LIDERANÇA SITUACIONAL

Formação Liderança Situacional – Jogo Exploradores
14
Mai

Quer ser um bom líder nas mais diversas situações? A formação Liderança Situacional, que utiliza o jogo didático “Exploradores” para promover a aprendizagem dos conceitos, permitirá conhecer o modelo de liderança situacional de Ken Blanchard, definir objetivos comuns da equipa e avaliar o seu desempenho.

  • Conhecer os perfis comportamentais e as ações a adotar em cada situação em conformidade com a teoria de Ken Blanchard
  • Definir objetivos comuns, delegando tarefas, incutindo a responsabilidade e coesão na equipa
  • Saber avaliar o desempenho da equipa e da organização, transmitindo resultados

Metodologia que utiliza o jogo didático “Exploradores” que promove a aprendizagem dos conceitos através de estudos de caso, role-plays e outros desafios que são colocados aos participantes jogando em equipas.

MODELO DE LIDERANÇA SITUACIONAL DE KEN BLANCHARD

  • Adaptação do líder aos diferentes níveis de desenvolvimento das pessoas com quem colabora
  • Caracterização dos 4 níveis básicos de liderança
  • Análise dos passos fundamentais para a implementação da liderança situacional com sucesso


LIDERANÇA

  • O papel do líder no desenvolvimento da equipa
  • A evolução da equipa: estádios de desenvolvimento
  • Promoção da cooperação
  • A adequação do estilo de liderança: o papel do líder nas diferentes fases de evolução da equipa
  • A gestão de equipas de elevada performance
  • Delegação e empowerment na liderança de equipas


COMUNICAÇÃO

  • A comunicação em liderança – a motivação e a orientação
  • A comunicação e liderança: inspirar e motivar para resultados
  • A cultura organizacional
  • A liderança situacional e os perfis de maturidade dos colaboradores
  • Descobrir o potencial de cada colaborador
  • O coaching de colaboradores
  • A criação de sentido e a liderança por objetivos

 

DELEGAÇÃO

  • Desenvolvimento de competências e autonomia dos colaboradores
  • Diagnosticar as necessidades de evolução dos colaboradores
  • (Re)definir funções e responsabilizar
  • A gestão de expectativas
  • A importância do feedback
  • Assumir o papel de coach: acompanhar e controlar o desenvolvimento e desempenho de cada colaborador
  • A avaliação dos resultados alcançados


FEEDBACK

  • O feedback e o alinhamento para a visão
  • A necessidade de feedback nas equipas
  • Como e quando dar feedback
  • Objetivos, elogios e repreensões
  • Como receber feedback dos colaboradores
  • As desculpas e o erro do líder

Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.

Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.

Vânia Prudêncio

Sólida experiência em liderar pessoas, trabalhou durante 10 anos em diversas funções na área do exercício físico: Gerente, Comercial, Coordenadora técnica, Coordenadora de Equipas, Personal Trainer e Formadora. Foi na formação e liderança de equipas que descobriu a paixão pelo desenvolvimento de pessoas. Enquanto Formadora e Coach, nos últimos 5 anos desenvolveu trabalho em diversas áreas, sempre com o foco no desenvolvimento e no potencial de cada indivíduo. Considera que cada indivíduo tem um potencial gigante que muitas vezes desconhece.

Certificada em coaching pela ICF (International Coach Federation) e pela Be Coach. Licenciou-se em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e completou a Pós-Graduação em Gestão de Health Clubs, também na ULHT.

São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!

 

Business Cases

Percurso de formação com o objetivo de investir no desenvolvimento de competências de liderança situacional das chefias, alinhando-as com a cultura da organização, clarificando os papéis a desempenhar e os objetivos a serem atingidos e apoiando a implementação de práticas de delegação e acompanhamento das equipas e da sua performance.

