Sabemos que o pensamento criativo é crucial como competência e sabemos também que o design thinking é uma ferramenta poderosa para estruturar o pensamento criativo, vamos agora perceber como.
Empresas que adotam o design thinking têm maior probabilidade de desenvolver produtos e serviços inovadores que se destacam no mercado
Na sua essência o design thinking promove a inovação ao incentivar uma abordagem criativa e orientada para o utilizador/cliente na resolução de problemas: empresas que adotam o design thinking têm maior probabilidade de desenvolver produtos e serviços inovadores que se destacam no mercado.
Trata-se de uma abordagem que combina empatia, curiosidade, abertura e experimentação, assente em equipas multidisciplinares orientadas por uma atitude colaborativa, em que a diversidade de opiniões e pontos de vista é altamente valorizada.
Uma abordagem que combina empatia, curiosidade, abertura e experimentação
Quando falamos de design thinking, há etapas a percorrer:
- O problema é para ser resolvido em equipa, seguindo o método aprender experimentando
- Observar e compreender o contexto, os recursos disponíveis, as restrições e fragilidades
- Recorrer ao brainstorming para gerar soluções e protótipos
- Experimentar e testar
- Partilhar a experiência e definir um plano de ação
Trata-se de transformar a forma como olhar para um problema e construir a solução.