O inglês é a língua mais entendida no mundo, cresceu tanto como idioma que é hoje em dia a comunicação internacional mais usada, assumindo uma função inigualável como língua global. E quando vivemos num mundo centrado na comunicação global, comunicar em inglês é uma aposta ganha para criar valor.
É o idioma mais usado no universo das publicações de jornais e livros, nas telecomunicações internacionais, na tecnologia, nas publicações científicas, no comércio internacional, na música, no cinema e na diplomacia. Trata-se de uma competência imprescindível para promover o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural.
O inglês é a língua mais entendida no mundo, cresceu tanto como idioma que é hoje em dia a comunicação internacional mais usada
E o que diz a IA (inteligência artificial), sobre a importância de comunicar em inglês? São interessantes as respostas do ChatGPT Open AI:
Comunicação internacional – O inglês é uma língua global e é frequentemente utilizada como língua de comunicação em negócios e comércio. Se os colaboradores de uma empresa trabalham com parceiros, fornecedores ou clientes estrangeiros, é importante que precisem de falar inglês para comunicarem eficazmente
Acesso a informações – Muitas informações importantes estão disponíveis apenas em inglês. Se os colaboradores não conseguirem ler ou compreender informações nesta língua estão em desvantagem em relação aos colegas.
O inglês é uma competência essencial para a progressão na carreira
Oportunidades de carreira – Em muitos sectores, especialmente em empresas internacionais, o inglês é uma competência essencial para a progressão na carreira, abrindo portas para novas oportunidades.
Melhoria da comunicação interna – Se uma empresa tem colaboradores de várias nacionalidades e idiomas, o inglês pode ser utilizado como língua comum para melhorar a comunicação interna e garantir que todos compreenderem e serem compreendidos.
Competitividade – Empresas que têm colaboradores com competências de inglês têm uma vantagem competitiva em relação a empresas que não têm essa competência, especialmente num ambiente globalizado em que a comunicação e a colaboração internacional são cada vez mais importantes.
Empresas que têm colaboradores com competências de inglês têm uma vantagem competitiva
Todos os dias falamos ou usamos expressões em inglês, e o inglês é fator-chave para as profissões que mais crescem em 2023, nomeadamente, nas áreas da tecnologia, da hotelaria e restauração e da relação com o cliente de forma global. Falar inglês é para todos!
Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter do RHBizz aqui. Siga-nos também no LinkedIn.