Shake to Lead – Programa de liderança

Shake to Lead – Programa de liderança

Shake to Lead é um programa de formação intensivo em Liderança. Inspirado na obra e personagens de William Shakespeare, este programa está estruturado para treinar competências de Liderança, enquadradas em IV Atos: a Ética, a Emoção, a Comunicação e a Tomada de decisão. Num formato blended learning, o Shake to Lead combina momentos de formação presencial no palco de um teatro, com atividades de autoaprendizagem desenvolvidas online.

Treinar competências de liderança em 4 domínios: a liderança ética, a gestão emocional, a comunicação e a tomada de decisão

Mais de 50 horas de formação repartidas entre:

  • sessões presenciais;
  • aprendizagem online;
  • realização e debriefing individual de assessments (EQ – Emotional Queficient e DISC).

 

Datas das sessões presenciais:

  •  28 de novembro 2024
  • 10 e 11 de dezembro 2024
  • 16 e 17 de janeiro 2025
  • 03 e 04 de fevereiro 2025

PRÓLOGO 

Introdução ao Shake to Lead

 

I ATO – ÉTICA 

A Ética de um Líder

  • Acima de tudo, sê verdadeiro contigo mesmo – As lições das personagens para a Ética de um Líder
  • A Ética da Personalidade versus Ética do Caráter
  • Construção de personagens a partir das características identificadas na atividade de descoberta, seguida de análise em grupo.

 

Master Class: Os princípios da Ética do Caráter na liderança de uma equipa através

  • Integridade
  • Transparência
  • Compliance &  Governance
  • Conduta: padrão pessoal vs padrão organizacional

 

A construção da consistência de um líder

  • A missão pessoal e o planeamento
  • Os hábitos
  • A agilidade e a abertura à aprendizagem
  • O foco
  • A poder da autoconsciência
  • Empatia

 

II ATO – A EMOÇÃO 

Inteligência Emocional  – Online

  • Identificação do Perfil EQ

 

Emoção VS Razão

  • Gestão das emoções: “Dê a cada emoção o seu tempo, mas não se deixe levar por ela” – o que nos ensinam Hamlet e Ofélia
  • Emoção vs razão nas habilidades sociais para uma liderança positiva

 

O desenvolvimento emocional na Liderança

  • Autoconsciência emocional
  • Autorregulação
  • A automotivação do Líder e a sua capacidade de motivar os outros

 

III ATO – A COMUNICAÇÃO

Perfis de comunicação

  • Identificação do perfil individual comunicacional
  • Caracterização de diferentes perfis comunicacionais inspirados nos personagens: Rei Lear, Cordélia e Lady Macbeth

 

Estratégias para comunicação eficaz de um líder

  • Escuta Ativa
  • Clareza e objetividade
  • Flexibilidade e adaptabilidade

 

Benefícios da cultura de feedback

  • Estratégias de feedback
  • A prática do feedback

 

O impacto da linguagem não verbal na comunicação

  • Treino da postura corporal e as expressões para uma comunicação eficaz

 

PNL na Comunicação

  • Técnicas de PNL associadas à comunicação.
  • Treino comunicacional avançado através do PNL e na relação com outros perfis comportamentais.

 


IV ATO – TOMADA DE DECISÃO

As escolhas na tomada de decisão

  • Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito – decidir segundo William Shakespeare – Aquele que hesita está perdido, segundo Hamlet;
  • O princípio de que todas as coisas são criadas duas vezes: da visualização à efetiva decisão através do teatro documental.
  • Analisar a decisão: O contexto; as alternativas; a decisão assente em valores e as consequências

 

Estruturação da Decisão

  • Estruturar decisões objetivos recorrendo ao método do Caso de Harvard: Analisar a informação necessária para decidir com eficácia. Medir as responsabilidades para efetuar a escolha do tipo de decisão e tomar a melhor opção.
  • Avaliar os efeitos e as consequências da decisão tem menu de contexto.
  • A comunicação de decisão em contexto individual e na equipa.

Ana Palma – Atriz, encenadora e formadora

Pedro Gonçalves – Advogado e Vice Presidente de Legal e Compliance da Unbabel

Gisela Ribeiro – Senior Consultant

Susana Costa – Atriz

Susana Carrusca – Senior Trainer

Catarina Cabanelas – Formadora e Consultora

Cátia Lourenço – Formadora e Consultora

Objetivos

Treinar competências de liderança em 4 domínios:

ÉTICA

  • Honestidade
  • Consistência
  • Transparência
  • Respeito
  • Empatia
  • Justiça e Equidade
  • Responsabilidade

GESTÃO EMOCIONAL

  • Inteligência Emocional
  • Autoconsciência
  • Autorregulação
  • Empatia
  • Habilidades Sociais

COMUNICAÇÃO

  • Escuta Ativa
  • Clareza e objetividade
  • Feedback
  • Cortesia
  • Flexibilidade
  • Transparência
  • Comunicação não verbal
  • Assertividade

TOMADA DE DECISÃO

  • Análise Crítica
  • Abertura
  • Flexibilidade
  • Resiliência
  • Responsabilidade
  • Gestão de risco
  • Resolução de problemas

Metodologia

Num formato blended learning, o programa Shake to Lead é composto por diferentes momentos de aprendizagem.

Inicia com atividades de descoberta, online e assíncronas, como exploração de materiais, video learning, quizzes, etc.

