RHBizz

Worktions, misturar férias e trabalho é uma tendência?

Worktions

Worktions, misturar férias e trabalho é uma tendência? Uns querem separar as águas, outros preferem juntar trabalho e diversão e vivem muito bem assim.

O estudo conduzido pela Wunderman Thompson revela algumas surpresas mais ou menos bem acolhidas. No que diz respeito ao trabalho, o relatório apresenta-nos o Worktions, uma nova forma de viajar, que junta trabalho e diversão.

A experiência do trabalho remoto permitiu a muitos colaboradores descobrirem novos lugares para viverem, em alguns casos, lugares só imaginados como destino de férias e que afinal se revelaram aptos para viver e trabalhar. Experimentaram, gostaram e agora o difícil é abandonar esses lugares.

Há sectores de atividade e perfis de empresas em que os decisores surpreendem pela forma como arriscam a ir tão longe. Na expectativa de atraírem ou manterem consigo determinado perfil de pessoas, permitem aos seus colaboradores residirem por um período alargado de tempo, em “destinos de férias”. É interessante o exemplo da Revolut, app financeira, a empresa vai permitir aos colaboradores que possam trabalhar até 60 dias por ano, a partir de qualquer lugar do mundo. Um projeto piloto que a empresa está a testar e que tem também relação com as características geracionais dominantes na empresa.

Já destinos como a Croácia, as Maldivas, a Islândia, viram os seus resorts e oferta turística aumentarem o número de hóspedes de longa duração, às férias juntaram o tempo destinado ao trabalho e foi preciso dar resposta a este novo nicho de mercado. Outro exemplo é o da aldeia digital da Madeira, que criou as condições necessárias e entrou na rota dos colaboradores nómadas. Neste caso, o objetivo tem sido atrair nómadas digitais que aportam valor à dinamização de uma economia local até agora muito alavancada essencialmente no turismo.

Por razões diferentes, a verdade é que esta resposta do workations tem sido procurada por algumas empresas. É mais uma janela à qual devemos estar atentos.

Vivemos mudanças profundas nas relações de trabalho e é provavelmente o momento de colocar todas as cartas em cima da mesa.

Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter do RHBizz aqui. Siga-nos também no LinkedIn.

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS