- Liderança e Gestão de Equipas, Liderança e Gestão de Equipas, Management
- 0 (Registered)

Esta formação profissional em Liderança com PNL (Programação Neurolinguística) tem como objetivo desenvolver as suas competências de liderança, coaching e de gestão de conflitos. Motive a sua equipa através de técnicas de feedback e de comunicação.
14 horas, distribuídas por 4 sessões de 3h30 (manhãs)
- Reconhecer a importância da liderança no desempenho das equipas
- Reconhecer as principais crenças limitadoras e utilizar a estratégia da ressignificação
- Identificar os sistemas de representação e estilos de pensamento
- Utilizar estratégias para estabelecer empatia com os colaboradores e com as equipas
- Reconhecer o impacto da linguagem não-verbal na comunicação influente
- Utilizar técnicas de feedback para gerir o desempenho de cada colaborador e da equipa de forma eficaz
Utilização de vários exercícios e jogos pedagógicos, discussão de casos e role-plays, construídos para esta ação. No final, os participantes são convidados a desenvolver um plano de desenvolvimento individual, identificando como pretendem implementar e melhorar as competências trabalhadas durante esta ação.
O QUE É LIDERANÇA
- Definição de liderança
- As competências do líder extraordinário: pormenores que marcam a diferença
- Storytelling: histórias de líderes marcam a diferença
DA VISÃO À AÇÃO
- Definir objetivos alinhados com a visão da empresa, com a área e/ou unidade de negócio
GERIR O SISTEMA DE CRENÇAS
- A influência do sistema de crenças nas organizações e nos sistemas sociais
- O espaço motivacional da mudança
- O princípio da intenção positiva: a resinificação de crenças
COMUNICAR PARA LIDERAR COM EXCELÊNCIA
- As competências comunicacionais e relacionais do líder
- Monitorizar os estados internos
- Estilos de pensamento e sistemas de representação
- As diferentes posições perceptuais
- Rapport: estratégia de excelência humana para gerar empatia
- Metacomunicação: para uma comunicação com a equipa mais influente
COMUNICAR COM IMPACTO
- O impacto da linguagem não-verbal
- A magia da linguagem verbal
- Comunicação one-to-one e para grupos
FEEDFORWARD
- Tipologias e contextos de feedback para garantir os resultados desejados: da resistência à adesão e colaboração com os objetivos
- Técnicas de feedback: como usar a sua importância no desenvolvimento do sentido de competência e compromisso
- Estratégia da descoberta: técnica para facilitar a eficácia do desempenho dos colaboradores
- Técnicas de gestão de conflitos
Cláudia Almeida – Consultora Sénior, Facilitadora de Workshops e Psicóloga Clínica na área de Programas de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional
Tem trabalhado com empresas de diferentes sectores, com intervenções nas áreas do desenvolvimento do capital humano, alinhamento estratégico e desenho organizacional (particularmente ao nível dos quadros médios e superiores) e colabora também, enquanto formadora credenciada em PNL, em programas de desenvolvimento pessoal e organizacional.
É certificada em vários instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento pessoal (PNL, DISC, MBTI, Wave Professional e Wave Performance 360°), licenciada em Psicologia na área das organizações e com uma pós-graduação em formação de adultos.
Anualmente, é professora convidada para a cadeira de Mudança Organizacional na Universidade de Psicologia e Ciências da Educação.
São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!
Percurso de formação com o objetivo de utilizar a programação neurolinguística para melhorar a capacidade de liderança de um conjunto de líderes e capacitar estes líderes para entender o sistema de crenças e a forma como o PNL intervém numa liderança eficaz.
Objetivos da formação Liderança com PNL
- Reconhecer a importância da liderança no desempenho das equipas
- Reconhecer as principais crenças limitadoras e utilizar a estratégia da ressignificação
- Identificar os sistemas de representação e estilos de pensamento
- Utilizar estratégias para estabelecer empatia com os colaboradores e com as equipas
- Reconhecer o impacto da linguagem não-verbal na comunicação influente
- Utilizar técnicas de feedback para gerir o desempenho de cada colaborador e da equipa de forma eficaz
Metodologia da formação Liderança com PNL
Utilização de vários exercícios e jogos pedagógicos, discussão de casos e role-plays, construídos para esta ação. No final, os participantes são convidados a desenvolver um plano de desenvolvimento individual, identificando como pretendem implementar e melhorar as competências trabalhadas durante esta ação.
Programa da formação Liderança com PNL
O QUE É LIDERANÇA
- Definição de liderança
- As competências do líder extraordinário: pormenores que marcam a diferença
- Storytelling: histórias de líderes marcam a diferença
DA VISÃO À AÇÃO
- Definir objetivos alinhados com a visão da empresa, com a área e/ou unidade de negócio
GERIR O SISTEMA DE CRENÇAS
- A influência do sistema de crenças nas organizações e nos sistemas sociais
- O espaço motivacional da mudança
- O princípio da intenção positiva: a resinificação de crenças
COMUNICAR PARA LIDERAR COM EXCELÊNCIA
- As competências comunicacionais e relacionais do líder
- Monitorizar os estados internos
- Estilos de pensamento e sistemas de representação
- As diferentes posições perceptuais
- Rapport: estratégia de excelência humana para gerar empatia
- Metacomunicação: para uma comunicação com a equipa mais influente
COMUNICAR COM IMPACTO
- O impacto da linguagem não-verbal
- A magia da linguagem verbal
- Comunicação one-to-one e para grupos
FEEDFORWARD
- Tipologias e contextos de feedback para garantir os resultados desejados: da resistência à adesão e colaboração com os objetivos
- Técnicas de feedback: como usar a sua importância no desenvolvimento do sentido de competência e compromisso
- Estratégia da descoberta: técnica para facilitar a eficácia do desempenho dos colaboradores
- Técnicas de gestão de conflitos
Duração
Formador
Cláudia Almeida – Consultora Sénior, Facilitadora de Workshops e Psicóloga Clínica na área de Programas de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional
Tem trabalhado com empresas de diferentes sectores, com intervenções nas áreas do desenvolvimento do capital humano, alinhamento estratégico e desenho organizacional (particularmente ao nível dos quadros médios e superiores) e colabora também, enquanto formadora credenciada em PNL, em programas de desenvolvimento pessoal e organizacional.
É certificada em vários instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento pessoal (PNL, DISC, MBTI, Wave Professional e Wave Performance 360°), licenciada em Psicologia na área das organizações e com uma pós-graduação em formação de adultos.
Anualmente, é professora convidada para a cadeira de Mudança Organizacional na Universidade de Psicologia e Ciências da Educação.
Business Case
São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação em Liderança com PNL. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!
Percurso de formação em Liderança com PNL tem como objetivo de utilizar a programação neurolinguística para melhorar a capacidade de liderança de um conjunto de líderes e capacitar estes líderes para entender o sistema de crenças e a forma como o PNL intervém numa liderança eficaz.