Nas sessões presenciais, o Shake to Lead combina metodologias de formação e teatro como:

  • Teatro debate
  • Técnicas teatrais e de improviso
  • Role-plays
  • Sketches
  • PNL
  • Método do Caso, de Harvard
  • Teatro documental
  • Brain writting

As sessões presenciais e as de autoaprendizagem são intercaladas e complementares.

No II e III Atos, Emoção e Comunicação, serão realizados dois assessments, com entrega de relatório individual: EQ – Emotional Queficient e DISC respetivamente.

Programa

PRÓLOGO 

Introdução ao Shake to Lead

 

I ATO – ÉTICA 

A Ética de um Líder

  • Acima de tudo, sê verdadeiro contigo mesmo – As lições das personagens para a Ética de um Líder
  • A Ética da Personalidade versus Ética do Caráter
  • Construção de personagens a partir das características identificadas na atividade de descoberta, seguida de análise em grupo.

 

Master Class: Os princípios da Ética do Caráter na liderança de uma equipa através

  • Integridade
  • Transparência
  • Compliance &  Governance
  • Conduta: padrão pessoal vs padrão organizacional

 

A construção da consistência de um líder

  • A missão pessoal e o planeamento
  • Os hábitos
  • A agilidade e a abertura à aprendizagem
  • O foco
  • A poder da autoconsciência
  • Empatia

 

II ATO – A EMOÇÃO 

Inteligência Emocional  – Online

  • Identificação do Perfil EQ

 

Emoção VS Razão

  • Gestão das emoções: “Dê a cada emoção o seu tempo, mas não se deixe levar por ela” – o que nos ensinam Hamlet e Ofélia
  • Emoção vs razão nas habilidades sociais para uma liderança positiva

 

O desenvolvimento emocional na Liderança

  • Autoconsciência emocional
  • Autorregulação
  • A automotivação do Líder e a sua capacidade de motivar os outros

 

III ATO – A COMUNICAÇÃO

Perfis de comunicação

  • Identificação do perfil individual comunicacional
  • Caracterização de diferentes perfis comunicacionais inspirados nos personagens: Rei Lear, Cordélia e Lady Macbeth

 

Estratégias para comunicação eficaz de um líder

  • Escuta Ativa
  • Clareza e objetividade
  • Flexibilidade e adaptabilidade

 

Benefícios da cultura de feedback

  • Estratégias de feedback
  • A prática do feedback

 

O impacto da linguagem não verbal na comunicação

  • Treino da postura corporal e as expressões para uma comunicação eficaz

 

PNL na Comunicação

  • Técnicas de PNL associadas à comunicação.
  • Treino comunicacional avançado através do PNL e na relação com outros perfis comportamentais.


IV ATO – TOMADA DE DECISÃO

As escolhas na tomada de decisão

  • Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito – decidir segundo William Shakespeare – Aquele que hesita está perdido, segundo Hamlet;
  • O princípio de que todas as coisas são criadas duas vezes: da visualização à efetiva decisão através do teatro documental.
  • Analisar a decisão: O contexto; as alternativas; a decisão assente em valores e as consequências

 

Estruturação da Decisão

  • Estruturar decisões objetivos recorrendo ao método do Caso de Harvard: Analisar a informação necessária para decidir com eficácia. Medir as responsabilidades para efetuar a escolha do tipo de decisão e tomar a melhor opção.
  • Avaliar os efeitos e as consequências da decisão tem menu de contexto.
  • A comunicação de decisão em contexto individual e na equipa.

Duração

Mais de 50 horas de formação repartidas entre:

  • sessões presenciais;
  • aprendizagem online;
  • realização e debriefing individual de assessments (EQ – Emotional Queficient e DISC).

 

DATAS:

PRÓLOGO (sessão presencial) 28 de novembro 2024

I ATO – A ÉTICA:

  • Sessão presencial – 28 de novembro 2024

II ATO – A EMOÇÃO:

  • Autoaprendizagem (online, assíncrono) – ao ritmo de cada participante.
  • Entrega de relatório assessement EQ (online, síncrono) – a combinar até ao dia 09 de dezembro 2024.
  • Sessões presenciais – dias 10 e 11 de dezembro 2024.

III ATO – A COMUNICAÇÃO:

  • Autoaprendizagem (online, assíncrono) – ao ritmo de cada participante.
  • Entrega de relatório assessement DISC (online, síncrono) – a combinar até ao dia 15 de janeiro 2025.
  • Sessões presenciais: dias 16 e 17 de janeiro 2025.

IV ATO – A TOMADA DE DECISÃO:

  • Autoaprendizagem (online, assíncrono) – ao ritmo de cada participante.
  • Sessões presenciais: 03 e 04 de fevereiro 2025.

Formadores

Shake to lead: Ana Palma

Ana Palma

Atriz

Formador

Formação Shake to Lead

Gisela Ribeiro

Senior Consultant

Formador

Formação Abilways Portugal

Pedro Gonçalves

Advogado e Vice Presidente de Legal e Compliance da Unbabel

Catarina Cabanelas

Catarina Cabanelas

Formadora e Consultora

Cátia Lourenço

Cátia Lourenço

Formadora e Consultora

Formação Shake to Lead

Susana Costa

Atriz

Formação Shake to Lead

Susana Carrusca

Senior Trainer

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