RHBizz

O que significa investir nas pessoas?

por Ângela Botelho, Diretora de Recursos Humanos da Farmácias Holon

As organizações são entidades complexas e podemos olhá-las de diferentes pontos de vista. A visão mais imediata é a visão financeira, em que investir significa aplicar fundos em ativos que geram retorno no futuro. Considerando que no conceito de investimento estão sempre presentes as ideias de “capital investido” e “retorno”, podemos aplicá-lo também em diferentes contextos.

A abordagem financeira é demasiado simplista e remete-nos para um modelo mais mecanicista da organização e das suas pessoas, focado apenas na eficiência e na produtividade. Mas, todos sabemos que é fundamental ir mais longe e investir nas pessoas de forma holística, como o ativo onde reside a principal fonte de diferenciação de qualquer empresa.

A decisão de investimento em pessoas, de uma forma mais ou menos convencional, deve seguir os mesmos princípios que qualquer outro investimento estratégico, tal como refere Andrew Winston no seu artigo publicado na Harvard Business Review.

Numa organização em que a vertente antropológica é vivida na plenitude, as pessoas são um drive fundamental e, por isso, há uma preocupação com a satisfação das suas necessidades agora e também no futuro. O investimento deve ser feito partindo do pressuposto de que a organização se compõe de pessoas humanas, e perdoem-me a redundância, que têm emoções e que se desenvolvem e aperfeiçoam todos os dias. Também não será necessário dizer que este investimento não se faz única e exclusivamente através de “capital”.

Investir nas pessoas é investir na missão e no propósito da organização, na sua razão de existir, investir numa cultura positiva e construtiva, onde seja inevitável a vontade de contribuir e acrescentar valor, investir nas lideranças, para que propaguem a cultura e sejam capazes de olhar para cada uma das suas pessoas. Criadas as condições básicas é altura de investir na pessoa única, na identificação e desenvolvimento do seu potencial, formando, ajudando a crescer ao invés de dar as respostas, dando bons modelos e partilhando conhecimento. Assim, o retorno será, tão somente, inevitável.

O que pensam as pessoas, enquanto colaboradores, sobre “O que significa investir nas pessoas?”. Abordei alguns amigos e a maioria das respostas passam por “investir tempo”, “investir nas capacidades e talentos de cada um”, “investir na formação”, “investir no feedback construtivo”, “investir na integração dos colaboradores no propósito da empresa”, “investir nos líderes”, “investir na proximidade entre pessoas e organização”.

Talvez já todos saibamos o que é investir nas Pessoas. O que falta para colocar mais em prática?

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS