Cozinhar é uma arte, é uma ciência, é o que quisermos, na cozinha pomos à prova tanto e entregamos tanto! Exercitamos a comunicação, o trabalho em equipa, a liderança e podemos fazê-lo de forma inovadora, criativa, prática. Cozinhar é aprender, é celebrar, é festa, é partilha, tudo ingredientes transformadores quando vividos nas equipas.
Cozinhar é aprender, é celebrar, é festa, é partilha, tudo ingredientes transformadores quando vividos nas equipas.
É um claro ganho organizacional, trazer o cenário da cozinha para uma atividade de teambuilding que envolva a equipa e a desafie:
- Ligar a vertente racional com a vertente emocional da aprendizagem, através de provas passadas na cozinha, que posteriormente serão usadas como exemplos daquilo que se passa na empresa.
- Transformar a cozinha e todo um habitat gastronómico num laboratório de análise e reflexão sobre os nossos comportamentos e hábitos.
- Valorizar a importância que assume o trabalho em equipa entre todas as áreas, a empatia, a comunicação eficaz e da liderança, tendo um cenário de aprendizagem inovador
O alinhamento da equipa é essencial, é assim na cozinha como é em qualquer equipa real
Para a cozinha “funcionar” o alinhamento da equipa é essencial, é assim na cozinha como é em qualquer equipa real. Há aspetos críticos que devem ser trabalhados garantindo que estão claros para todos os elementos da equipa:
- Saber que recursos a equipa dispõe: pessoas envolvidas e o que cada uma faz; ingredientes disponíveis; ferramentas e equipamento para levar a cabo a tarefa
- Conhecer as competências de cada elemento da equipa
- Gerir bem o tempo: Saber qual é o tempo disponível para confecionar a receita
- Comunicar de forma clara
- Flexibilidade: na cozinha surgem, não raras vezes, situações imprevistas, é preciso negociar, gerir conflitos, tomar decisões
- Gerir o stress
Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter do RHBizz aqui. Siga-nos também no LinkedIn.