COMUNICAÇÃO ESCRITA – REDIGIR DOCUMENTOS CLAROS E ESTRUTURADOS
- Comunicação Interpessoal, Desenvolvimento Pessoal
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A comunicação é central no dia a dia de todos nós e na comunicação escrita redigir documentos claros e estruturados é o ponto de partida para qualquer relação profissional – com clientes, colegas, líderes ou colaboradores. Aprenda a escrever documentos objetivos, enquadrando o registo de escrita ao documento e à situação.
- Identificar aspetos base para a construção de um texto
- Estruturar e organizar o texto e encadear as ideias
- Estabelecer o estilo e as técnicas de redação mais adequadas ao tipo de documento
- Redigir textos profissionais para desencadear a ação
IDENTIFICAR ASPETOS BASE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO
- O destinatário e as suas características
- Identificar o objetivo do texto e a sua finalidade
- A estratégia de imagem da organização nos textos a produzir
- O texto como ato de comunicação
ESTRUTURAR O PENSAMENTO
- Determinar as ideias-chave
- Distinguir o essencial do acessório
- Elaborar um plano claro e coerente evidenciando as ideias-chave
ESTRUTURAR O TEXTO
- Estruturar e organizar o texto
- Encadear as ideias
- As sínteses, os assuntos e os títulos
- Dominar os principais argumentos para responder adequadamente
- Definir as especificidades dos vários textos
- Textos curtos (carta)
- Textos longos (estudos, relatórios)
REDIGIR TEXTOS PROFISSIONAIS PARA DESENCADEAR A AÇÃO
- Importância de utilizar toda a informação disponível na comunicação escrita
- Associar informação, convicção e firmeza na comunicação escrita
- Identificar os fatores de eficácia de um texto
- Legibilidade – parágrafos, frases, palavras e pontuação
- Utilizar a linguagem adequada
- Informalidade e respeito
Alda Benamor, Diretora Geral, PLUG More
Alda Benamor é, desde 2002, Diretora Geral da PLUG More (consultoria em Comunicação e Marketing), tendo dedicado os últimos 17 anos da sua carreira profissional à consultoria estratégica em Comunicação, Marketing e Relações Públicas, a par da formação desenvolvida on-job e no sector profissional nas mesmas áreas. Tendo passado por empresas nacionais e multinacionais de Comunicação, já desenvolveu e coordenou projetos comunicacionais para empresas de grande destaque, tais como a McDonald’s, Coca-Cola, JcDecaux, Nestlé, Henkel, Schwarzkopf Professional, L’Oréal e Portugal Telecom, entre muitas outras. Com formação superior em Comunicação, tem uma pós-graduação em Comunicação em Gestão de Crises e encontra-se a finalizar a tese de Doutoramento em Comunicação Social, pela Universidad Complutense de Madrid. Paralelamente, é formadora certificada pelo IFP, nas áreas da Comunicação, do Marketing e do Desenvolvimento Pessoal.
São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!
Percurso de formação com o objetivo de melhorar competências de comunicação escrita a grupo de colaboradores de diferentes departamentos dentro da organização localizados em Lisboa e no Porto.
Objetivos da formação Comunicação Escrita – Redigir Documentos
- Identificar aspetos base para a construção de um texto
- Estruturar e organizar o texto e encadear as ideias
- Estabelecer o estilo e as técnicas de redação mais adequadas ao tipo de documento
- Redigir documentos profissionais para desencadear a ação
Metodologia da formação Comunicação Escrita – Redigir Documentos
Programa
IDENTIFICAR ASPETOS BASE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO
- O destinatário e as suas características
- Identificar o objetivo do texto e a sua finalidade
- A estratégia de imagem da organização nos textos a produzir
- O texto como ato de comunicação
ESTRUTURAR O PENSAMENTO
- Determinar as ideias-chave
- Distinguir o essencial do acessório
- Elaborar um plano claro e coerente evidenciando as ideias-chave
ESTRUTURAR O TEXTO
- Estruturar e organizar o texto
- Encadear as ideias
- As sínteses, os assuntos e os títulos
- Dominar os principais argumentos para responder adequadamente
- Definir as especificidades dos vários textos
- Textos curtos (carta)
- Textos longos (estudos, relatórios)
REDIGIR TEXTOS PROFISSIONAIS PARA DESENCADEAR A AÇÃO
- Importância de utilizar toda a informação disponível na comunicação escrita
- Associar informação, convicção e firmeza na comunicação escrita
- Identificar os fatores de eficácia de um texto
- Legibilidade – parágrafos, frases, palavras e pontuação
- Utilizar a linguagem adequada
- Informalidade e respeito
Duração
Formador
Alda Benamor, Diretora Geral, PLUG More
Alda Benamor é, desde 2002, Diretora Geral da PLUG More (consultoria em Comunicação e Marketing), tendo dedicado os últimos 17 anos da sua carreira profissional à consultoria estratégica em Comunicação, Marketing e Relações Públicas, a par da formação desenvolvida on-job e no sector profissional nas mesmas áreas. Tendo passado por empresas nacionais e multinacionais de Comunicação, já desenvolveu e coordenou projetos comunicacionais para empresas de grande destaque, tais como a McDonald’s, Coca-Cola, JcDecaux, Nestlé, Henkel, Schwarzkopf Professional, L’Oréal e Portugal Telecom, entre muitas outras. Com formação superior em Comunicação, tem uma pós-graduação em Comunicação em Gestão de Crises e encontra-se a finalizar a tese de Doutoramento em Comunicação Social, pela Universidad Complutense de Madrid. Paralelamente, é formadora certificada pelo IFP, nas áreas da Comunicação, do Marketing e do Desenvolvimento Pessoal.
Business Cases
São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!
Percurso de formação com o objetivo de melhorar competências de comunicação escrita a grupo de colaboradores de diferentes departamentos dentro da organização localizados em Lisboa e no Porto.