LIDERANÇA OPERACIONAL

Liderança Operacional
19
Fev

Sabe liderar a sua equipa? Conhecer os membros da sua equipa e adotar ações diferenciadas em cada situação. Definir objetivos comuns, delegar tarefas e aplicar técnicas de motivação são algumas das ações dos líderes bem-sucedidos. Dirigida a todos os líderes de equipas, com a formação Liderança Operacional poderá desenvolver todas as suas capacidades de liderança.

  • Identificar estratégias para identificar a maturidade da equipa e de cada colaborador
  • Utilizar estratégias para conhecer os perfis comportamentais e as ações a adotar em cada situação
  • Identificar as prioridades de gestão, definindo um plano de ação
  • Definir objetivos comuns, delegando tarefas, incutindo a responsabilidade e coesão na equipa
  • Aplicar as técnicas adequadas para gerir a motivação dos colaboradores
  • Utilizar técnicas de feedback adequadas a cada situação de gestão de desempenho e de cada colaborador

Utilização da ferramenta de diagnóstico DISC. Privilegia-se uma metodologia ativa, dinâmica e participativa, através da utilização de vários exercício e role-plays/simulações.

O PAPEL DO LÍDER NO DESENVOLVIMENTO DA EQUIPA

  • A evolução da equipa: estádios de desenvolvimento
  • A adequação do estilo de liderança: o papel do líder nas diferentes fases de evolução da equipa
  • A gestão e dinamização da equipa
  • A criação de sentido e a liderança por objetivos 

 

TOOLBOX DO LÍDER-DINAMIZADOR DE EQUIPAS

  • A liderança situacional e os perfis de maturidade dos colaboradores: descobrir o potencial de cada colaborador
  • Desenvolvimento de competências e autonomia dos colaboradores
    • Diagnosticar as necessidades de evolução dos colaboradores
    • Assumir o papel de coach: acompanhar e controlar o desenvolvimento e desempenho de cada colaborador
    • A avaliação dos resultados alcançado
  • Comunicação e liderança: inspirar e motivar para resultados
    • coaching de colaboradores
    • A importância do feedback
    • Figuras típicas do feedback
    • Tipos de feedback na gestão do desempenho das equipas
      • Como e quando dar feedback aos colaboradores
      • Objetivos, elogios e “correções”
    • Como receber feedback dos colaboradores
  • Gestão de conflitos
    • As etapas de um conflito
    • Cinco atitudes para gerir os conflitos na equipa: colaboração, acomodação, competição, evitamento e compromisso
    • Gerir colaboradores desafiantes

Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.

Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.

São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!

 

Business Cases formação e consultoria

Percurso de formação com o objetivo de alinhar as práticas de management na gestão da equipa.

Objetivos da formação Liderança Operacional

  • Identificar estratégias para identificar a maturidade da equipa e de cada colaborador
  • Utilizar estratégias para conhecer os perfis comportamentais e as ações a adotar em cada situação
  • Identificar as prioridades de gestão, definindo um plano de ação
  • Definir objetivos comuns, delegando tarefas, incutindo a responsabilidade e coesão na equipa
  • Aplicar as técnicas adequadas para gerir a motivação dos colaboradores
  • Utilizar técnicas de feedback adequadas a cada situação de gestão de desempenho e de cada colaborador

Metodologia da formação Liderança Operacional

Utilização da ferramenta de diagnóstico DISC. Privilegia-se uma metodologia ativa, dinâmica e participativa, através da utilização de vários exercício e role-plays/simulações.

Programa

O PAPEL DO LÍDER NO DESENVOLVIMENTO DA EQUIPA

  • A evolução da equipa: estádios de desenvolvimento
  • A adequação do estilo de liderança: o papel do líder nas diferentes fases de evolução da equipa
  • A gestão e dinamização da equipa
  • A criação de sentido e a liderança por objetivos 

 

TOOLBOX DO LÍDER-DINAMIZADOR DE EQUIPAS

  • A liderança situacional e os perfis de maturidade dos colaboradores: descobrir o potencial de cada colaborador
  • Desenvolvimento de competências e autonomia dos colaboradores
    • Diagnosticar as necessidades de evolução dos colaboradores
    • Assumir o papel de coach: acompanhar e controlar o desenvolvimento e desempenho de cada colaborador
    • A avaliação dos resultados alcançado
  • Comunicação e liderança: inspirar e motivar para resultados
    • coaching de colaboradores
    • A importância do feedback
    • Figuras típicas do feedback
    • Tipos de feedback na gestão do desempenho das equipas
      • Como e quando dar feedback aos colaboradores
      • Objetivos, elogios e “correções”
    • Como receber feedback dos colaboradores
  • Gestão de conflitos
    • As etapas de um conflito
    • Cinco atitudes para gerir os conflitos na equipa: colaboração, acomodação, competição, evitamento e compromisso
    • Gerir colaboradores desafiantes

Duração

Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.

Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.

Formador

Business Cases

São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!

 

Business Cases formação e consultoria

Percurso de formação com o objetivo de alinhar as práticas de management na gestão da equipa.

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