Reinventar a experiência cliente com a Inteligência Artificial
Entender e identificar o potencial da IA para melhorar a experiência do cliente
- Inteligência Artificial, Marketing e Comunicação Empresarial
- 0 (Registered)

A IA generativa está a transformar o mundo do marketing e das relações com os clientes. Com esta formação poderá adquirir competências para criar aos seus clientes uma experiência única e personalizada, automatizar tarefas repetitivas e desenvolver relacionamentos duradouros com recurso a ferramentas generativas de Inteligência Artificial
- Caracterizar ferramentas de IA para conhecimento e personalização do cliente
- Criar uma estratégia de IA para automação e retenção
14 horas
- INTRODUÇÃO À IA
- Definição, história, aplicações da IA no mundo da experiência do cliente.
- Os diferentes tipos de IA e tecnologias-chave.
- Analise os benefícios e limitações da IA para a experiência do cliente.
- Identificação de ferramentas relevantes.
- Ética e segurança: o essencial a saber.
IA PARA PERSONALIZAÇÃO E MELHORIA DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
- Analise os dados do cliente à sua disposição para alimentar sua IA (escuta do cliente).
- Crie segmentos de clientes relevantes com IA e análises preditivas.
- Mapeando as jornadas existentes dos clientes e definindo possíveis otimizações usando IA generativa.
- Identificar técnicas de personalização.
- Personalize suas interações, experiências do cliente, conteúdo e ofertas.
- Exercício prático: identifique e crie suas personas usando IA
MELHORAR O ENVOLVIMENTO E O ATENDIMENTO AO CLIENTE USANDO IA
- Avaliação da satisfação do cliente em um processo de melhoria de conteúdo.
- Identifique tarefas rotineiras para automatizar e aumentar a disponibilidade do atendimento ao cliente.
- Integre ferramentas de autocuidado (chatbot, assistentes virtuais, FAQ, SVL) e automação para acelerar os tempos de resposta e processamento.
- Chatbots e atendimento virtual: concepção, design e desenvolvimento de seu primeiro assistente.
- Melhore a qualidade das respostas (script + dados do cliente): aumente as conversas com seus clientes.
- Análise de conversas e envio de e-mails usando IA: análise de emoções, agrupamento de palavras-chave e síntese acionável de um grande conjunto de dados.
- Manter o papel dos humanos, mas reunindo forças entre a IA e os humanos e implementando um melhor atendimento ao cliente.
- Exercício prático: criação do seu primeiro chatbot.
IA COMO COPILOTO DO SEU TRABALHO DIÁRIO
- Lembre a importância dos seres humanos nas operações e do papel de copiloto da IA para otimizar as suas tarefas.
- Identifique tarefas e processos para automatizar.
- Escolha as ferramentas adequadas: desde o plugin do Chrome até SaaS, incluindo suas soluções de escritório (Google, Microsoft, etc.).
- Implemente seu processo de automação para você e sua equipe.
- Exercício prático: identificação de processos a serem automatizados e testes de inúmeras ferramentas de mercado.
Cláudio Sapateiro – Docente do Instituto Politécnico de Setúbal que combinam know-how com experiência empresarial e competências pedagógicas, para dar resposta a necessidades operacionais e potenciar a aprendizagem
Objetivos
- Caracterizar ferramentas de IA para conhecimento e personalização do cliente
- Criar uma estratégia de IA para automação e retenção
Duração
14 horas
Programa
INTRODUÇÃO À IA
- Definição, história, aplicações da IA no mundo da experiência do cliente.
- Os diferentes tipos de IA e tecnologias-chave.
- Analise os benefícios e limitações da IA para a experiência do cliente.
- Identificação de ferramentas relevantes.
- Ética e segurança: o essencial a saber.
IA PARA PERSONALIZAÇÃO E MELHORIA DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
- Analise os dados do cliente à sua disposição para alimentar sua IA (escuta do cliente).
- Crie segmentos de clientes relevantes com IA e análises preditivas.
- Mapeando as jornadas existentes dos clientes e definindo possíveis otimizações usando IA generativa.
- Identificar técnicas de personalização.
- Personalize suas interações, experiências do cliente, conteúdo e ofertas.
- Exercício prático: identifique e crie suas personas usando IA
MELHORAR O ENVOLVIMENTO E O ATENDIMENTO AO CLIENTE USANDO IA
- Avaliação da satisfação do cliente em um processo de melhoria de conteúdo.
- Identifique tarefas rotineiras para automatizar e aumentar a disponibilidade do atendimento ao cliente.
- Integre ferramentas de autocuidado (chatbot, assistentes virtuais, FAQ, SVL) e automação para acelerar os tempos de resposta e processamento.
- Chatbots e atendimento virtual: concepção, design e desenvolvimento de seu primeiro assistente.
- Melhore a qualidade das respostas (script + dados do cliente): aumente as conversas com seus clientes.
- Análise de conversas e envio de e-mails usando IA: análise de emoções, agrupamento de palavras-chave e síntese acionável de um grande conjunto de dados.
- Manter o papel dos humanos, mas reunindo forças entre a IA e os humanos e implementando um melhor atendimento ao cliente.
- Exercício prático: criação do seu primeiro chatbot.
IA COMO COPILOTO DO SEU TRABALHO DIÁRIO
- Lembre a importância dos seres humanos nas operações e do papel de copiloto da IA para otimizar as suas tarefas.
- Identifique tarefas e processos para automatizar.
- Escolha as ferramentas adequadas: desde o plugin do Chrome até SaaS, incluindo suas soluções de escritório (Google, Microsoft, etc.).
- Implemente seu processo de automação para você e sua equipe.
- Exercício prático: identificação de processos a serem automatizados e testes de inúmeras ferramentas de mercado.
Formador
Clique na imagem para expandir
Os nossos espaços de formação oferecem todas as condições para continuar o seu desenvolvimento pessoal e profissional em absoluta segurança