeiro passo. O que se pretende?
- Trabalhar a confiança?
- Melhorar a comunicação?
- Motivar para atingir objetivos?
- Trabalhar a escuta ativa ou a empatia com os clientes?
- Gerir conflitos?
- Gerir o tempo, saber controlar o stress?
A chave está na customização da solução, só assim é possível garantir que existe match entre o perfil da equipa e os objetivos propostos
Quando esta fase está clara, é importante conhecer as opções de team bulding disponíveis e perceber que formato será facilitador do alcance dos objetivos definidos. E aqui a chave está na customização da solução, só assim é possível garantir que existe match entre o perfil da equipa e os objetivos propostos. Definir o itinerário pedagógico adequado e saber como transformá-lo num momento de aprendizagem e crescimento em que as emoções estão presentes e a confiança ganha espaço.
Falar de perfil da equipa é perceber o que a caracteriza como equipa, respeitando a singularidade de cada um dos seus elementos.
- Competitivo ou colaborativo?
- Prefere atividades ao ar livre ou indoor?
- Há diversidade geracional, de género, de origem e cultura?
- Extrovertidos ou reservados? Gostam de arriscar e acolhem bem desafios, ou preferem atividades mais “moderadas”?
O team building é sempre uma oportunidade de aprofundar aquilo que é a equipa, sem receios e sem máscaras
O team building é sempre uma oportunidade de aprofundar aquilo que é a equipa, sem receios e sem máscaras, é desafiante sim, no entanto o resultado desse abandono da zona de conforto coletivo da equipa é uma vitória celebrada por todos. É uma “orquestra” no seu pleno!



