ESCUTA ATIVA

Escuta Ativa
01
Abr

Se deseja desenvolver uma escuta centrada na pessoa para uma maior eficácia nas relações profissionais, a formação Escuta Ativa é a ideal para si. Adote uma posição relacional que favoreça a escuta e a comunicação interpessoal e adquira ferramentas e comportamentos que favorecem a escuta nas relações profissionais.

  • Desenvolver uma escuta centrada na pessoa para uma maior eficácia nas relações profissionais
  • Adotar uma posição relacional que favorece a escuta e a comunicação interpessoal
  • Adquirir ferramentas e comportamentos que favorecem a escuta em diversas situações da vida profissional

No fim desta formação, saberá como desenvolver as suas capacidades de escuta ativa e de sincronização para comunicar melhor.

FAZER COM QUE A COMUNICAÇÃO SEJA UMA FERRAMENTA DE DESEMPENHO COLETIVO

 

IDENTIFICAR OS SEUS OBSTÁCULOS PESSOAIS AO ESCUTAR OUTRAS PESSOAS

  • Ter em conta as suas emoções
  • Avaliar o peso das suas crenças e preconceitos
  • Estudar os conceitos de ressonância e projeção

 

PASSAR DA FALTA DE COMUNICAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO DE RELAÇÕES PROFISSIONAIS POSITIVAS

  • Identificar os cinco fenómenos da falta de comunicação
  • Analisar os seus efeitos
  • Permitir uma comunicação relacional positiva

 

PROPOR EIXOS PARA UMA COMUNICAÇÃO CRIATIVA

  • Conhecer os conceitos estruturantes
  • Utilizar ferramentas eficazes
  • Propor uma atitude colaborativa

 

PRATICAR UMA ESCUTA ATIVA PARA COMUNICAR MELHOR

 

AUTODIAGNÓSTICO: DAS SUAS CAPACIDADES DE ESCUTA ATUAIS

 

AS FERRAMENTAS DA ESCUTA ATIVA

  • Utilizar as técnicas de questionamento
  • Reformular as questões para entender melhor o seu interlocutor
  • Sintetizar para avançar com base num bom entendimento

 

COLOCAR-SE EM POSIÇÃO DE ESCUTA

  • Sincronizar-se com o seu interlocutor
  • Praticar os vários níveis de escuta
  • Adotar atitudes facilitadoras: a disponibilidade, o não julgamento, a objetividade, a não defesa…

 

COLOCAR O SEU INTERLOCUTOR NO CENTRO DA SUA ESCUTA

 

IDENTIFICAR TODAS AS LINGUAGENS

  • Evitar a incompreensão
  • Entender e fazer dizer o sentido oculto de determinadas questões

EXERCÍCIO PRÁTICO: A PARTIR DE SITUAÇÕES DE ESCUTA

 

MANTER AS SUAS QUALIDADES DE ESCUTA EM TODAS AS SITUAÇÕES

  • Adaptar-se às situações de stress, de agressividade, etc.
  • Posicionar-se de acordo com os diferentes interlocutores
  • Dominar as técnicas de escuta durante uma reunião

PLANO DE AÇÃO PESSOAL: Elaboração dos eixos de trabalho para melhorar a sua capacidade de escutar.

Esta formação tem a duração de 1 dia, mas poderá ser realizada em 2 meios-dias.

Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.

Objetivos da formação Escuta Ativa

  • Desenvolver uma escuta centrada na pessoa para uma maior eficácia nas relações profissionais
  • Adotar uma posição relacional que favorece a escuta e a comunicação interpessoal
  • Adquirir ferramentas e comportamentos que favorecem a escuta em diversas situações da vida profissional

Metodologia da formação Escuta Ativa

No fim desta formação, saberá como desenvolver as suas capacidades de escuta ativa e de sincronização para comunicar melhor.

Programa

FAZER COM QUE A COMUNICAÇÃO SEJA UMA FERRAMENTA DE DESEMPENHO COLETIVO

 

IDENTIFICAR OS SEUS OBSTÁCULOS PESSOAIS AO ESCUTAR OUTRAS PESSOAS

  • Ter em conta as suas emoções
  • Avaliar o peso das suas crenças e preconceitos
  • Estudar os conceitos de ressonância e projeção

 

PASSAR DA FALTA DE COMUNICAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO DE RELAÇÕES PROFISSIONAIS POSITIVAS

  • Identificar os cinco fenómenos da falta de comunicação
  • Analisar os seus efeitos
  • Permitir uma comunicação relacional positiva

 

PROPOR EIXOS PARA UMA COMUNICAÇÃO CRIATIVA

  • Conhecer os conceitos estruturantes
  • Utilizar ferramentas eficazes
  • Propor uma atitude colaborativa

 

PRATICAR UMA ESCUTA ATIVA PARA COMUNICAR MELHOR

 

AUTODIAGNÓSTICO: DAS SUAS CAPACIDADES DE ESCUTA ATUAIS

 

AS FERRAMENTAS DA ESCUTA ATIVA

  • Utilizar as técnicas de questionamento
  • Reformular as questões para entender melhor o seu interlocutor
  • Sintetizar para avançar com base num bom entendimento

 

COLOCAR-SE EM POSIÇÃO DE ESCUTA

  • Sincronizar-se com o seu interlocutor
  • Praticar os vários níveis de escuta
  • Adotar atitudes facilitadoras: a disponibilidade, o não julgamento, a objetividade, a não defesa…

 

COLOCAR O SEU INTERLOCUTOR NO CENTRO DA SUA ESCUTA

 

IDENTIFICAR TODAS AS LINGUAGENS

  • Evitar a incompreensão
  • Entender e fazer dizer o sentido oculto de determinadas questões

EXERCÍCIO PRÁTICO: A PARTIR DE SITUAÇÕES DE ESCUTA

 

MANTER AS SUAS QUALIDADES DE ESCUTA EM TODAS AS SITUAÇÕES

  • Adaptar-se às situações de stress, de agressividade, etc.
  • Posicionar-se de acordo com os diferentes interlocutores
  • Dominar as técnicas de escuta durante uma reunião

PLANO DE AÇÃO PESSOAL: Elaboração dos eixos de trabalho para melhorar a sua capacidade de escutar.

Duração

Esta formação tem a duração de 1 dia, mas poderá ser realizada em 2 meios-dias.

Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.

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