Inteligência artificial: o que podemos esperar dos líderes
O líder que tem os olhos no futuro e as mãos no presente
Vivemos hoje aquilo a que muito provavelmente podemos chamar como sendo a transição de uma liderança clássica e conservadora, para uma liderança transformadora e orientada para a tomada de decisão assente nos dados. Neste movimento de transformação, em que as empresas incorporam a IA nos seus processos e na forma de trabalhar e gerir o negócio, há aspetos essenciais que devem constar das prioridades deste líder que tem os olhos no futuro e as mãos no presente:
Transição de uma liderança clássica e conservadora, para uma liderança transformadora e orientada para a tomada de decisão assente nos dados
- Adaptar-se a um ambiente de trabalho em constante evolução e demonstrar às suas equipas flexibilidade e abertura a novas abordagens.
- Não devemos esquecer que do líder é sempre esperado que seja o exemplo.
- Promover ambientes de trabalho que acompanhem a evolução tecnológica e o impacto na criação de novos modelos de negócio que respondam à transformação do mercado.
- Identificar como aliar ao negócio o valor acrescentado da IA, seja na seleção de processos, tarefas, quando e com quem…e investir estrategicamente.
- Clarificar junto dos colaboradores qual é o seu papel na organização, qual o impacto do seu trabalho nos resultados do negócio, para que os colaboradores não olhem para a IA como uma ameaça e sim como oportunidade de crescimento.
Os colaboradores não olhem para a IA como uma ameaça e sim como oportunidade de crescimento
Os últimos estudos feitos no âmbito da IA revelam dados, que merecem reflexão, sobre a utilização da IA na atividade das empresas:
Uso da IA generativa pode aumentar em cerca de 40% a produtividade dos colaboradores
- O uso da IA generativa pode aumentar em cerca de 40% a produtividade dos colaboradores, quando comparada com aqueles que não a utilizam.
- Um relatório da McKinseyrevela que, no curto prazo, as áreas de TI, marketing e vendas, atendimento ao cliente e desenvolvimento de produtos serão as que trarão mais aplicações da tecnologia.
- Cerca de 72% das empresas de serviços em Portugal já utilizam ou estão a avaliar o uso da Inteligência Artificial (IA), enquanto 81% das empresas deste setor têm planos de investimento em IA para 2024 (estudo elaborado pela Salesforce).
- O número de programas de formação qualificada no mundo relacionados com a IA em inglês, triplicou desde 2017, o que mostra um aumento anual constante nos últimos cinco anos (Artificial Intelligence Index Report 2024)
Saiba mais em Keep in Mind