RHBizz

2020 o ano de todas as mudanças

2020 o ano de todas as mudanças

É um sentimento partilhado, 2020 marca pela transformação repentina que provocou no nosso modus vivendi. Grandes mudanças aconteceram e transformaram pessoas e empresas. A revolução provocada pela adesão, mais ou menos imposta ao teletrabalho e tudo o que daí advém, começando por desmistificar o papel da tecnologia e encará-la como facilitadora do trabalho. Sem a tecnologia muitas empresas teriam afundado e “ido para casa” seria apenas a morte anunciada de muitos postos de trabalho. O “digital”  é sem dúvida, o que permite a muitas organizações e às suas pessoas manterem-se no mercado e continuarem a fazer crescer o negócio e a provocar desenvolvimento coletivo.

De acordo com o relatório do Banco Mundial, Europe4.0: Addressing Europe’s Digital, são as novas tecnologias o motor de desenvolvimento que representa a mudança a ocorrer na economia, na sociedade e na vida das pessoas.

Por outro lado, o reconhecimento de competências, que até agora eram suavemente valorizadas, hoje assumiram protagonismo e são altamente consideradas pelos recrutadores. O inquérito levado a cabo pelo World Economic Forum identifica algumas delas

A aprendizagem está ao alcance de qualquer espírito curioso e são imensas as oportunidades para desenvolver competências. O ano de 2020 foi a rampa de lançamento para sairmos da bolha e olharmos para o nosso próprio desenvolvimento como um caminho que nunca está totalmente trilhado. Aprender e reaprender é o lema!

Top 15 Skills for 2025
World Economic Forum

A merecer a atenção das empresas também as questões relacionadas, com o que significa “bem-estar dos colaboradores”. Do léxico corporativo fazem agora parte o equilíbrio entre família e trabalho, flexibilidade, mindfulness, nutrição, quebrar a rigidez e ouvir os colaboradores. E finalmente a doença mental e o burnout abandonam o lugar cativo de temas tabu.

Incorporar nas empresas uma cultura de bem-estar, estás na agenda de um número crescente de líderes e responsáveis de recursos humanos. Assumir um olhar abrangente e ver para além da saúde física, ou seja, colocar na equação o bem-estar financeiro, emocional e social.

Ganhou força a consciência que cuidar, das pessoas, da natureza, do mundo, é da responsabilidade de todos. Somos “cuidadores” uns dos outros e do mundo que habitamos, isto é sustentabilidade, não queremos um mundo “doente”.

2020 desafiou-nos e todos nós estamos de Parabéns! Reinventámo-nos, fomos à procura de respostas para perguntas que há uns meses atrás não fazíamos sequer ideia que poderiam ser colocadas. Sim estamos preparados para entrar em 2021, sem reservas e com tudo em aberto, sabemos o que significa agilidade e adaptabilidade.

 

Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter do RHBizz aqui. Siga-nos também no LinkedIn.

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS