Se criar uma equipa é o sonho de um líder, sentir-se parte da equipa é o desejo de qualquer colaborador. O ser humano é um ser social, não vivemos felizes quando isolados e o potencial de cada pessoa revela-se com os outros e para os outros. Em contexto corporativo, a equipa é o elemento-chave.
Não vivemos felizes quando isolados e o potencial de cada pessoa revela-se com os outros e para os outros
E o que tem o feedback a ver com a equipa? Tudo!
A forma como é dado e recebido feedback dita se estamos perante uma equipa, ou apenas um conjunto de colaboradores que trabalham juntos.
O desafio reside em viver no concreto do dia-a-dia da empresa aquilo que significa “trabalhar em equipa” e para isso é importante:
- Investir no desenvolvimento de competências de comunicação de forma transversal a toda a empresa
- Usar a comunicação, nomeadamente o dar e receber feedback, para resolver conflitos, nada é varrido para debaixo do tapete, os temas por mais fraturantes que possam ser, podem sempre ser conversados
- Reconhecer os pontos fortes, as conquistas e identificar fragilidades e pontos de melhoria, criando para isso ambientes em que o feedback tem lugar
- Construir redes de relação entre colegas, equipas, departamentos, através de hábitos de comunicação
Nada é varrido para debaixo do tapete, os temas por mais fraturantes que possam ser podem sempre ser conversados
Parece fácil, mas mais fácil ainda é tudo isto transformar-se num conjunto de boas intenções. Não arrisque, leve a sério o tema da comunicação e faça do feedback um aliado.
Longe vai o tempo em que parecer era suficiente e se o objetivo é ter colaboradores envolvidos e comprometidos com a organização então não hesite, o potencial trazido pela comunicação é extraordinário.