Poucas receitas são tão eficazes para a melhoria de resultados como melhorar a comunicação. Um processo de comunicação eficaz ajuda não só a evitar perder tempo como também pode ser útil para a produtividade. De acordo com o International Customer Management Institute (ICMI), se não falou com a sua equipa recentemente sobre a comunicação e aquilo que é preciso melhorar, então está na altura de o fazer.
Estas são as questões que deve colocar à sua equipa para melhorar a comunicação e para construir um plano que permita serem mais eficazes e evitarem ‘dramas’ causados por uma má comunicação:
- O que está a funcionar?
Comece pelo mais básico: o que está a funcionar bem na forma como comunicam atualmente? Onde é que a comunicação está a sofrer interferências? Do que precisamos de falar mais? E menos?
- Que informações adicionais precisam de mim?
Garanta que dá à equipa que lidera tudo o que necessita. Depois, é importante que pergunte a cada um dos seus colaboradores que mais precisam de si. Para além disso, é importante que seja claro em relação às suas expetativas em relação a cada um deles.
- Como devemos utilizar o email?
Muitas equipas não falam disto de forma clara, mas existem estratégias que podem ajudar a comunicar por email de forma mais clara e direta.
- Quando devemos reunir-nos pessoalmente e porquê?
Todas as reuniões devem ter um objetivo e devem ajudar a melhorar os resultados e a forma como a sua equipa se relaciona. Se o objetivo é apenas manter-se atualizado acerca daquilo que a sua equipa tem em mãos, pense em alternativas de comunicação.
- Como garantimos que as reuniões são eficazes?
Arranje uma forma de monitorizar a eficácia das reuniões. Discuta com a sua equipa os objetivos e os resultados a que devem chegar no final. Procurem discutir apenas o que está programado e documentar tudo o que for falado.
- Como podemos resolver os conflitos?
Procurar uma forma de resolver os conflitos e os desacordos dentro da equipa é importante para manter uma dinâmica de comunicação positiva. Mostre à sua equipa que está aberto a feedback e explique-lhes de que forma devem dar a sua opinião. Isto ajuda a promover diálogos saudáveis.