Aprender é a regra do jogo: como usar a gamificação no desenvolvimento de competências
A gamificação é cada vez mais utilizada em cenários de aprendizagem e faz sentido que assim seja. Ao incorporar elementos e dinâmicas de jogos em processos de desenvolvimento de competências, o envolvimento e a motivação dos formandos aumenta e consequentemente os resultados surgem e são eficazes.
A questão que se coloca é, como usar a gamificação de forma prática e eficiente?
Ambiente divertido, de colaboração e competição saudável
O que é Gamificação?
Importa perceber que a gamificação em contextos de aprendizagem, significa o uso de elementos típicos dos jogos, como desafios, acumular pontos, rankings, medalhas e recompensas. Num ambiente divertido, de colaboração e competição saudável, sempre com o objetivo de envolver as pessoas e promover a aprendizagem.
Por onde começar?
Antes de aplicar qualquer técnica ou ferramenta de jogo, é essencial:
- Definir quais competências que se pretende desenvolver, sejam elas competências técnicas ou comportamentais.
- Estabelecer objetivos claros, é importante clarificar que direção seguir e com que propósito
- Definir um itinerário composto por várias etapas, nomeadamente:
- Missões: representam tarefas com sentido claro.
- Desafios: consistem em oportunidades de colocar a competência à prova.
- Pontuações e níveis: indicam progresso e evolução.
- Feedback em tempo real: ajudam a calibrar o percurso promovendo aprendizagem contínua
Não é preciso transformar tudo num jogo, o importante é escolher as dinâmicas que mais fazem sentido
Escolher as dinâmicas de jogo mais adequadas
Não é preciso transformar tudo num jogo, o importante é escolher as dinâmicas que mais fazem sentido para o grupo de formandos e objetivos a atingir:
| Dinâmica | Objetivo |
| Ganhar pontos | Medir o progresso e o esforço |
| Rankings | Estimular a competição saudável |
| Medalhas/Badges | Reconhecer as conquistas |
| Desafios | Aplicar competências a situações específicas |
| Feedback imediato | Envolver os formandos e ajustar dinâmicas |
| Histórias e cenarização | Facilitar a imersão |
É fundamental conhecer o perfil dos formandos, saber como estimulá-los e desta forma selecionar as dinâmicas de jogo adequadas
Conhecer o perfil dos formandos
As pessoas não se motivam todas da mesma forma, é fundamental conhecer o perfil dos formandos, saber como estimulá-los e desta forma selecionar as dinâmicas de jogo adequadas. Podemos pensar essencialmente em 5 grandes grupos:
- Competitivos: Ganhar e atingir metas, são das suas principais motivações, por isto respondem bem a rankings e à atribuição de prémios.
- Exploradores: curiosos e com vontade de aprender, gostam de desbloquear conteúdos ou descobrir caminhos novos e alternativos.
- Colaborativos: preferem metas para o grupo e conquistas coletivas, pois a relação com os outros é das suas principais motivações.
- Builders: estão focados em completar missões e ser reconhecidos por isso, sempre com o propósito de se desenvolverem e construírem algo
- Resistentes: Com um perfil mais analítica, poderão apresentar algumas resistências iniciais, é importante perceberem o propósito do jogo e como acrescenta valor a um processo formativo
Acompanhar e avaliar continuamente não deve ser negligenciado e quando falamos de gamificação este tema assume especial relevância
Tal como em qualquer percurso formativo, acompanhar e avaliar continuamente não deve ser negligenciado e quando falamos de gamificação este tema assume especial relevância, uma vez que, a gamificação não é estática. É preciso perceber o nível de envolvimento dos formandos, de que forma estão a assimilar e a adquirir competências e qual o grau de satisfação perante as atividades propostas.
A partir daqui, que tenha início o jogo!!!
BUSINESS CASE
Com o Jogo dos Exploradores, treinar conceitos e desenvolver competências de atendimento ao cliente




