Assente numa plataforma digital e com base no microlearning, a proposta de desenvolvimento de competências linguísticas da Abilways Portugal em parceria com a YES&YOU, tem numa primeira fase o LSAT, uma prova de aptidão em línguas estrangeiras. Trata-se de um teste global que determina o nível de partida do aluno na escala do QECR, avaliando as 4 competências linguísticas essenciais necessárias no contexto profissional de cada colaborador: compreensão de leitura, compreensão auditiva, produção escrita, produção oral.
O LSAT é composto por 4 etapas e inclui uma speaking session com um formador qualificado:
- Análise de necessidades
Análise do contexto profissional (frequência e contexto de uso do Inglês), avaliação da motivação e necessidades individuais com base nos objetivos específicos das funções
- Teste escrito
Um dos nossos formadores qualificados YES ‘N’ YOU avalia as competências escritas do aluno – especialmente as suas competências de gramática e vocabulário – a partir de um exercício escrito cronometrado de cerca de 100 palavras
- iTeste
Avaliação que permite determinar o âmbito de competências em inglês do aluno. O teste seleciona perguntas na nossa base de dados e adapta a sua dificuldade de acordo com as respostas dadas.
- Teste oral
Com duração de 20 minutos, planeado pelo aluno com um dos formadores qualificados YES ‘N’ YOU para testar a produção oral e fluência (através da interação com o formador)
Os resultados determinam o nível inicial de inglês do aluno na escala do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas). Só através desta medição do nível de conhecimento prévio do aluno, é possível determinar qual o percurso formativo adequado.
Não são raras as vezes, que precisamente por este momento ser descurado o desenvolvimento de competências não é eficaz. Daí a importância deste assessment na fase inicial do percurso.
Trata-se de uma formação certificada, atenta ao retorno do investimento que é feito na formação e que responde às necessidades do learner moderno:
- Sobrecarregado
- Sempre conectado
- Flexível
- Sempre a aprender
- Impaciente
- Exigente
Um percurso que tem a experiência no centro e no qual o aluno desenvolve a sua microaprendizagem de acordo com as suas necessidades, através de exercícios curtos diários e de questionários de revisão, igualmente curtos. Destaque para a possibilidade de definir módulos de aprendizagem direcionados para temáticas e áreas de especialização do interesse individual do formando.
Tudo isto acontece numa plataforma digital, mobile-friendly, pensada e construída para ninguém perder tempo e retirar dela o valor acrescentado pretendido, ou seja, o conhecimento efetivo de uma língua estrangeira.
Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter do RHBizz aqui. Siga-nos também no LinkedIn.