RHBizz

Inteligência artificial: o que podemos esperar dos líderes

Inteligência artificial: o que podemos esperar dos líderes

O líder que tem os olhos no futuro e as mãos no presente

Vivemos hoje aquilo a que muito provavelmente podemos chamar como sendo a transição de uma liderança clássica e conservadora, para uma liderança transformadora e orientada para a tomada de decisão assente nos dados. Neste movimento de transformação, em que as empresas incorporam a IA nos seus processos e na forma de trabalhar e gerir o negócio, há aspetos essenciais que devem constar das prioridades deste líder que tem os olhos no futuro e as mãos no presente:

Transição de uma liderança clássica e conservadora, para uma liderança transformadora e orientada para a tomada de decisão assente nos dados

  • Adaptar-se a um ambiente de trabalho em constante evolução e demonstrar às suas equipas flexibilidade e abertura a novas abordagens.
  • Não devemos esquecer que do líder é sempre esperado que seja o exemplo.
  • Promover ambientes de trabalho que acompanhem a evolução tecnológica e o impacto na criação de novos modelos de negócio que respondam à transformação do mercado.
  • Identificar como aliar ao negócio o valor acrescentado da IA, seja na seleção de processos, tarefas, quando e com quem…e investir estrategicamente.
  • Clarificar junto dos colaboradores qual é o seu papel na organização, qual o impacto do seu trabalho nos resultados do negócio, para que os colaboradores não olhem para a IA como uma ameaça e sim como oportunidade de crescimento.

Os colaboradores não olhem para a IA como uma ameaça e sim como oportunidade de crescimento

Os últimos estudos feitos no âmbito da IA revelam dados, que merecem reflexão, sobre a utilização da IA na atividade das empresas:

Uso da IA generativa pode aumentar em cerca de 40% a produtividade dos colaboradores

  • O uso da IA generativa pode aumentar em cerca de 40% a produtividade dos colaboradores, quando comparada com aqueles que não a utilizam.
  • Um relatório da McKinseyrevela que, no curto prazo, as áreas de TI, marketing e vendas, atendimento ao cliente e desenvolvimento de produtos serão as que trarão mais aplicações da tecnologia.
  • Cerca de 72% das empresas de serviços em Portugal já utilizam ou estão a avaliar o uso da Inteligência Artificial (IA), enquanto 81% das empresas deste setor têm planos de investimento em IA para 2024 (estudo elaborado pela Salesforce).
  • O número de programas de formação qualificada no mundo relacionados com a IA em inglês, triplicou desde 2017, o que mostra um aumento anual constante nos últimos cinco anos (Artificial Intelligence Index Report 2024)

Saiba mais em Keep in Mind

 

Business Case Abilways

Saiba mais

Business Case

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS

Conheça os Team Building - Abilways Portugal