Shake to Lead – Programa de liderança

Shake to Lead – Programa de Liderança
27
Mar

Shake to Lead é um programa de formação intensivo em Liderança. Inspirado na obra e personagens de William Shakespeare, este programa está estruturado para treinar competências de Liderança, enquadradas em IV Atos: a Ética, a Emoção, a Comunicação e a Tomada de decisão. Num formato blended learning, o Shake to Lead combina momentos de formação presencial no palco de um teatro, com atividades de autoaprendizagem desenvolvidas online.

Treinar competências de liderança em 4 domínios: a liderança ética, a gestão emocional, a comunicação e a tomada de decisão

Mais de 50 horas de formação repartidas entre:

  • sessões presenciais;
  • aprendizagem online;
  • realização e debriefing individual de assessments (EQ – Emotional Queficient e DISC).

 

DATAS:

PRÓLOGO (sessão presencial) – 7 de outubro

I ATO – A ÉTICA:

  • Sessão presencial – 7 de outubro

II ATO – A EMOÇÃO:

  • Autoaprendizagem (online, assíncrono) – entre os dias 8 e 11 de outubro.
  • Entrega de relatório assessement EQ (online, síncrono) – a combinar entre os dias 8 e 11 de outubro.
  • Sessões presenciais – dias 14 e 15 de outubro.

III ATO – A COMUNICAÇÃO:

  • Autoaprendizagem (online, assíncrono) – entre os dias 16 e 18 de outubro
  • Entrega de relatório assessement DISC (online, síncrono) – a combinar entre os dias 16 e 18 de outubro
  • Sessões presenciais: dias 21 e 22 de outubro.

IV ATO – A TOMADA DE DECISÃO:

  • Autoaprendizagem (online, assíncrono) – entre o 23 a 25 de outubro
  • Sessões presenciais: 28 e 29 de outubro
  • PRÓLOGO Introdução ao Shake to Lead

     

    I ATO – ÉTICA 

    A Ética de um Líder

    • Acima de tudo, sê verdadeiro contigo mesmo – As lições das personagens para a Ética de um Líder
    • A Ética da Personalidade versus Ética do Caráter
    • Construção de personagens a partir das características identificadas na atividade de descoberta, seguida de análise em grupo.

     

    Master Class: Os princípios da Ética do Caráter na liderança de uma equipa através

    • Integridade
    • Transparência
    • Compliance &  Governance
    • Conduta: padrão pessoal vs padrão organizacional

     

    A construção da consistência de um líder

    • A missão pessoal e o planeamento
    • Os hábitos
    • A agilidade e a abertura à aprendizagem
    • O foco
    • A poder da autoconsciência
    • Empatia

     

    II ATO – A EMOÇÃO 

    Inteligência Emocional  – Online

    • Identificação do Perfil EQ

     

    Emoção VS Razão

    • Gestão das emoções: “Dê a cada emoção o seu tempo, mas não se deixe levar por ela” – o que nos ensinam Hamlet e Ofélia
    • Emoção vs razão nas habilidades sociais para uma liderança positiva

     

    O desenvolvimento emocional na Liderança

    • Autoconsciência emocional
    • Autorregulação
    • A automotivação do Líder e a sua capacidade de motivar os outros

     

    III ATO – A COMUNICAÇÃO

    Perfis de comunicação

    • Identificação do perfil individual comunicacional
    • Caracterização de diferentes perfis comunicacionais inspirados nos personagens: Rei Lear, Cordélia e Lady Macbeth

     

    Estratégias para comunicação eficaz de um líder

    • Escuta Ativa
    • Clareza e objetividade
    • Flexibilidade e adaptabilidade

     

    Benefícios da cultura de feedback

    • Estratégias de feedback
    • A prática do feedback

     

    O impacto da linguagem não verbal na comunicação

    • Treino da postura corporal e as expressões para uma comunicação eficaz

     

    PNL na Comunicação

    • Técnicas de PNL associadas à comunicação.
    • Treino comunicacional avançado através do PNL e na relação com outros perfis comportamentais.


