LIDERANÇA OPERACIONAL
- Liderança e Gestão de Equipas, Liderança e Gestão de Equipas, Management
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Sabe liderar a sua equipa? Conhecer os membros da sua equipa e adotar ações diferenciadas em cada situação. Definir objetivos comuns, delegar tarefas e aplicar técnicas de motivação são algumas das ações dos líderes bem-sucedidos. Dirigida a todos os líderes de equipas, com a formação Liderança Operacional poderá desenvolver todas as suas capacidades de liderança.
- Identificar estratégias para identificar a maturidade da equipa e de cada colaborador
- Utilizar estratégias para conhecer os perfis comportamentais e as ações a adotar em cada situação
- Identificar as prioridades de gestão, definindo um plano de ação
- Definir objetivos comuns, delegando tarefas, incutindo a responsabilidade e coesão na equipa
- Aplicar as técnicas adequadas para gerir a motivação dos colaboradores
- Utilizar técnicas de feedback adequadas a cada situação de gestão de desempenho e de cada colaborador
Utilização da ferramenta de diagnóstico DISC. Privilegia-se uma metodologia ativa, dinâmica e participativa, através da utilização de vários exercício e role-plays/simulações.
O PAPEL DO LÍDER NO DESENVOLVIMENTO DA EQUIPA
- A evolução da equipa: estádios de desenvolvimento
- A adequação do estilo de liderança: o papel do líder nas diferentes fases de evolução da equipa
- A gestão e dinamização da equipa
- A criação de sentido e a liderança por objetivos
TOOLBOX DO LÍDER-DINAMIZADOR DE EQUIPAS
- A liderança situacional e os perfis de maturidade dos colaboradores: descobrir o potencial de cada colaborador
- Desenvolvimento de competências e autonomia dos colaboradores
- Diagnosticar as necessidades de evolução dos colaboradores
- Assumir o papel de coach: acompanhar e controlar o desenvolvimento e desempenho de cada colaborador
- A avaliação dos resultados alcançado
- Comunicação e liderança: inspirar e motivar para resultados
- O coaching de colaboradores
- A importância do feedback
- Figuras típicas do feedback
- Tipos de feedback na gestão do desempenho das equipas
- Como e quando dar feedback aos colaboradores
- Objetivos, elogios e “correções”
- Como receber feedback dos colaboradores
- Gestão de conflitos
- As etapas de um conflito
- Cinco atitudes para gerir os conflitos na equipa: colaboração, acomodação, competição, evitamento e compromisso
- Gerir colaboradores desafiantes
Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.
Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.
São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!
Percurso de formação com o objetivo de alinhar as práticas de management na gestão da equipa.
Objetivos da formação Liderança Operacional
- Identificar estratégias para identificar a maturidade da equipa e de cada colaborador
- Utilizar estratégias para conhecer os perfis comportamentais e as ações a adotar em cada situação
- Identificar as prioridades de gestão, definindo um plano de ação
- Definir objetivos comuns, delegando tarefas, incutindo a responsabilidade e coesão na equipa
- Aplicar as técnicas adequadas para gerir a motivação dos colaboradores
- Utilizar técnicas de feedback adequadas a cada situação de gestão de desempenho e de cada colaborador
Metodologia da formação Liderança Operacional
Utilização da ferramenta de diagnóstico DISC. Privilegia-se uma metodologia ativa, dinâmica e participativa, através da utilização de vários exercício e role-plays/simulações.
Programa da formação Liderança Operacional
O PAPEL DO LÍDER NO DESENVOLVIMENTO DA EQUIPA
- A evolução da equipa: estádios de desenvolvimento
- A adequação do estilo de liderança: o papel do líder nas diferentes fases de evolução da equipa
- A gestão e dinamização da equipa
- A criação de sentido e a liderança por objetivos
TOOLBOX DO LÍDER-DINAMIZADOR DE EQUIPAS
- A liderança situacional e os perfis de maturidade dos colaboradores: descobrir o potencial de cada colaborador
- Desenvolvimento de competências e autonomia dos colaboradores
- Diagnosticar as necessidades de evolução dos colaboradores
- Assumir o papel de coach: acompanhar e controlar o desenvolvimento e desempenho de cada colaborador
- A avaliação dos resultados alcançado
- Comunicação e liderança: inspirar e motivar para resultados
- O coaching de colaboradores
- A importância do feedback
- Figuras típicas do feedback
- Tipos de feedback na gestão do desempenho das equipas
- Como e quando dar feedback aos colaboradores
- Objetivos, elogios e “correções”
- Como receber feedback dos colaboradores
- Gestão de conflitos
- As etapas de um conflito
- Cinco atitudes para gerir os conflitos na equipa: colaboração, acomodação, competição, evitamento e compromisso
- Gerir colaboradores desafiantes
Duração
Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.
Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.
Formador
Business Cases
São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação em Liderança Operacional. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!
Percurso de formação em Liderança Operacional com o objetivo de alinhar as práticas de management na gestão da equipa.
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