No mundo dos negócios, o inglês é a língua oficial, mas não é só nos negócios, é também na cultura, na ciência, na tecnologia e na comunicação informal entre as pessoas. Cada vez mais falar inglês é muito mais que uma vantagem, é sentir-se incluído.
- O inglês é a língua oficial de 53 países
- Uma em cada 4 pessoas fala inglês, o que corresponde a cerca 2 bilhões de pessoas
- 370 milhões de pessoas têm o inglês como língua materna
- Só na europa há 211 milhões de falantes em inglês e nos EUA esse número sobe para 297, 4 milhões
- Cerca de 85% das publicações científicas do mundo, 75% de toda a comunicação internacional escrita, 80% da informação armazenada em todos os computadores do mundo e 90% do conteúdo da internet são em inglês
Cerca de 85% das publicações científicas do mundo, 75% de toda a comunicação internacional escrita, 80% da informação armazenada em todos os computadores do mundo e 90% do conteúdo da internet são em inglês.
Os dados explicam o sucesso extraordinário do inglês como a língua comum de negócios, viagens e relações internacionais.
Em Portugal, no inquérito desenvolvido pela Abilways, a mais de 125 profissionais, entre diretores gerais, diretores de recursos humanos, diretores de formação e técnicos de formação, sobre conhecimento e pertinência da língua inglesa, 93,7 % consideram que o domínio do inglês é uma vantagem para o negócio.
Apenas 9,7% das empresas em Portugal, monitoriza de 2 em 2 anos a progressão/evolução do nível de inglês das suas pessoas
Os resultados do inquérito revelam, entre outros dados:
- 57% das empresas não tem mapeados os conhecimentos de inglês dos seus colaboradores e apenas 9,7% monitoriza de 2 em 2 anos a progressão/evolução do nível de inglês das suas pessoas
- 89,8% das empresas inquiridas, forma por ano em línguas menos de 50 colaboradores
- Na formação em línguas, 80,2% dos inquiridos elege a língua inglesa como preferencial
- Nas empresas que têm como língua oficial, uma língua estrangeira, 94% identifica o inglês
O profissional que fala inglês possui mais oportunidades de estabelecer relações com outros profissionais, com todas as vantagens que daí advêm. Vivemos num mundo relacional, estimular e tornar robustas as relações entre profissionais, entre empresas, entre comunidades é a chave para a construção de um futuro inclusivo, aberto à multiculturalidade e que não se fecha ao progresso.
Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter do RHBizz aqui. Siga-nos também no LinkedIn.