    IV ATO – TOMADA DE DECISÃO

    As escolhas na tomada de decisão

    • Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito – decidir segundo William Shakespeare – Aquele que hesita está perdido, segundo Hamlet;
    • O princípio de que todas as coisas são criadas duas vezes: da visualização à efetiva decisão através do teatro documental.
    • Analisar a decisão: O contexto; as alternativas; a decisão assente em valores e as consequências

     

    Estruturação da Decisão

    • Estruturar decisões objetivos recorrendo ao método do Caso de Harvard: Analisar a informação necessária para decidir com eficácia. Medir as responsabilidades para efetuar a escolha do tipo de decisão e tomar a melhor opção.
    • Avaliar os efeitos e as consequências da decisão tem menu de contexto.
    • A comunicação de decisão em contexto individual e na equipa.

Ana Palma – Atriz

Pedro Gonçalves – Ethics and Compliance  Senior Consultant

Gisela Ribeiro – Senior Consultant

Susana Costa – Atriz

Susana Carrusca – Senior Trainer

Catarina Cabanelas – Formadora e Consultora

Cátia Lourenço – Formadora e Consultora

Objetivos

Treinar competências de liderança em 4 domínios:

ÉTICA

  • Honestidade
  • Consistência
  • Transparência
  • Respeito
  • Empatia
  • Justiça e Equidade
  • Responsabilidade

GESTÃO EMOCIONAL

  • Inteligência Emocional
  • Autoconsciência
  • Autorregulação
  • Empatia
  • Habilidades Sociais

COMUNICAÇÃO

  • Escuta Ativa
  • Clareza e objetividade
  • Feedback
  • Cortesia
  • Flexibilidade
  • Transparência
  • Comunicação não verbal
  • Assertividade

TOMADA DE DECISÃO

  • Análise Crítica
  • Abertura
  • Flexibilidade
  • Resiliência
  • Responsabilidade
  • Gestão de risco
  • Resolução de problemas

Metodologia

Num formato blended learning, o programa Shake to Lead é composto por diferentes momentos de aprendizagem.

Inicia com atividades de descoberta, online e assíncronas, como exploração de materiais, video learning, quizzes, etc.

Nas sessões presenciais, o Shake to Lead combina metodologias de formação e teatro como:

  • Teatro debate
  • Técnicas teatrais e de improviso
  • Role-plays
  • Sketches
  • PNL
  • Método do Caso, de Harvard
  • Teatro documental
  • Brain writting

As sessões presenciais e as de autoaprendizagem são intercaladas e complementares.

No II e III Atos, Emoção e Comunicação, serão realizados dois assessments, com entrega de relatório individual: EQ – Emotional Queficient e DISC respetivamente.

Programa

PRÓLOGO 

Introdução ao Shake to Lead

 

I ATO – ÉTICA 

A Ética de um Líder

  • Acima de tudo, sê verdadeiro contigo mesmo – As lições das personagens para a Ética de um Líder
  • A Ética da Personalidade versus Ética do Caráter
  • Construção de personagens a partir das características identificadas na atividade de descoberta, seguida de análise em grupo.

 

Master Class: Os princípios da Ética do Caráter na liderança de uma equipa através

  • Integridade
  • Transparência
  • Compliance &  Governance
  • Conduta: padrão pessoal vs padrão organizacional

 

A construção da consistência de um líder

  • A missão pessoal e o planeamento
  • Os hábitos
  • A agilidade e a abertura à aprendizagem
  • O foco
  • A poder da autoconsciência
  • Empatia

 

II ATO – A EMOÇÃO 

Inteligência Emocional  – Online

  • Identificação do Perfil EQ

 

Emoção VS Razão

  • Gestão das emoções: “Dê a cada emoção o seu tempo, mas não se deixe levar por ela” – o que nos ensinam Hamlet e Ofélia
  • Emoção vs razão nas habilidades sociais para uma liderança positiva

 

