Cativar os clientes e proporcionar-lhes a melhor experiência! Diariamente é isto que é pedido, dito e repetido aos colaboradores, um eco ouvido nas organizações.
Não basta que os clientes, conheçam o produto ou o serviço, o elemento diferenciador está na experiência vivida. É precisamente neste ponto que entram as competências de negociação, comunicação e argumentação do colaborador, sobretudo aqueles que interagem diretamente com os clientes, a boa notícia é que estas competências podem ser trabalhadas e desenvolvidas.
Na base da relação que o colaborador estabelece com o cliente está sempre a capacidade que tem de negociar, ou seja, relacionar-se com o outro e estabelecer uma comunicação positiva em que ambos os lados ganham e crescem.
Desenvolver junto dos colaboradores, aqueles que são o rosto da organização, competências que resultem em:
- Compreender e conhecer melhor os seus clientes
- Dominar técnicas de negociação
- Utilizar técnicas de feedback que construam relações de empatia
- Conhecer e dominar os diferentes canais de relação com o cliente
- Identificar estratégias de comunicação a adotar no relacionamento com o cliente
Tudo isto faz parte da relação com o cliente, são precisas lideranças facilitadoras do desenvolvimento de competências das suas pessoas, é preciso formar os colaboradores e prepará-los para melhor servirem os clientes. Esta é uma missão possível.
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