Liderança situacional a estratégia eficaz na resolução de problemas

A liderança situacional, desenvolvida por Paul Hersey e Ken Blanchard, é uma abordagem de gestão que coloca o foco na adaptação do estilo de liderança conforme a situação e o nível de maturidade dos colaboradores. Essa flexibilidade permite ajustar a liderança de acordo com as necessidades específicas de cada contexto, o que é fundamental para uma resolução eficaz de problemas.

Adaptação do estilo de liderança conforme a situação e o nível de maturidade dos colaboradores

Ao adaptar o seu estilo de liderança às circunstâncias e ao nível de desenvolvimento da equipa, o líder situacional é capaz de:

  • Facilitar a comunicação: Ajusta a abordagem conforme a situação, os líderes promovem uma comunicação mais eficaz, essencial para identificar e resolver problemas rapidamente.
  • Promover a tomada de decisões em equipa: Ao adaptar o seu estilo, o líder incentiva o envolvimento e a cooperação entre os colaboradores, o que resulta em decisões mais informadas e soluções criativas para os desafios que surgem. O líder, confia no contributo das suas pessoas para a tomada de decisão, esta confiança acaba por reforçar mais ainda o envolvimento dos colaboradores.
  • Aumentar a eficácia organizacional: A flexibilidade na liderança permite uma resposta mais ágil às mudanças e aos desafios, promovendo a inovação e a capacidade de adaptação da organização.

A flexibilidade na liderança permite uma resposta mais ágil às mudanças e aos desafios

Quando resolver problemas é o quotidiano dos líderes, encontrar formas de atuação que agilizam essa resolução de problemas é prioritário. Cada vez mais, os líderes acreditam nos resultados da liderança situacional e investem eles próprios no desenvolvimento de competências nesse sentido. Nomeadamente no que diz respeito a:

  • Conhecer os perfis comportamentais e as ações a adotar em cada situação em conformidade com a teoria de Ken Blanchard
  • Definir objetivos comuns, delegando tarefas, incutindo a responsabilidade e coesão na equipa
  • Saber avaliar o desempenho da equipa e da organização, transmitindo resultados

Não basta querer operacionalizar uma liderança situacional, é preciso saber como traduzir essa liderança em ações concretas da vida corporativa. Por outro lado, neste estilo de liderança, a maturidade dos colaboradores é essencial, o que implica igualmente trabalhar competências junto dos colaboradores em que a autonomia e a responsabilização são valorizadas.

Não basta querer operacionalizar uma liderança situacional, é preciso saber como traduzir essa liderança em ações concretas da vida corporativa

Este é um estilo de liderança em que todos as partes envolvidas ganham, ou seja, a resolução de problemas acontece de forma mais rápida e eficaz, o líder decide apoiado no envolvimento da equipa, os colaboradores aprendem, crescem e tornam-se potenciais líderes no futuro, a organização e o negócio avançam e prosperam. É uma equação vencedora!

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LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS – AUTONOMIA, DELEGAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO

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