RAPID TRAINING PARA MANAGERS
- Liderança e Gestão de Equipas, Liderança e Gestão de Equipas, Management
- 0 (Registered)
O desenvolvimento das atitudes e comportamentos dos líderes é essencial à melhoria da gestão e performance das suas equipas. O Rapid Training para Managers é uma formação intensiva que permite aos líderes desenvolver as competências interpessoais necessárias para aumentar a produtividade das suas equipas!
- Utilizar eficazmente as atitudes e comportamentos necessários à função do manager
- Dominar as habilidades pessoais e relacionais necessárias à gestão e dinamização de uma equipa
Esta formação decorre em 3 momentos, realização de um assessment DISC, antes da formação, seguindo-se os 3 dias em sala e posteriormente haverá uma sessão individual online, com duração de 1h30min por participante. Esta sessão permitirá entender melhor os resultados do DISC e ler o relatório. A metodologia da formação é predominantemente ativa e participativa, privilegiando-se a troca de experiências entre todos os intervenientes e o treino das boas práticas abordadas.
1 – LIDERANÇA DE SI PRÓPRIO
- A gestão emocional do manager
- Inteligência emocional na liderança
- Autoconhecimento
- Autorregulação
- Automotivação
- Empatia
- Técnicas para estabelecer empatia e relações positivas com os elementos da equipa
2 – LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO
- Reconhecer os diferentes modelos de liderança (Teoria dos traços de personalidade, Teoria Comportamental, os estudos de Iowa e Michigan, os estudos de Fiedler e os modelos contingenciais)
- A liderança situacional e a liderança transformacional
- Responsabilização e delegação: o processo
- Da gestão por objetivos à estimulação da motivação intrínseca e dos estados de Flow
3 – GESTÃO DE EQUIPAS E DE CONFLITOS
- Identifique o papel de líder na gestão da equipa
- Esclareça a missão, o papel e o campo de ação de cada colaborador
- Defina prioridades de ação, de acordo com a análise do desempenho de cada colaborador e da equipa
- Os diferentes tipos de tensões
- As etapas de um conflito
- Cinco atitudes para gerir os conflitos na equipa: colaboração, acomodação, competição, evitamento e compromisso
- Gerir colaboradores desafiantes
4 – COMUNICAÇÃO
- Comunicar com impacto: o quê, como e para quem?
- Desenvolva a escuta ativa
- Questione, reformule, espelhe
- Utilizar a assertividade para uma comunicação mais eficaz
- Fale em público, com impacto
5 – DAR FEEDBACK
- O feedback como ferramenta-chave do desenvolvimento de pessoas
- Utilize as regras de ouro quando dá e recebe feedback
- Utilize a arte das perguntas
- Pratique a estratégia da descoberta
- Formule claramente os objetivos e os resultados esperados
- Gira as críticas, as objeções e as resistências à mudança
6 – CONDUÇÃO DE REUNIÕES PRODUTIVAS
- Regras para conseguir reuniões eficazes
- Cinco passos para uma reunião produtiva
- Diferentes tipos de reuniões
7 – GESTÃO DO TEMPO
- Analise a distribuição de tarefas
- As 7 leis de tempo que facilitam ou dificultam
- Identifique as suas perdas de tempo
- Defina o que é urgente e o que é importante
- Planeie as tarefas e gira a agenda
Esta formação tem a duração de 3 dias, mas poderá ser realizada em 6 meios-dias.
Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.
Cláudia Almeida
Consultora Sénior, Facilitadora de Workshops e Psicóloga Clínica na área de Programas de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional.
Tem trabalhado com empresas de diferentes sectores, com intervenções nas áreas do desenvolvimento do capital humano, alinhamento estratégico e desenho organizacional (particularmente ao nível dos quadros médios e superiores) e colabora também, enquanto formadora credenciada em PNL, em programas de desenvolvimento pessoal e organizacional.
É certificada em vários instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento pessoal (PNL, DISC, MBTI, Wave Professional e Wave Performance 360°), licenciada em Psicologia na área das organizações e com uma pós-graduação em formação de adultos.
Anualmente, é professora convidada para a cadeira de Mudança Organizacional na Universidade de Psicologia e Ciências da Educação.
São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!
Percurso de formação com o objetivo de capacitar Chefes de Divisão e Diretores de Departamento do Município de Lisboa de melhores competências de liderança e gestão das suas equipas através de comportamentos e hábitos ajustados a uma formação de coordenação.
