Pensamento criativo e design thinking

Sabemos que o pensamento criativo é crucial como competência e sabemos também que o design thinking é uma ferramenta poderosa para estruturar o pensamento criativo, vamos agora perceber como.

Empresas que adotam o design thinking têm maior probabilidade de desenvolver produtos e serviços inovadores que se destacam no mercado

Na sua essência o design thinking promove a inovação ao incentivar uma abordagem criativa e orientada para o utilizador/cliente na resolução de problemas: empresas que adotam o design thinking têm maior probabilidade de desenvolver produtos e serviços inovadores que se destacam no mercado.

Trata-se de uma abordagem que combina empatia, curiosidade, abertura e experimentação, assente em equipas multidisciplinares orientadas por uma atitude colaborativa, em que a diversidade de opiniões e pontos de vista é altamente valorizada.

Uma abordagem que combina empatia, curiosidade, abertura e experimentação

Quando falamos de design thinking, há etapas a percorrer:

  • O problema é para ser resolvido em equipa, seguindo o método aprender experimentando
  • Observar e compreender o contexto, os recursos disponíveis, as restrições e fragilidades
  • Recorrer ao brainstorming para gerar soluções e protótipos
  • Experimentar e testar
  • Partilhar a experiência e definir um plano de ação

Trata-se de transformar a forma como olhar para um problema e construir a solução.

 

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