De acordo com o relatório da Udemy, entre as competências de desenvolvimento pessoal, o inglês surge entre as 3 mais procuradas e é crescente o número de multinacionais que definem o inglês como língua corporativa. O objetivo é facilitar a comunicação e o desempenho em funções geograficamente dispersas e projetos que envolvem diversidade de colaboradores.
A língua materna e a cultura do país de origem, são dos fatores mais impactantes na atitude de cada pessoa
É comum nas empresas a existência de equipas multiculturais, acrescenta valor e está provado que enriquece a equipa e cada elemento individualmente, coloca desafios que quando superados dão bons frutos. A língua materna e a cultura do país de origem, são dos fatores mais impactantes na atitude de cada pessoa, o artigo da Forbes revela que este impacto faz-sentir sobretudo a 3 níveis:
- A natureza e a estrutura do pensamento
- O processo de tomada decisão
- Como comunicamos
Tornar estes fatores pontos fortes e não obstáculos ao sucesso da equipa, é um dos objetivos dos líderes e das equipas de recursos humanos:
Hoje é preciso agir rápido e o idioma não pode ser um obstáculo.
- Multiculturalidade e globalização
- Necessidade de identificar elementos agregadores, que funcionem como cola da cultura corporativa
- Adaptabilidade a contextos de trabalho pautados pela diversidade e em que a língua contribui para a construção de equipas de trabalho mais coesas, eficientes e inclusivas
- Transformação digital, a inegável utilização permanente da tecnologia que tem essencialmente como idioma de referência o inglês
A rapidez na tomada de decisão é essencial, o tempo é um recurso escasso e gastar tempo a traduzir documentos, a garantir que a mensagem está clara para todos, entre outros aspetos impactados pela língua, não é compatível com a velocidade que hoje é essencial nos negócios.
Garantir que todos os colaboradores se sentem capacitados para comunicar em inglês quando não é essa a sua língua materna
O outro lado da moeda é garantir que todos os colaboradores se sentem capacitados para comunicar em inglês quando não é essa a sua língua materna. É crucial dotá-los de competências nesse sentido, por nada deverão sentir diminuído o seu papel na empresa porque não “dominam” a comunicação em inglês. Através da formação, é possível garantir que entendem, falam, escrevem em inglês, com confiança e sem medo e que não é pelo fato da comunicação acontecer em inglês que limitam a sua intervenção.
Comunicar em inglês não deve ser um obstáculo e sim um facilitador do bom desempenho do colaborador:
- Ultrapasse as barreiras linguísticas e a resistência dos colaboradores
Identifique um idioma e capacite todos os membros da equipa a comunicar nesse mesmo idioma. Garanta que todos se sentem capazes de o fazer. Na maioria dos casos, a resistência dos colaboradores resulta do fato de terem medo de falhar e de perante os colegas sentirem fragilidade no seu nível de conhecimento da língua. Nada que não possa ser resolvido com itinerários de aprendizagem adequados a cada colaborador, cujo objetivo é dotá-los de conhecimento da língua que os torna confiantes quando confrontados com a necessidade de comunicar em inglês. Trata-se de uma competência acessível a todos, não há uns mais capazes que outros. Cabe, nomeadamente aos recursos humanos das empresas, trabalhar com cada colaborador no sentido de entender o que o motiva, que receios tem e como ultrapassar.
A resistência dos colaboradores resulta do fato de terem medo de falhar e de perante os colegas sentirem fragilidade no seu nível de conhecimento da língua
- Promover momentos informais de encontro, numa fase inicial é mais fácil “arriscar” comunicar numa língua estrangeira fora do contexto profissional
- Adotar uma atitude empática, para algumas pessoas comunicar numa língua que não é a sua provoca desconforto. Procure entender como é que cada elemento da equipa lida com o fato de comunicar numa língua estrangeira
- Assegurar que estão preparados para o que lhes é exigido
À empresa cabe assegurar que o colaborador está capacitado para comunicar em inglês, falar abertamente sobre este tema com cada pessoa, saber se está preparada, se está a acompanhar as propostas formativas, se há aspetos que não estão a ser contemplados e que fazem falta ao colaborador
- Dar relevância ao contributo de cada colaborador
O contributo de cada colaborador é vital para o sucesso da empresa, seja em reuniões de trabalho, projetos, sugestões, brainstormings, quando o colaborador abdica deste papel por desconhecimento de uma língua estrangeira, toda a empresa perde.
- Dar feedback verdadeiro, de forma individual, a cada colaborador e ajude-o a identificar os pontos de melhoria que deve trabalhar
- Disponibilizar as ferramentas certas
É fundamental identificar soluções alinhadas com a necessidade quer das empresas, quer dos colaboradores, a verdade é que nem tudo serve. E más opções resultam em perda de tempo e de recursos e aumentam a frustração dos colaboradores, têm o efeito precisamente inverso ao pretendido. É preciso dedicar tempo à escolha do parceiro certo para desenvolver competências linguísticas dos colaboradores.
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