O Twitter é uma das mais poderosas redes sociais: com cerca de 1,3 mil milhões de utilizadores registados e cerca de 320 milhões de utilizadores ativos mensalmente, a rede social tem conquistado o seu espaço enquanto ferramenta para criar engagement entre as empresas e o seu público-alvo. Se a sua estratégia de comunicação tem como objetivo gerar buzz no Twitter e criar um bom relacionamento com o seu cliente, estas são as marcas nas quais se pode inspirar.
A Starbucks é uma das melhores a explorar o Twitter. Com cerca de 11,7 milhões de seguidores, a marca tem conseguido criar engagement com os seus consumidores através da partilha de conteúdos que não só reforçam o valor dos seus produtos, mas que também têm interesse para aqueles que a seguem.
Em termos de relação com o cliente, a AirFrance tem evoluído muito. A empresa percebeu que o atendimento ao cliente está a mudar e é cada vez mais imediato, por isso, implementou uma estratégia de resposta quase instantânea para todos aqueles que optarem pelo Twitter para a contactar. Para além disso, através da promoção de concursos, a Air France tem conseguido criar uma relação de confiança com os seus seguidores.
Não só no Twitter, mas nas redes sociais no geral, a Nike é uma das marcas que mais sucesso tem conseguido. Com cerca de 5,96 milhões de seguidores no Twitter, a marca tem procurado promover a prática desportiva, e os seus produtos, através de conteúdos diferenciadores.
A marca de moda tem cerca de 6,35 milhões de seguidores no Twitter e tem conseguido diferenciar-se não só pelo serviço e experiência que oferece ao cliente, mas por ter conseguido ser uma das pioneiras no mundo da moda na transmissão em direto de alguns dos seus desfiles. Para além disso, a Burberry foi uma das primeiras marcas a vender os seus produtos diretamente no Twitter, uma inovação também ao nível do e-commerce.
Não há espaço para dúvidas: as câmaras GoPro tornaram-se um acessório indispensável para os amantes de desportos radicais e do ar livre. No Twitter, os conteúdos da marca têm combinado vídeos virais com conteúdos produzidos pelos próprios utilizadores das câmaras, uma aposta que, aliás, tem sido feita por muitas outras marcas para promover os seus produtos e criar engagement à volta da marca.
Humor e vídeos: são esses os segredos da Burger King para cativar os seus seguidores no Twitter. A estratégia já lhe valeu cerca de 1,34 milhões de seguidores e rende centenas de ‘retweets’ ao longo do dia.