Objetivos do Rapid Training para Managers
- Utilizar eficazmente as atitudes e comportamentos necessários à função do manager
- Dominar as habilidades pessoais e relacionais necessárias à gestão e dinamização de uma equipa
Metodologia do Rapid Training para Managers
Esta formação decorre em 3 momentos, realização de um assessment DISC, antes da formação, seguindo-se os 3 dias em sala e posteriormente haverá uma sessão individual online, com duração de 1h30min por participante. Esta sessão permitirá entender melhor os resultados do DISC e ler o relatório. A metodologia da formação Rapid Training Managers é predominantemente ativa e participativa, privilegiando-se a troca de experiências entre todos os intervenientes e o treino das boas práticas abordadas.
Programa da formação Rapid Training para Managers
1 – LIDERANÇA DE SI PRÓPRIO
- A gestão emocional do manager
- Inteligência emocional na liderança
- Autoconhecimento
- Autorregulação
- Automotivação
- Empatia
- Técnicas para estabelecer empatia e relações positivas com os elementos da equipa
2 – LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO
- Reconhecer os diferentes modelos de liderança (Teoria dos traços de personalidade, Teoria Comportamental, os estudos de Iowa e Michigan, os estudos de Fiedler e os modelos contingenciais)
- A liderança situacional e a liderança transformacional
- Responsabilização e delegação: o processo
- Da gestão por objetivos à estimulação da motivação intrínseca e dos estados de Flow
3 – GESTÃO DE EQUIPAS E DE CONFLITOS
- Identifique o papel de líder na gestão da equipa
- Esclareça a missão, o papel e o campo de ação de cada colaborador
- Defina prioridades de ação, de acordo com a análise do desempenho de cada colaborador e da equipa
- Os diferentes tipos de tensões
- As etapas de um conflito
- Cinco atitudes para gerir os conflitos na equipa: colaboração, acomodação, competição, evitamento e compromisso
- Gerir colaboradores desafiantes
4 – COMUNICAÇÃO
- Comunicar com impacto: o quê, como e para quem?
- Desenvolva a escuta ativa
- Questione, reformule, espelhe
- Utilizar a assertividade para uma comunicação mais eficaz
- Fale em público, com impacto
5 – DAR FEEDBACK
- O feedback como ferramenta-chave do desenvolvimento de pessoas
- Utilize as regras de ouro quando dá e recebe feedback
- Utilize a arte das perguntas
- Pratique a estratégia da descoberta
- Formule claramente os objetivos e os resultados esperados
- Gira as críticas, as objeções e as resistências à mudança
6 – CONDUÇÃO DE REUNIÕES PRODUTIVAS
- Regras para conseguir reuniões eficazes
- Cinco passos para uma reunião produtiva
- Diferentes tipos de reuniões
7 – GESTÃO DO TEMPO
- Analise a distribuição de tarefas
- As 7 leis de tempo que facilitam ou dificultam
- Identifique as suas perdas de tempo
- Defina o que é urgente e o que é importante
- Planeie as tarefas e gira a agenda
Duração
Esta formação tem a duração de 3 dias, mas poderá ser realizada em 6 meios-dias.
Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.
Formador
Cláudia Almeida
Consultora Sénior, Facilitadora de Workshops e Psicóloga Clínica na área de Programas de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional.
Tem trabalhado com empresas de diferentes sectores, com intervenções nas áreas do desenvolvimento do capital humano, alinhamento estratégico e desenho organizacional (particularmente ao nível dos quadros médios e superiores) e colabora também, enquanto formadora credenciada em PNL, em programas de desenvolvimento pessoal e organizacional.
É certificada em vários instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento pessoal (PNL, DISC, MBTI, Wave Professional e Wave Performance 360°), licenciada em Psicologia na área das organizações e com uma pós-graduação em formação de adultos.
Anualmente, é professora convidada para a cadeira de Mudança Organizacional na Universidade de Psicologia e Ciências da Educação.
Business Case
São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação em Training para Managers. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!
Percurso de formação Rapid Training para Managers tem como objetivo capacitar Chefes de Divisão e Diretores de Departamento do Município de Lisboa de melhores competências de liderança e gestão das suas equipas através de comportamentos e hábitos ajustados a uma formação de coordenação.
As nossas salas de formação
Clique na imagem para expandir
Os nossos espaços de formação oferecem todas as condições para continuar o seu desenvolvimento pessoal e profissional em absoluta segurança
Cursos Relacionados
FORMAÇÕES À MEDIDA
Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados