RHBizz

O talento como vantagem competitiva numa organização

Por | Ana Lourenço, Training Manager, IFE

 

Ter as pessoas certas, com as competências e habilitações corretas e adequadas às funções, será essencial para garantir o negócio da empresa. Daí que, para além de se identificar os talentos que existem internamente, também se tenha de planear os recursos humanos que podem vir a ser essenciais para a evolução estratégica da empresa.

A identificação passa sobretudo por recolher informação acerca dos colaboradores, conhecer as suas competências, habilitações e aspirações a nível profissional, para enquadradas na missão e valores da empresa, encontrar a melhor forma de garantir o seu crescimento de forma sustentada.

Para efetuar o planeamento dos recursos humanos deve-se conseguir antecipar as competências cruciais para responder às perspetivas de futuro e de evolução da empresa e ter consciência das mudanças no negócio. É preciso estar atento às flutuações do volume de trabalho, a possíveis novos projetos que se queiram desenvolver e a necessidades de adaptação.

Garantir a continuidade dos bons colaboradores, passa por estabelecer bons planos de carreira, criar oportunidades internas, para que as pessoas se sintam integradas, motivadas e que tenham uma visão de futuro e expectativas de progressão.

Existem benefícios em privilegiar a promoção interna em detrimento da contratação externa, pois os colaboradores que fazem parte da empresa, mesmo mudando de funções, já conhecem a sua realidade, dando confiança a quem se encontra dentro da organização.

Para fomentar os níveis de motivação, compromisso e envolvimento com a organização é fulcral desenvolver uma comunicação interna eficaz. A comunicação vai permitir partilhar e divulgar os valores da empresa, melhorar as relações entre os colaboradores, motivar para que estes “vistam a camisola” da organização, que os líderes estejam mais próximos de todos, interligar os vários departamentos e dar a conhecer os negócios e a situação em que a empresa se encontra.

Conseguir gerir o talento continua a ser um desafio crítico para as organizações, numa sociedade cada vez mais global, onde a informação circula a uma grande velocidade. É preciso entender que provavelmente os fatores que motivam os colaboradores e que permitem a sua retenção numa organização já não são necessariamente os mesmos que faziam permanecer há anos atrás.

Assim, cada organização tem de estar consciente da sua realidade, conhecer bem os seus colaboradores, o que os motiva, comunicar com eles e entender o verdadeiro valor que pode ter para o seu negócio e consequente crescimento, ter colaboradores com um grande compromisso com a empresa.

 

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS