Por | Raquel Rebelo, Country Manager IFE Portugal
A teoria encontra-se nos livros ou na internet… na formação assimila-se conhecimento, enquadram-se e compreendem-se conceitos, pratica-se a sua aplicação no terreno, analisam-se modelos, desenham-se estratégias, definem-se planos de ação, guia-se a aprendizagem e facilita-se a mudança.
Formação não é opção. Para crescer, os profissionais devem ser capazes de estimular (a si e às suas equipas), experimentar (testar, desafiar, mudar) e praticar (antes de agir). É isso que propomos. Com um modelo de formação orientado para a ação e construído em torno de uma pedagogia ativa, com a incorporação de jogos pedagógicas que fomentam a partilha entre pares e favorecem a aprendizagem informal, as formações IFE desafiam os profissionais e estimulam a mudança.
Com o objetivo de garantir a aplicação transversal deste modelo em todas as nossas formações, iremos atribuir, em 2016, um Selo Formador ABILWAYS, que associando as competências pedagógicas e experiência empresarial à identidade pedagógica do Grupo Abilways, alinhará a prestação da nossa equipa de formadores, assegurando uma experiência uniforme em todas as formações IFE.
Mantivemos a estrutura global da nossa oferta mas, considerando que a nossa missão é antecipar tendências e responder aos desafios estratégicos e operacionais dos profissionais, ajustámos conteúdos programáticos, redefinimos formatos e durações e reforçamos algumas áreas, nomeadamente a de atendimento, marketing e vendas.
Vamos testar um novo formato de formação de curta duração (2h), ao fim de semana e à noite, para aqueles que não têm tempo em horário laboral ou preferem formações de curta duração. Os temas escolhidos são temas ligados ao desenvolvimento pessoal, comunicação, mediação de conflitos, mindfulness, personal branding, entre outros e temas mais técnicos ligados ao exercício da atividade profissional, como Business Plan, IVA, IRC, código do trabalho. Vamos ainda testar ateliers virtuais na área do marketing, em temas ligados às redes sociais com o objetivo de responder a questões operacionais concretas.
Testamos, experimentamos, ajustamos, redefinimos, mas continuaremos a desenvolver formas criativas para envolver os formando facilitando a aprendizagem.