Facilitadora de um aumento significativo da produtividade e eficiência dos colaboradores, a inteligência artificial melhora a qualidade do trabalho, permite poupar tempo e reduz as tarefas repetitivas, ou seja, na prática acentua a eficiência dos colaboradores.
É por isso que, incluir a IA no negócio e nos processos é transformador e cria vantagem competitiva.
Os setores que mais utilizam a IA nos seus processos de trabalho, têm tido um crescimento da produtividade cerca de 5 vezes superior
De acordo com o estudo recente da PWC, os setores que mais utilizam a IA nos seus processos de trabalho, têm tido um crescimento da produtividade cerca de 5 vezes superior aos setores menos expostos à IA.
No entanto, inovação e transformação digital, exigem conhecimento e curiosidade, dotar as pessoas das competências certas para que não se “percam” num cenário de constante evolução e no enorme volume de informação disponível.
É preciso munir as pessoas das ferramentas de IA adequadas e do conhecimento para utilizá-las, não é tudo que serve para tudo.
Saber por onde começar, fazer escolhas informadas e desenvolver uma estratégia de IA
Saber por onde começar, fazer escolhas informadas e desenvolver uma estratégia de IA para a empresa:
- Integrar a IA no negócio
- Capacitar os colaboradores
- Usar ferramentas de IA alinhadas com a função do colaborador e personalizar a automação
- Identificar que processos, que tarefas, em que áreas, com quem
- Acompanhar o desenvolvimento tecnológico e manter atualizado o conhecimento
- Identificar continuamente serviços e produtos que podem ser melhorados com soluções de IA
Desenvolvimento de competências técnicas ao nível da utilização da IA e da cibersegurança e na mesma medida, competências que passam pelo pensamento crítico e pela criatividade
Ainda no que diz respeito à capacitação, esta significa não apenas o desenvolvimento de competências técnicas ao nível da utilização da IA e da cibersegurança e na mesma medida, competências que passam pelo pensamento crítico e pela criatividade no sentido de explorar todo o potencial da IA.
O uso da IA nas organizações tem sobretudo relação com uma cultura corporativa assente na abertura para a aprendizagem e que nos colaboradores se revela numa atitude de disponibilidade para aprender. É sempre no conhecimento que está o diferencial!!!
BUSINESS CASE
Analytics & Big Data