Analytics e big data: por onde começar a capacitação dos colaboradores

Analytics e big data: por onde começar a capacitação dos colaboradores

Que a capacitação dos colaboradores em analytics e big data é importante, já é consensual, a questão está em saber exatamente por onde começar.

Para a organização têm que estar muito claro os objetivos a atingir ao definir como ação, a formação de colaboradores em analytics e big data

Como primeiro passo, identificar quais as equipas que precisam de formação, se são equipas de marketing, de recursos humanos, logística, ou outras e em simultâneo que nível de conhecimento necessitam, ou seja, se estamos a falar de formação de nível básico, intermédio ou mesmo avançado. Por outro lado, para a organização têm que estar muito claro os objetivos a atingir ao definir como ação, a formação de colaboradores em analytics e big data. A partir daqui vários itinerários são possíveis de definir:

  • Avaliar o nível da maturidade analítica dos colaboradores, o que implica perceber que conhecimentos têm e em que grau, nomeadamente ao nível do excel, ferramentas de power BI, python, entre outras
  • Ter presente como incorporar o analytics no dia-a-dia da empresa e no exercício das funções dos colaboradores
  • Trazer para as reuniões, nomeadamente quando se trata de tomada de decisão, informação que resulta da análise dos dados
  • Identificar quais são os possíveis obstáculos, quer ao nível da resistência dos colaboradores, quer também dos recursos disponíveis para desenvolver a formação
  • Formatos de formação recomendados: vão sempre depender do perfil dos colaboradores, dos objetivos estratégicos, do orçamento e da cultura organizacional. Há imensas soluções desde o online, até à formação presencial, desenvolvido com formadores externos ou um mix com mentores internos, formações dirigidas a pequenos grupos, ou a comunidades internas da empresa, e em todos eles é possível obter excelentes resultados. É fundamental identificar o parceiro certo para trabalhar com a organização  e apartir daí definir o formato.

É preciso reconhecer e valorizar a importância formação

Finalmente e não menos importante, é preciso reconhecer e valorizar a importância formação. Este reconhecimento, pode ser feito através de certificados internos ou externos; promoções e recompensas baseadas em competências analíticas; plano de carreira com foco na capacidade de analisar dados. O importante é não adiar e trazer para os objetivos da empresa a capacidade dos seus colaboradores analisarem e saber decidir com base naquilo que os dados traduzem.

 

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