No que às redes sociais diz respeito, nem todas as publicações têm a mesma ‘esperança média de vida’. Já tinha pensado nisso? É frequente preocuparmo-nos com a adaptação da mensagem ao canal em causa, e à rede social em causa, mas raramente esperamos pela altura certa para carregar no botão ‘Publicar’. Aquele momento exato em que conseguiremos ‘agarrar’ a nossa audiência e conseguir o nível mais elevado de engagement.
Um estudo recentemente publicado pela Over-Graph olhou para estas questões e revela qual o tempo após o qual uma publicação nas redes sociais é considerada ‘morta’.
O Twitter é claramente uma das redes sociais mais instantâneas que temos hoje ao nosso dispor. Se a sua empresa é uma das que já decidiu apostar neste canal, saiba que o seu ‘tweet’ fica visível para a sua audiência durante um tempo médio de quatro horas após ter sido publicado. Depois disso, dificilmente alguém verá a sua mensagem. Pelo menos se não for diretamente ao ser perfil. Por isso, se o Twitter faz parte da sua estratégia de Comunicação e Marketing, e se quer ter o maior impacto possível junto da sua comunidade, aposte em publicações regulares. E não tenha medo: publique, publique, publique! O Twitter vive disso.
O Facebook surge na segunda posição no que diz respeito a redes sociais cujo tempo de vida médio das publicações é menor. Nesta rede social, pode esperar que a sua publicação fique visível para os seus seguidores durante cerca de 15 horas. Depois disso, mais dificilmente conseguirá que surja no feed de notícias dos utilizadores.
No entanto, se for bem-sucedido e conseguir muitas partilhas, comentários e gostos a sua publicação manter-se-á viva durante mais tempo, podendo alcançar aqueles que de outra forma nunca chegariam até si.
Mas a rede social que conquista o galardão daquela que consegue que os seus posts vivam durante mais tempo é, sem dúvida, o Instagram. Aqui, uma publicação poderá viver durante cerca de 21 horas, com o benefício de poder ampliar com grande magnitude a sua visibilidade caso a sua comunidade seja boa. Comentários e partilhas são fatores essenciais para conseguir ser bem-sucedido no Instagram.
O que é importante reter nisto tudo? Que o envolvimento dos seus seguidores nas redes sociais é o fator-chave para que consiga ser bem-sucedido. Quanto maior o compromisso dos seus fãs com a sua marca, maior a visibilidade das suas publicações!
Como conseguir isso? Damos-lhe algumas dicas:
- Vídeos e fotos são os ‘campeões’ das partilhas. A narrativa visual continua a ser a chave da comunicação nas redes sociais e deverá continuar a sê-lo durante muto mais tempo. Basta olhar para o sucesso do Instagram e do Snapchat…
- No Twitter, em particular, é importante que escolha o momento certo para publicar, já que o tempo de vida médio do seu tweet será muito curto;
- O momento certo para publicar dependerá, sobretudo, da sua audiência e do tipo de conteúdos que partilha. Olhe cuidadosamente para as suas estatísticas e resultados e planeie de acordo com isso.