Objetivos da formação Liderança Situacional

  • Conhecer os perfis comportamentais e as ações a adotar em cada situação em conformidade com a teoria de Ken Blanchard
  • Definir objetivos comuns, delegando tarefas, incutindo a responsabilidade e coesão na equipa
  • Saber avaliar o desempenho da equipa e da organização, transmitindo resultados

Metodologia da formação Liderança Situacional

Metodologia que utiliza o jogo didático “Exploradores” que promove a aprendizagem dos conceitos através de estudos de caso, role-plays e outros desafios que são colocados aos participantes jogando em equipas.

Programa da formação Liderança Situacional

MODELO DE LIDERANÇA SITUACIONAL DE KEN BLANCHARD

  • Adaptação do líder aos diferentes níveis de desenvolvimento das pessoas com quem colabora
  • Caracterização dos 4 níveis básicos de liderança
  • Análise dos passos fundamentais para a implementação da liderança situacional com sucesso


LIDERANÇA

  • O papel do líder no desenvolvimento da equipa
  • A evolução da equipa: estádios de desenvolvimento
  • Promoção da cooperação
  • A adequação do estilo de liderança: o papel do líder nas diferentes fases de evolução da equipa
  • A gestão de equipas de elevada performance
  • Delegação e empowerment na liderança de equipas


COMUNICAÇÃO

  • A comunicação em liderança – a motivação e a orientação
  • A comunicação e liderança: inspirar e motivar para resultados
  • A cultura organizacional
  • A liderança situacional e os perfis de maturidade dos colaboradores
  • Descobrir o potencial de cada colaborador
  • O coaching de colaboradores
  • A criação de sentido e a liderança por objetivos

 

DELEGAÇÃO

  • Desenvolvimento de competências e autonomia dos colaboradores
  • Diagnosticar as necessidades de evolução dos colaboradores
  • (Re)definir funções e responsabilizar
  • A gestão de expectativas
  • A importância do feedback
  • Assumir o papel de coach: acompanhar e controlar o desenvolvimento e desempenho de cada colaborador
  • A avaliação dos resultados alcançados


FEEDBACK

  • O feedback e o alinhamento para a visão
  • A necessidade de feedback nas equipas
  • Como e quando dar feedback
  • Objetivos, elogios e repreensões
  • Como receber feedback dos colaboradores
  • As desculpas e o erro do líder

Duração

Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.

Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.

Formador

Vânia Prudêncio

Sólida experiência em liderar pessoas, trabalhou durante 10 anos em diversas funções na área do exercício físico: Gerente, Comercial, Coordenadora técnica, Coordenadora de Equipas, Personal Trainer e Formadora. Foi na formação e liderança de equipas que descobriu a paixão pelo desenvolvimento de pessoas. Enquanto Formadora e Coach, nos últimos 5 anos desenvolveu trabalho em diversas áreas, sempre com o foco no desenvolvimento e no potencial de cada indivíduo. Considera que cada indivíduo tem um potencial gigante que muitas vezes desconhece.

Certificada em coaching pela ICF (International Coach Federation) e pela Be Coach. Licenciou-se em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e completou a Pós-Graduação em Gestão de Health Clubs, também na ULHT.

Business

São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!

 

Business Cases

Percurso de formação com o objetivo de investir no desenvolvimento de competências de liderança situacional das chefias, alinhando-as com a cultura da organização, clarificando os papéis a desempenhar e os objetivos a serem atingidos e apoiando a implementação de práticas de delegação e acompanhamento das equipas e da sua performance.

Quer uma formação à medida para a sua empresa?Peça-nos uma proposta!

As nossas salas de formação

Clique na imagem para expandir

Os nossos espaços de formação oferecem todas as condições para continuar o seu desenvolvimento pessoal e profissional em absoluta segurança

Não se esqueça de subscrever o blog RhBizz e de nos seguir no LindekInFacebookInstagramYoutube e Twitter.

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS
Conheça os Team Building - Abilways Portugal