Mais do que palavras: a força da comunicação escrita nas empresas

A comunicação escrita é poderosa e relevante, face a uma realidade corporativa cada vez mais digital, híbrida e em mudança constante, a comunicação escrita é hoje uma ferramenta estratégica que influencia diretamente a produtividade, o alinhamento entre equipas, a cultura organizacional e a imagem da empresa.

O importante é saber em que situações usar e como, o que é o mesmo que dizer, é preciso desenvolver competências.

A forma como o líder escreve influencia a organização. O impacto é profundo e vai muito além do que se lê à primeira vista

Mais do que transmitir informações, a comunicação escrita define comportamentos, consolida valores e garante que o conhecimento esta acessível a qualquer momento. Até a forma como o líder escreve influencia a organização. O impacto é profundo e vai muito além do que se lê à primeira vista.

A capacidade de escrever as palavras certas, de ponderar, ler e reler, alterar o que for necessário, ajustar.

Não há lugar ao improviso, que por vezes na comunicação oral pode ser “traiçoeiro”

O tempo que a palavra escrita exige vale a pena:

  • Ao escrever, o líder organiza as ideias e estrutura de forma consistente a mensagem que pretende passar
  • Permite garantir clareza e uniformidade, padronizando a comunicação ao perfil de quem vai ler
  • Minimiza o risco dos mal-entendidos, que é sem dúvida o inimigo primeiro da comunicação
  • Em ambientes híbridos ou à distância, a comunicação escrita mantém todos informados e alinhados, independentemente da localização
  • Ajuda a não perder o fio condutor da mensagem, o que mantêm, quem lê, atento e interessado
  • Não há lugar ao improviso, que por vezes na comunicação oral pode ser “traiçoeiro”

A acrescentar que, há situações em que usar a comunicação escrita é sem hesitações a melhor opção, algumas delas são:

  • A formalização de decisões e diretrizes ou novos processos
  • Na atribuição de tarefas, definição de objetivos e responsabilidade num novo projeto
  • Em situações de avaliação de desempenho ou momentos de feedback formal
  • Quando a comunicação é dirigida a grandes grupos
  • Quando o motivo da comunicação são questões legais ou contratuais
  • Na apresentação de relatórios ou resultados
  • Na partilha de conclusões, atas de reuniões e definição de ações futuras

Tem o poder de construir ou destruir equipas, negócios e empresas

A comunicação escrita está presente em praticamente toda a dinâmica de uma organização, sejam e-mails, definição de políticas internas ou externas, atas de reunião, propostas comerciais, avaliações de desempenho, apresentação de projetos e muito mais. Está ao serviço de toda a estrutura e de todos os colaboradores, a sua importância é vital e tem o poder de construir ou destruir equipas, negócios e empresas.

A comunicação escrita é muito mais do que palavras. E na sua empresa, como está a ser tratada? É um ativo estratégico ou um detalhe operacional?

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