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A formação deve ser participativa e colaborativa

NUNO JORGE, Head of Sales – Formação e Consultoria, Abilways Portugal

Aprender é transformacional. Como passar esta mensagem e fazer acreditar que é na aprendizagem e no desenvolvimento contínuo das pessoas que reside a vantagem competitiva das empresas?
O trabalho de fazer acreditar que as virtudes da aprendizagem se transformam em vantagens competitivas para as empresas é diário e feito, com muita resiliência, junto de quem tem que tomar decisões.

A esse nível os argumentos que utilizamos variam tendo em conta o contexto de mercado onde a empresa está, o seu histórico nos investimentos de formação que têm sido feitos, e que estratégias estão a utilizar para fazer crescer o negócio.

Atualmente muitas organizações confrontam-se com dificuldades de reter talento ou recrutar. Com este diagnóstico, a aprendizagem é um pilar vital numa estratégia de garantir a satisfação dos colaboradores e de reduzir a rotatividade.

Hoje, em muitos processos de recrutamento, o candidato questiona e quer obter garantias da empresa quanto à formação que vai ter acesso e às certificações que pode obter para se valorizar no caso de aceitar o novo desafio profissional que lhe está a ser proposto.

A aprendizagem é um pilar vital numa estratégia de garantir a satisfação dos colaboradores e de reduzir a rotatividade.

Por outro lado, muitas empresas transformaram-se na última década no sentido de estarem em novos mercados, em que o comércio externo assume um peso crescente, muitas das vezes a produzirem sobretudo para fora de Portugal e com processos muito mais tecnológicas e digitais. Se o contexto for este, a aprendizagem é crítica para dar às equipas novas competências, maior agilidade, e para o management conseguir liderar à distância e lidar com standards cada vez mais exigentes que obrigam a um investimento continuado no upskilling e reskilling dos colaboradores.

 

Quais são os pilares fundamentais dos projetos de formação desenvolvidos pela Abilways Portugal? Onde assenta a singularidade Abilways?
A singularidade assenta na materialização que fazemos dos nossos valores e naquilo que acreditamos que deve ser uma experiência de aprendizagem.

Em cada projeto queremos que os seus participantes tenham uma experiência de aprendizagem útil, divertida e inspiradora.

Como disponibilizamos, sobretudo, formação à medida, em cada desafio projetamos a nossa singularidade em muitas vertentes:

  • na preparação que fazemos, com os nossos formadores, na escolha das metodologias e conteúdos mais adequados para responder às necessidades do cliente
  • em cultivar uma relação de cordialidade e próxima com o nosso cliente
  • no incentivo que damos à utilização de métodos inovadores
  • em sermos uma plataforma de conteúdos que, estando ao serviço da formação, tornam as nossas experiências de aprendizagem na vanguarda das tendências mais atuais

Falando agora de liderança. De que forma é que as opções de desenvolvimento de competências de liderança, propostas pela Abilways marcam a diferença?
A área de liderança e management assume um papel central no nosso portefólio de formação e nos projetos que temos desenvolvido nos últimos anos.

Quando temos possibilidade de criar um programa com vários momentos de aprendizagem, um verdadeiro projeto de liderança estruturado e ao longo de um período do tempo, incentivamos o nosso cliente a começarmos o desenvolvimento de competências de liderança por momentos de self leadership – desafiamos os líderes a realizarem um assessment e em terem uma sessão individualizada com o nosso formador que seja um exercício de autoconhecimento e autoconsciência. Reconhecemos que momentos dedicados ao self leadership preparará os líderes para serem mais eficientes e mais influentes junto das suas equipas.

Incentivamos o nosso cliente a começarmos o desenvolvimento de competências de liderança por momentos de self leadership

Após os momentos de self leadership associamos aos nossos programas uma variedade de temáticas que se associam com uma efetiva liderança de equipas – alguns exemplos: a inteligência emocional dos líderes; o Fator Confiança na forma de liderar; a comunicação assertiva; a gestão de conflitos; o treino de feed forward e o feedback, a mentoria ou o design thinking aplicado aos líderes, entre outros.

Nos programas modulares, ou quando o nosso cliente nos pede uma solução de aprendizagem prática e totalmente focada na relação do líder com a sua equipa, temos uma formação de Liderança e Gestão de Equipas com a metodologia do Jogo dos Exploradores – nestes casos, assumimos uma ação totalmente assente na gamificação, com todos os elementos e design de jogo, onde os líderes terão provas práticas e desafiantes que garantem pontos e a conquista de ilhas inexploradas.

Através do Jogo dos Exploradores, conseguimos aumentar o foco dos participantes em torno de momentos de competição e colaboração, que decorrem ao longo dos dois dias formação, à medida que são abordadas diversas estratégias para comunicar e liderar melhor, delegar com eficácia e fomentar uma cultura de feedback.

A formação de Liderança e Gestão de Equipas, com a metodologia do Jogo dos Exploradores, já foi realizada em empresas de praticamente todos os setores – desde empresas de IT, indústria automóvel, farmacêuticas ou no setor financeiro.

 

O que esperar da Abilways Portugal e do vosso contributo para que as empresas enfrentem o futuro com confiança? Qual é a vossa motivação?
A campanha de #aprendercomorgulho, lançada na ExpoRH2021, num contexto pandémico, mantém-se o mote da nossa maior motivação. Sabemos que “sem formação não há futuro” e posicionamo-nos para passar a mensagem de que a formação deve ser participativa e colaborativa.

As empresas, bem como a administração pública central e local, podem contar com a Abilways Portugal como um parceiro que integra na aprendizagem a inovação pedagógica, a emoção e a inspiração para testar novas soluções. Temos muito orgulho nos nossos formadores e nas estratégias que utilizam para valorizar os talentos dos colaboradores que frequentam as nossas ações.

Abilways Portugal como um parceiro que integra na aprendizagem a inovação pedagógica, a emoção e a inspiração para testar novas soluções.

No próximo ano comemoramos 25 anos de atividade. De 1998 até hoje os desafios das organizações foram-se alterando, o mundo tornou-se mais global e mais digital – as empresas reconhecem cada vez mais a importância que a aprendizagem assume, não apenas para o departamento de recursos humanos, mas para a própria estratégia de negócio da empresa. Estamos mais confiantes que, neste contexto, o reskilling e upskilling dos colaboradores se torne vital para reter e motivar – para responder a esta exigência, a Abilways Portugal foi alargando a sua oferta para procurar dar uma resposta o mais global possível, seja nas áreas comportamentais, seja no Big Data, na área financeira ou na formação de línguas estrangeiras.

Da nossa parte, e com uma experiência sólida de 25 anos, cabe-nos agregar tendências, criar e incorporar metodologias e, com a nossa equipa de consultores de formação, continuar a acompanhar os nossos clientes e os seus desafios, ano após ano – ficamos muito motivados e entusiasmados quando, na relação próxima que temos com os nossos clientes, observamos o seu crescimento, a expansão para novos mercados e o que, em cada mercado, conseguem fazer de forma inovadora e sustentável.

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