COMUNICAÇÃO ESCRITA – REDIGIR DOCUMENTOS CLAROS E ESTRUTURADOS

COMUNICAÇÃO ESCRITA – REDIGIR DOCUMENTOS CLAROS E ESTRUTURADOS

A comunicação é central no dia a dia de todos nós e na comunicação escrita redigir documentos claros e estruturados é o ponto de partida para qualquer relação profissional – com clientes, colegas, líderes ou colaboradores. Aprenda a escrever documentos objetivos, enquadrando o registo de escrita ao documento e à situação.

  • Identificar aspetos base para a construção de um texto
  • Estruturar e organizar o texto e encadear as ideias
  • Estabelecer o estilo e as técnicas de redação mais adequadas ao tipo de documento
  • Redigir textos profissionais para desencadear a ação

IDENTIFICAR ASPETOS BASE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO

  • O destinatário e as suas características
  • Identificar o objetivo do texto e a sua finalidade
  • A estratégia de imagem da organização nos textos a produzir
  • O texto como ato de comunicação

 

ESTRUTURAR O PENSAMENTO

  • Determinar as ideias-chave
  • Distinguir o essencial do acessório
  • Elaborar um plano claro e coerente evidenciando as ideias-chave

 

ESTRUTURAR O TEXTO

  • Estruturar e organizar o texto
  • Encadear as ideias
  • As sínteses, os assuntos e os títulos
  • Dominar os principais argumentos para responder adequadamente
  • Definir as especificidades dos vários textos
  • E-mail
  • Textos curtos (carta)
  • Textos longos (estudos, relatórios)

 

REDIGIR TEXTOS PROFISSIONAIS PARA DESENCADEAR A AÇÃO

  • Importância de utilizar toda a informação disponível na comunicação escrita
  • Associar informação, convicção e firmeza na comunicação escrita
  • Identificar os fatores de eficácia de um texto
  • Legibilidade – parágrafos, frases, palavras e pontuação
  • Utilizar a linguagem adequada
  • Informalidade e respeito
2 dias

Alda Benamor, Diretora Geral, PLUG More

Alda Benamor é, desde 2002, Diretora Geral da PLUG More (consultoria em Comunicação e Marketing), tendo dedicado os últimos 17 anos da sua carreira profissional à consultoria estratégica em Comunicação, Marketing e Relações Públicas, a par da formação desenvolvida on-job e no sector profissional nas mesmas áreas. Tendo passado por empresas nacionais e multinacionais de Comunicação, já desenvolveu e coordenou projetos comunicacionais para empresas de grande destaque, tais como a McDonald’s, Coca-Cola, JcDecaux, Nestlé, Henkel, Schwarzkopf Professional, L’Oréal e Portugal Telecom, entre muitas outras. Com formação superior em Comunicação, tem uma pós-graduação em Comunicação em Gestão de Crises e encontra-se a finalizar a tese de Doutoramento em Comunicação Social, pela Universidad Complutense de Madrid. Paralelamente, é formadora certificada pelo IFP, nas áreas da Comunicação, do Marketing e do Desenvolvimento Pessoal.

São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!

Business Cases formação e consultoria
Percurso de formação com o objetivo de melhorar competências de comunicação escrita a grupo de colaboradores de diferentes departamentos dentro da organização localizados em Lisboa e no Porto.

Objetivos da formação Comunicação Escrita – Redigir Documentos

  • Identificar aspetos base para a construção de um texto
  • Estruturar e organizar o texto e encadear as ideias
  • Estabelecer o estilo e as técnicas de redação mais adequadas ao tipo de documento
  • Redigir documentos profissionais para desencadear a ação

Metodologia da formação Comunicação Escrita – Redigir Documentos

Programa

IDENTIFICAR ASPETOS BASE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO

  • O destinatário e as suas características
  • Identificar o objetivo do texto e a sua finalidade
  • A estratégia de imagem da organização nos textos a produzir
  • O texto como ato de comunicação

 

ESTRUTURAR O PENSAMENTO

  • Determinar as ideias-chave
  • Distinguir o essencial do acessório
  • Elaborar um plano claro e coerente evidenciando as ideias-chave

 

ESTRUTURAR O TEXTO

  • Estruturar e organizar o texto
  • Encadear as ideias
  • As sínteses, os assuntos e os títulos
  • Dominar os principais argumentos para responder adequadamente
  • Definir as especificidades dos vários textos
  • E-mail
  • Textos curtos (carta)
  • Textos longos (estudos, relatórios)

 

REDIGIR TEXTOS PROFISSIONAIS PARA DESENCADEAR A AÇÃO

  • Importância de utilizar toda a informação disponível na comunicação escrita
  • Associar informação, convicção e firmeza na comunicação escrita
  • Identificar os fatores de eficácia de um texto
  • Legibilidade – parágrafos, frases, palavras e pontuação
  • Utilizar a linguagem adequada
  • Informalidade e respeito

Duração

2 dias

Formador

Alda Benamor, Diretora Geral, PLUG More

Alda Benamor é, desde 2002, Diretora Geral da PLUG More (consultoria em Comunicação e Marketing), tendo dedicado os últimos 17 anos da sua carreira profissional à consultoria estratégica em Comunicação, Marketing e Relações Públicas, a par da formação desenvolvida on-job e no sector profissional nas mesmas áreas. Tendo passado por empresas nacionais e multinacionais de Comunicação, já desenvolveu e coordenou projetos comunicacionais para empresas de grande destaque, tais como a McDonald’s, Coca-Cola, JcDecaux, Nestlé, Henkel, Schwarzkopf Professional, L’Oréal e Portugal Telecom, entre muitas outras. Com formação superior em Comunicação, tem uma pós-graduação em Comunicação em Gestão de Crises e encontra-se a finalizar a tese de Doutoramento em Comunicação Social, pela Universidad Complutense de Madrid. Paralelamente, é formadora certificada pelo IFP, nas áreas da Comunicação, do Marketing e do Desenvolvimento Pessoal.

Business Cases

São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!

Business Cases formação e consultoria
Percurso de formação com o objetivo de melhorar competências de comunicação escrita a grupo de colaboradores de diferentes departamentos dentro da organização localizados em Lisboa e no Porto.

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