- Liderança e Gestão de Equipas, Management
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Shake to Lead é um programa de formação intensivo em Liderança. Inspirado na obra e personagens de William Shakespeare, este programa está estruturado para treinar competências de Liderança, enquadradas em IV Atos: a Ética, a Emoção, a Comunicação e a Tomada de decisão. Num formato blended learning, o Shake to Lead combina momentos de formação presencial no palco de um teatro, com atividades de autoaprendizagem desenvolvidas online.
Treinar competências de liderança em 4 domínios: a liderança ética, a gestão emocional, a comunicação e a tomada de decisão
Mais de 50 horas de formação repartidas entre:
- sessões presenciais;
- aprendizagem online;
- realização e debriefing individual de assessments (EQ – Emotional Queficient e DISC).
Datas das sessões presenciais:
- 28 de novembro 2024
- 10 e 11 de dezembro 2024
- 16 e 17 de janeiro 2025
- 03 e 04 de fevereiro 2025
PRÓLOGO
Introdução ao Shake to Lead
I ATO – ÉTICA
A Ética de um Líder
- Acima de tudo, sê verdadeiro contigo mesmo – As lições das personagens para a Ética de um Líder
- A Ética da Personalidade versus Ética do Caráter
- Construção de personagens a partir das características identificadas na atividade de descoberta, seguida de análise em grupo.
Master Class: Os princípios da Ética do Caráter na liderança de uma equipa através
- Integridade
- Transparência
- Compliance & Governance
- Conduta: padrão pessoal vs padrão organizacional
A construção da consistência de um líder
- A missão pessoal e o planeamento
- Os hábitos
- A agilidade e a abertura à aprendizagem
- O foco
- A poder da autoconsciência
- Empatia
II ATO – A EMOÇÃO
Inteligência Emocional – Online
- Identificação do Perfil EQ
Emoção VS Razão
- Gestão das emoções: “Dê a cada emoção o seu tempo, mas não se deixe levar por ela” – o que nos ensinam Hamlet e Ofélia
- Emoção vs razão nas habilidades sociais para uma liderança positiva
O desenvolvimento emocional na Liderança
- Autoconsciência emocional
- Autorregulação
- A automotivação do Líder e a sua capacidade de motivar os outros
III ATO – A COMUNICAÇÃO
Perfis de comunicação
- Identificação do perfil individual comunicacional
- Caracterização de diferentes perfis comunicacionais inspirados nos personagens: Rei Lear, Cordélia e Lady Macbeth
Estratégias para comunicação eficaz de um líder
- Escuta Ativa
- Clareza e objetividade
- Flexibilidade e adaptabilidade
Benefícios da cultura de feedback
- Estratégias de feedback
- A prática do feedback
O impacto da linguagem não verbal na comunicação
- Treino da postura corporal e as expressões para uma comunicação eficaz
PNL na Comunicação
- Técnicas de PNL associadas à comunicação.
- Treino comunicacional avançado através do PNL e na relação com outros perfis comportamentais.
IV ATO – TOMADA DE DECISÃO
As escolhas na tomada de decisão
- Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito – decidir segundo William Shakespeare – Aquele que hesita está perdido, segundo Hamlet;
- O princípio de que todas as coisas são criadas duas vezes: da visualização à efetiva decisão através do teatro documental.
- Analisar a decisão: O contexto; as alternativas; a decisão assente em valores e as consequências
Estruturação da Decisão
- Estruturar decisões objetivos recorrendo ao método do Caso de Harvard: Analisar a informação necessária para decidir com eficácia. Medir as responsabilidades para efetuar a escolha do tipo de decisão e tomar a melhor opção.
- Avaliar os efeitos e as consequências da decisão tem menu de contexto.
- A comunicação de decisão em contexto individual e na equipa.
Ana Palma – Atriz, encenadora e formadora
Pedro Gonçalves – Advogado e Vice Presidente de Legal e Compliance da Unbabel
Gisela Ribeiro – Senior Consultant
Susana Costa – Atriz
Susana Carrusca – Senior Trainer
Catarina Cabanelas – Formadora e Consultora
Cátia Lourenço – Formadora e Consultora
Objetivos
Treinar competências de liderança em 4 domínios:
ÉTICA
- Honestidade
- Consistência
- Transparência
- Respeito
- Empatia
- Justiça e Equidade
- Responsabilidade
GESTÃO EMOCIONAL
- Inteligência Emocional
- Autoconsciência
- Autorregulação
- Empatia
- Habilidades Sociais
COMUNICAÇÃO
- Escuta Ativa
- Clareza e objetividade
- Feedback
- Cortesia
- Flexibilidade
- Transparência
- Comunicação não verbal
- Assertividade
TOMADA DE DECISÃO
- Análise Crítica
- Abertura
- Flexibilidade
- Resiliência
- Responsabilidade
- Gestão de risco
- Resolução de problemas
Metodologia
Num formato blended learning, o programa Shake to Lead é composto por diferentes momentos de aprendizagem.
