LIDERANÇA SITUACIONAL
- Liderança e Gestão de Equipas, Liderança e Gestão de Equipas, Management
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Quer ser um bom líder nas mais diversas situações? A formação Liderança Situacional, que utiliza o jogo didático “Exploradores” para promover a aprendizagem dos conceitos, permitirá conhecer o modelo de liderança situacional de Ken Blanchard, definir objetivos comuns da equipa e avaliar o seu desempenho.
- Conhecer os perfis comportamentais e as ações a adotar em cada situação em conformidade com a teoria de Ken Blanchard
- Definir objetivos comuns, delegando tarefas, incutindo a responsabilidade e coesão na equipa
- Saber avaliar o desempenho da equipa e da organização, transmitindo resultados
Metodologia que utiliza o jogo didático “Exploradores” que promove a aprendizagem dos conceitos através de estudos de caso, role-plays e outros desafios que são colocados aos participantes jogando em equipas.
MODELO DE LIDERANÇA SITUACIONAL DE KEN BLANCHARD
- Adaptação do líder aos diferentes níveis de desenvolvimento das pessoas com quem colabora
- Caracterização dos 4 níveis básicos de liderança
- Análise dos passos fundamentais para a implementação da liderança situacional com sucesso
LIDERANÇA
- O papel do líder no desenvolvimento da equipa
- A evolução da equipa: estádios de desenvolvimento
- Promoção da cooperação
- A adequação do estilo de liderança: o papel do líder nas diferentes fases de evolução da equipa
- A gestão de equipas de elevada performance
- Delegação e empowerment na liderança de equipas
COMUNICAÇÃO
- A comunicação em liderança – a motivação e a orientação
- A comunicação e liderança: inspirar e motivar para resultados
- A cultura organizacional
- A liderança situacional e os perfis de maturidade dos colaboradores
- Descobrir o potencial de cada colaborador
- O coaching de colaboradores
- A criação de sentido e a liderança por objetivos
DELEGAÇÃO
- Desenvolvimento de competências e autonomia dos colaboradores
- Diagnosticar as necessidades de evolução dos colaboradores
- (Re)definir funções e responsabilizar
- A gestão de expectativas
- A importância do feedback
- Assumir o papel de coach: acompanhar e controlar o desenvolvimento e desempenho de cada colaborador
- A avaliação dos resultados alcançados
FEEDBACK
- O feedback e o alinhamento para a visão
- A necessidade de feedback nas equipas
- Como e quando dar feedback
- Objetivos, elogios e repreensões
- Como receber feedback dos colaboradores
- As desculpas e o erro do líder
Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.
Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.
Vânia Prudêncio
Sólida experiência em liderar pessoas, trabalhou durante 10 anos em diversas funções na área do exercício físico: Gerente, Comercial, Coordenadora técnica, Coordenadora de Equipas, Personal Trainer e Formadora. Foi na formação e liderança de equipas que descobriu a paixão pelo desenvolvimento de pessoas. Enquanto Formadora e Coach, nos últimos 5 anos desenvolveu trabalho em diversas áreas, sempre com o foco no desenvolvimento e no potencial de cada indivíduo. Considera que cada indivíduo tem um potencial gigante que muitas vezes desconhece.
Certificada em coaching pela ICF (International Coach Federation) e pela Be Coach. Licenciou-se em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e completou a Pós-Graduação em Gestão de Health Clubs, também na ULHT.
São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!
Percurso de formação com o objetivo de investir no desenvolvimento de competências de liderança situacional das chefias, alinhando-as com a cultura da organização, clarificando os papéis a desempenhar e os objetivos a serem atingidos e apoiando a implementação de práticas de delegação e acompanhamento das equipas e da sua performance.
Objetivos da formação Liderança Situacional
- Conhecer os perfis comportamentais e as ações a adotar em cada situação em conformidade com a teoria de Ken Blanchard
- Definir objetivos comuns, delegando tarefas, incutindo a responsabilidade e coesão na equipa
- Saber avaliar o desempenho da equipa e da organização, transmitindo resultados
Metodologia da formação Liderança Situacional
Metodologia que utiliza o jogo didático “Exploradores” que promove a aprendizagem dos conceitos através de estudos de caso, role-plays e outros desafios que são colocados aos participantes jogando em equipas.
Programa da formação Liderança Situacional
MODELO DE LIDERANÇA SITUACIONAL DE KEN BLANCHARD
- Adaptação do líder aos diferentes níveis de desenvolvimento das pessoas com quem colabora
- Caracterização dos 4 níveis básicos de liderança
- Análise dos passos fundamentais para a implementação da liderança situacional com sucesso
LIDERANÇA
- O papel do líder no desenvolvimento da equipa
- A evolução da equipa: estádios de desenvolvimento
- Promoção da cooperação
- A adequação do estilo de liderança: o papel do líder nas diferentes fases de evolução da equipa
- A gestão de equipas de elevada performance
- Delegação e empowerment na liderança de equipas
COMUNICAÇÃO
- A comunicação em liderança – a motivação e a orientação
- A comunicação e liderança: inspirar e motivar para resultados
- A cultura organizacional
- A liderança situacional e os perfis de maturidade dos colaboradores
- Descobrir o potencial de cada colaborador
- O coaching de colaboradores
- A criação de sentido e a liderança por objetivos
DELEGAÇÃO
- Desenvolvimento de competências e autonomia dos colaboradores
- Diagnosticar as necessidades de evolução dos colaboradores
- (Re)definir funções e responsabilizar
- A gestão de expectativas
- A importância do feedback
- Assumir o papel de coach: acompanhar e controlar o desenvolvimento e desempenho de cada colaborador
- A avaliação dos resultados alcançados
FEEDBACK
- O feedback e o alinhamento para a visão
- A necessidade de feedback nas equipas
- Como e quando dar feedback
- Objetivos, elogios e repreensões
- Como receber feedback dos colaboradores
- As desculpas e o erro do líder
Duração
Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.
Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.
Formador
Vânia Prudêncio
Sólida experiência em liderar pessoas, trabalhou durante 10 anos em diversas funções na área do exercício físico: Gerente, Comercial, Coordenadora técnica, Coordenadora de Equipas, Personal Trainer e Formadora. Foi na formação e liderança de equipas que descobriu a paixão pelo desenvolvimento de pessoas. Enquanto Formadora e Coach, nos últimos 5 anos desenvolveu trabalho em diversas áreas, sempre com o foco no desenvolvimento e no potencial de cada indivíduo. Considera que cada indivíduo tem um potencial gigante que muitas vezes desconhece.
Certificada em coaching pela ICF (International Coach Federation) e pela Be Coach. Licenciou-se em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e completou a Pós-Graduação em Gestão de Health Clubs, também na ULHT.
Business
São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!
Percurso de formação com o objetivo de investir no desenvolvimento de competências de liderança situacional das chefias, alinhando-as com a cultura da organização, clarificando os papéis a desempenhar e os objetivos a serem atingidos e apoiando a implementação de práticas de delegação e acompanhamento das equipas e da sua performance.
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