O desenvolvimento emocional na Liderança

  • Autoconsciência emocional
  • Autorregulação
  • A automotivação do Líder e a sua capacidade de motivar os outros

 

III ATO – A COMUNICAÇÃO

Perfis de comunicação

  • Identificação do perfil individual comunicacional
  • Caracterização de diferentes perfis comunicacionais inspirados nos personagens: Rei Lear, Cordélia e Lady Macbeth

 

Estratégias para comunicação eficaz de um líder

  • Escuta Ativa
  • Clareza e objetividade
  • Flexibilidade e adaptabilidade

 

Benefícios da cultura de feedback

  • Estratégias de feedback
  • A prática do feedback

 

O impacto da linguagem não verbal na comunicação

  • Treino da postura corporal e as expressões para uma comunicação eficaz

 

PNL na Comunicação

  • Técnicas de PNL associadas à comunicação.
  • Treino comunicacional avançado através do PNL e na relação com outros perfis comportamentais.


IV ATO – TOMADA DE DECISÃO

As escolhas na tomada de decisão

  • Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito – decidir segundo William Shakespeare – Aquele que hesita está perdido, segundo Hamlet;
  • O princípio de que todas as coisas são criadas duas vezes: da visualização à efetiva decisão através do teatro documental.
  • Analisar a decisão: O contexto; as alternativas; a decisão assente em valores e as consequências

 

Estruturação da Decisão

  • Estruturar decisões objetivos recorrendo ao método do Caso de Harvard: Analisar a informação necessária para decidir com eficácia. Medir as responsabilidades para efetuar a escolha do tipo de decisão e tomar a melhor opção.
  • Avaliar os efeitos e as consequências da decisão tem menu de contexto.
  • A comunicação de decisão em contexto individual e na equipa.

Duração

Mais de 50 horas de formação repartidas entre:

  • sessões presenciais;
  • aprendizagem online;
  • realização e debriefing individual de assessments (EQ – Emotional Queficient e DISC).

 

DATAS:

PRÓLOGO (sessão presencial) – 7 de outubro

I ATO – A ÉTICA:

  • Sessão presencial – 7 de outubro

II ATO – A EMOÇÃO:

  • Autoaprendizagem (online, assíncrono) – entre os dias 8 e 11 de outubro.
  • Entrega de relatório assessement EQ (online, síncrono) – a combinar entre os dias 8 e 11 de outubro.
  • Sessões presenciais – dias 14 e 15 de outubro.

III ATO – A COMUNICAÇÃO:

  • Autoaprendizagem (online, assíncrono) – entre os dias 16 e 18 de outubro
  • Entrega de relatório assessement DISC (online, síncrono) – a combinar entre os dias 16 e 18 de outubro
  • Sessões presenciais: dias 21 e 22 de outubro.

IV ATO – A TOMADA DE DECISÃO:

  • Autoaprendizagem (online, assíncrono) – entre o 23 a 25 de outubro
  • Sessões presenciais: 28 e 29 de outubro

Formadores

Shake to lead: Ana Palma

Ana Palma

Atriz

Formador

Formação Shake to Lead

Gisela Ribeiro

Senior Consultant

Formador

Formação Shake to Lead

Pedro Gonçalves

Ethics and Compliance  Senior Consultant

Catarina Cabanelas

Catarina Cabanelas

Formadora e Consultora

Cátia Lourenço

Cátia Lourenço

Formadora e Consultora

Formação Shake to Lead

Susana Costa

Atriz

Formação Shake to Lead

Susana Carrusca

Senior Trainer

Mais de 50 horas de formação repartidas entre:

  • sessões presenciais:
    I ATO –  7 de outubro 2024
    II ATO – 14 e 15 de outubro 2024
    III ATO – 21 e 22 de outubro 2024
    IV ATO – 28 e 29 de outubro 2024

 

  • aprendizagem online;

 

  • realização e debriefing individual de assessments (EQ – Emotional Queficient e DISC).

DESCONTOS DISPONÍVEIS:

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