Inicia com atividades de descoberta, online e assíncronas, como exploração de materiais, video learning, quizzes, etc.
Nas sessões presenciais, o Shake to Lead combina metodologias de formação e teatro como:
- Teatro debate
- Técnicas teatrais e de improviso
- Role-plays
- Sketches
- PNL
- Método do Caso, de Harvard
- Teatro documental
- Brain writting
As sessões presenciais e as de autoaprendizagem são intercaladas e complementares.
No II e III Atos, Emoção e Comunicação, serão realizados dois assessments, com entrega de relatório individual: EQ – Emotional Queficient e DISC respetivamente.
Programa
PRÓLOGO
Introdução ao Shake to Lead
I ATO – ÉTICA
A Ética de um Líder
- Acima de tudo, sê verdadeiro contigo mesmo – As lições das personagens para a Ética de um Líder
- A Ética da Personalidade versus Ética do Caráter
- Construção de personagens a partir das características identificadas na atividade de descoberta, seguida de análise em grupo.
Master Class: Os princípios da Ética do Caráter na liderança de uma equipa através
- Integridade
- Transparência
- Compliance & Governance
- Conduta: padrão pessoal vs padrão organizacional
A construção da consistência de um líder
- A missão pessoal e o planeamento
- Os hábitos
- A agilidade e a abertura à aprendizagem
- O foco
- A poder da autoconsciência
- Empatia
II ATO – A EMOÇÃO
Inteligência Emocional – Online
- Identificação do Perfil EQ
Emoção VS Razão
- Gestão das emoções: “Dê a cada emoção o seu tempo, mas não se deixe levar por ela” – o que nos ensinam Hamlet e Ofélia
- Emoção vs razão nas habilidades sociais para uma liderança positiva
O desenvolvimento emocional na Liderança
- Autoconsciência emocional
- Autorregulação
- A automotivação do Líder e a sua capacidade de motivar os outros
III ATO – A COMUNICAÇÃO
Perfis de comunicação
- Identificação do perfil individual comunicacional
- Caracterização de diferentes perfis comunicacionais inspirados nos personagens: Rei Lear, Cordélia e Lady Macbeth
Estratégias para comunicação eficaz de um líder
- Escuta Ativa
- Clareza e objetividade
- Flexibilidade e adaptabilidade
Benefícios da cultura de feedback
- Estratégias de feedback
- A prática do feedback
O impacto da linguagem não verbal na comunicação
- Treino da postura corporal e as expressões para uma comunicação eficaz
PNL na Comunicação
- Técnicas de PNL associadas à comunicação.
- Treino comunicacional avançado através do PNL e na relação com outros perfis comportamentais.
IV ATO – TOMADA DE DECISÃO
As escolhas na tomada de decisão
- Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito – decidir segundo William Shakespeare – Aquele que hesita está perdido, segundo Hamlet;
- O princípio de que todas as coisas são criadas duas vezes: da visualização à efetiva decisão através do teatro documental.
- Analisar a decisão: O contexto; as alternativas; a decisão assente em valores e as consequências
Estruturação da Decisão
- Estruturar decisões objetivos recorrendo ao método do Caso de Harvard: Analisar a informação necessária para decidir com eficácia. Medir as responsabilidades para efetuar a escolha do tipo de decisão e tomar a melhor opção.
- Avaliar os efeitos e as consequências da decisão tem menu de contexto.
- A comunicação de decisão em contexto individual e na equipa.
Duração
Mais de 50 horas de formação repartidas entre:
- sessões presenciais;
- aprendizagem online;
- realização e debriefing individual de assessments (EQ – Emotional Queficient e DISC).
DATAS:
PRÓLOGO (sessão presencial) – 28 de novembro 2024
I ATO – A ÉTICA:
- Sessão presencial – 28 de novembro 2024
II ATO – A EMOÇÃO:
- Autoaprendizagem (online, assíncrono) – ao ritmo de cada participante.
- Entrega de relatório assessement EQ (online, síncrono) – a combinar até ao dia 09 de dezembro 2024.
- Sessões presenciais – dias 10 e 11 de dezembro 2024.
III ATO – A COMUNICAÇÃO:
- Autoaprendizagem (online, assíncrono) – ao ritmo de cada participante.
- Entrega de relatório assessement DISC (online, síncrono) – a combinar até ao dia 15 de janeiro 2025.
- Sessões presenciais: dias 16 e 17 de janeiro 2025.
IV ATO – A TOMADA DE DECISÃO:
- Autoaprendizagem (online, assíncrono) – ao ritmo de cada participante.
- Sessões presenciais: 03 e 04 de fevereiro 2025.
Formadores

Ana Palma
Atriz
Formador

Gisela Ribeiro
Senior Consultant
Formador

Pedro Gonçalves
Advogado e Vice Presidente de Legal e Compliance da Unbabel

Catarina Cabanelas
Formadora e Consultora

Cátia Lourenço
Formadora e Consultora

Susana Costa
Atriz

Susana Carrusca
Senior Trainer
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