ESCUTA ATIVA
- Comunicação Interpessoal, Desenvolvimento Pessoal
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Se deseja desenvolver uma escuta centrada na pessoa para uma maior eficácia nas relações profissionais, a formação Escuta Ativa é a ideal para si. Adote uma posição relacional que favoreça a escuta e a comunicação interpessoal e adquira ferramentas e comportamentos que favorecem a escuta nas relações profissionais.
- Desenvolver uma escuta centrada na pessoa para uma maior eficácia nas relações profissionais
- Adotar uma posição relacional que favorece a escuta e a comunicação interpessoal
- Adquirir ferramentas e comportamentos que favorecem a escuta em diversas situações da vida profissional
No fim desta formação, saberá como desenvolver as suas capacidades de escuta ativa e de sincronização para comunicar melhor.
FAZER COM QUE A COMUNICAÇÃO SEJA UMA FERRAMENTA DE DESEMPENHO COLETIVO
IDENTIFICAR OS SEUS OBSTÁCULOS PESSOAIS AO ESCUTAR OUTRAS PESSOAS
- Ter em conta as suas emoções
- Avaliar o peso das suas crenças e preconceitos
- Estudar os conceitos de ressonância e projeção
PASSAR DA FALTA DE COMUNICAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO DE RELAÇÕES PROFISSIONAIS POSITIVAS
- Identificar os cinco fenómenos da falta de comunicação
- Analisar os seus efeitos
- Permitir uma comunicação relacional positiva
PROPOR EIXOS PARA UMA COMUNICAÇÃO CRIATIVA
- Conhecer os conceitos estruturantes
- Utilizar ferramentas eficazes
- Propor uma atitude colaborativa
PRATICAR UMA ESCUTA ATIVA PARA COMUNICAR MELHOR
AUTODIAGNÓSTICO: DAS SUAS CAPACIDADES DE ESCUTA ATUAIS
AS FERRAMENTAS DA ESCUTA ATIVA
- Utilizar as técnicas de questionamento
- Reformular as questões para entender melhor o seu interlocutor
- Sintetizar para avançar com base num bom entendimento
COLOCAR-SE EM POSIÇÃO DE ESCUTA
- Sincronizar-se com o seu interlocutor
- Praticar os vários níveis de escuta
- Adotar atitudes facilitadoras: a disponibilidade, o não julgamento, a objetividade, a não defesa…
COLOCAR O SEU INTERLOCUTOR NO CENTRO DA SUA ESCUTA
IDENTIFICAR TODAS AS LINGUAGENS
- Evitar a incompreensão
- Entender e fazer dizer o sentido oculto de determinadas questões
EXERCÍCIO PRÁTICO: A PARTIR DE SITUAÇÕES DE ESCUTA
MANTER AS SUAS QUALIDADES DE ESCUTA EM TODAS AS SITUAÇÕES
- Adaptar-se às situações de stress, de agressividade, etc.
- Posicionar-se de acordo com os diferentes interlocutores
- Dominar as técnicas de escuta durante uma reunião
PLANO DE AÇÃO PESSOAL: Elaboração dos eixos de trabalho para melhorar a sua capacidade de escutar.
Esta formação tem a duração de 1 dia, mas poderá ser realizada em 2 meios-dias.
Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.
Objetivos da formação Escuta Ativa
- Desenvolver uma escuta centrada na pessoa para uma maior eficácia nas relações profissionais
- Adotar uma posição relacional que favorece a escuta e a comunicação interpessoal
- Adquirir ferramentas e comportamentos que favorecem a escuta em diversas situações da vida profissional
Metodologia da formação Escuta Ativa
No fim desta formação, saberá como desenvolver as suas capacidades de escuta ativa e de sincronização para comunicar melhor.
Programa
FAZER COM QUE A COMUNICAÇÃO SEJA UMA FERRAMENTA DE DESEMPENHO COLETIVO
IDENTIFICAR OS SEUS OBSTÁCULOS PESSOAIS AO ESCUTAR OUTRAS PESSOAS
- Ter em conta as suas emoções
- Avaliar o peso das suas crenças e preconceitos
- Estudar os conceitos de ressonância e projeção
PASSAR DA FALTA DE COMUNICAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO DE RELAÇÕES PROFISSIONAIS POSITIVAS
- Identificar os cinco fenómenos da falta de comunicação
- Analisar os seus efeitos
- Permitir uma comunicação relacional positiva
PROPOR EIXOS PARA UMA COMUNICAÇÃO CRIATIVA
- Conhecer os conceitos estruturantes
- Utilizar ferramentas eficazes
- Propor uma atitude colaborativa
PRATICAR UMA ESCUTA ATIVA PARA COMUNICAR MELHOR
AUTODIAGNÓSTICO: DAS SUAS CAPACIDADES DE ESCUTA ATUAIS
AS FERRAMENTAS DA ESCUTA ATIVA
- Utilizar as técnicas de questionamento
- Reformular as questões para entender melhor o seu interlocutor
- Sintetizar para avançar com base num bom entendimento
COLOCAR-SE EM POSIÇÃO DE ESCUTA
- Sincronizar-se com o seu interlocutor
- Praticar os vários níveis de escuta
- Adotar atitudes facilitadoras: a disponibilidade, o não julgamento, a objetividade, a não defesa…
COLOCAR O SEU INTERLOCUTOR NO CENTRO DA SUA ESCUTA
IDENTIFICAR TODAS AS LINGUAGENS
- Evitar a incompreensão
- Entender e fazer dizer o sentido oculto de determinadas questões
EXERCÍCIO PRÁTICO: A PARTIR DE SITUAÇÕES DE ESCUTA
MANTER AS SUAS QUALIDADES DE ESCUTA EM TODAS AS SITUAÇÕES
- Adaptar-se às situações de stress, de agressividade, etc.
- Posicionar-se de acordo com os diferentes interlocutores
- Dominar as técnicas de escuta durante uma reunião
PLANO DE AÇÃO PESSOAL: Elaboração dos eixos de trabalho para melhorar a sua capacidade de escutar.
Duração
Esta formação tem a duração de 1 dia, mas poderá ser realizada em 2 meios-dias.
Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.
Formador
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