Escuta ativa, parece estranha a expressão em si, mas afinal escutar não implica estar “ativo”? Sim e não, quando escutamos nem sempre estamos verdadeiramente focados e a valorizar o que o outro diz. Na escuta ativa está implícito construir uma relação e é nesta consciência de estabelecer relação que reside o diferencial positivo. No meio de tanto ruído, parar e refletir sobre o que é a escuta ativa, contribui para criar equipas mais próximas, que trabalham melhor umas com as outras e consequentemente trazem melhores resultados.
Quando escutamos nem sempre estamos verdadeiramente focados e a valorizar o que o outro diz
Em contexto de trabalho, nomeadamente quando pensamos em liderança, construir relação com a equipa, está entre as prioridades do líder, por esta razão o líder deve saber o que significa escuta ativa e como utilizar.
Comece por se questionar porque razão é importante ouvir o que o outro está a dizer. Que necessidade ou objetivo está subjacente? Está mais interessado em falar ou quer ouvir? É o momento certo? Não raras vezes é preferível adiar uma conversa ou escolher um lugar diferente para escutar o colaborador.
Comece por se questionar porque razão é importante ouvir o que o outro está a dizer
- Valorize a empatia
- Mantenha sempre o olhar no interlocutor, o olhar revela muito da essência da mensagem, quer de um lado quer do outro
- Faça a leitura do tom, volume e ritmo da voz,
- Valorize as expressões faciais e a linguagem corporal
- Faça perguntas demostrativas de interesse por aquilo que está a ser dito
- Reformule as ideias que estão a ser partilhadas para garantir que está claro para si aquilo que o outro está a dizer
- Não desvalorize o que está a ser dito, mesmo que para si possa parecer irrelevante
- Não se distraia com elementos externos à conversa
- Perante a vulnerabilidade do interlocutor, manifeste confiança e incentive a comunicação aberta e transparente
- Não conclua de forma precipitada
Como resultado, conseguirá fortalecer a relação com a equipa; tomar decisões mais esclarecidas e evitar muitos dos conflitos resultantes da má comunicação.
Na escuta ativa o silêncio significa, ser paciente, estar atento, dar importância ao que o outro diz
É interessante pensar que apesar de falarmos de comunicação a chave pode estar no silêncio, na disponibilidade para escutar sem interrupções, sem julgamento, dando espaço para a expressão do outro. E nem sempre lidamos bem com o silêncio, a maioria das vezes desejamos imediatamente preenchê-lo, quase que é desconfortável ficar em silêncio porque o associamos a desinteresse e não é disso que se trata. Na escuta ativa o silêncio significa, ser paciente, estar atento, dar importância ao que o outro diz, manter uma linguagem não verbal empática e tudo isto são atitudes expectáveis do líder.