GESTÃO DE TEMPO E PRODUTIVIDADE
- Gestão de Tempo e Produtividade, Desenvolvimento Pessoal
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“Não consigo, porque não tenho tempo” Será mesmo? A formação Gestão de Tempo e Produtividade ajuda a fazer uma autoavaliação de modo a isolar os fatores que conduzem ao desperdício de tempo.
- Reconhecer fatores pessoais que bloqueiam o uso eficaz do tempo
- Utilizar técnicas de planeamento e gestão de prioridades
- Identificar fatores de desperdício de tempo e definir estratégias para minimizar os mesmos
- Utilizar as potencialidades do Outlook para uma organização pessoal e da equipa mais eficaz
- Dominar algumas ferramentas e apps que permitem otimizar o tempo
Metodologia ativa baseada na troca de experiências e partilha de boas práticas dos participantes e relacionando-as com as competências comunicacionais do facilitador.
Serão elaboradas as situações pedagógicas que permitam a aplicação e integração dos conceitos apreendidos e trabalhados na formação. Realização de exercícios de forma a aplicar os conceitos adquiridos na formação. Utilização de PC para trabalhar Outlook e APP’s.
Serão desenvolvidas dinâmicas de autodiagnóstico sobre a sua relação com o tempo e elaboração de um plano de ação pessoal.
Princípios da gestão de tempo
- Princípios gerais: análise dos mitos sobre a gestão de tempo
- A visão global do tempo disponível
- Fatores que afetam a gestão do tempo
A gestão do tempo e a organização do trabalho através da gestão das prioridades
- Estabelecer prioridades
- Operacionalizar os critérios ‘importância’ e ‘urgência’
- Da missão da empresa à missão da função
- Definição de objetivos da função: Requisitos dos objetivos
- A conversão dos objetivos em tarefas: O principio de Pareto
O planeamento eficaz
- Planear de acordo com os objetivos da função
- Planear o dia, a semana, o mês e o ano, de acordo com as prioridades estabelecidas
- Planear de acordo com a função e com o estilo pessoal
Fatores que atrapalham
- Os Parasitas do tempo: como eliminá-los?
- Os Imprevistos
Delegação de tarefas
- Definir as tarefas e as condições em que pode delegar
- Estratégias para uma delegação eficaz
A eficácia pessoal na Gestão do Tempo
- Autodiagnóstico: O estilo pessoal na gestão de tempo
- Perdas ou investimentos de tempo?
- Como otimizar os períodos de baixo rendimento
- A gestão das emoções e da comunicação para uma gestão de tempo mais eficaz
O recurso ao Outlook
- As categorias alinhadas com as áreas de atividade
- Usar as tarefas para conseguir uma gestão de múltiplas atividades e prioridades
- Definição do arquivo do Outlook
- Regras para organização do e-mail
- Como usar as ferramentas de follow up para definir urgências A gestão das emoções e da comunicação para uma gestão de tempo mais eficaz
- O calendário e o planeamento de trabalho, com definição de prazos e alertas
- Gestão de contactos no Outlook, da criação do contacto ao registo e pesquisa de interações com os contactos
Apps para mais produtividade
- Ferramentas que ajudam à otimização do tempo: Hours, ToDoits, WunderList, Evernote, Asana, Trello
Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.
Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.
São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!
Percurso de formação com o objetivo de dotar os colaboradores da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil de estratégias eficazes que lhes permitam gerir melhor as suas atividades e priorizar.
Objetivos da formação Gestão de Tempo e Produtividade
- Reconhecer fatores pessoais que bloqueiam o uso eficaz do tempo
- Utilizar técnicas de planeamento e gestão de prioridades
- Identificar fatores de desperdício de tempo e definir estratégias para minimizar os mesmos
- Utilizar as potencialidades do Outlook para uma organização pessoal e da equipa mais eficaz
- Dominar algumas ferramentas e apps que permitem otimizar o tempo
Metodologia da formação Gestão de Tempo e Produtividade
Metodologia ativa baseada na troca de experiências e partilha de boas práticas dos participantes e relacionando-as com as competências comunicacionais do facilitador.
Serão elaboradas as situações pedagógicas que permitam a aplicação e integração dos conceitos apreendidos e trabalhados na formação. Realização de exercícios de forma a aplicar os conceitos adquiridos na formação. Utilização de PC para trabalhar Outlook e APP’s.
Serão desenvolvidas dinâmicas de autodiagnóstico sobre a sua relação com o tempo e elaboração de um plano de ação pessoal.
Programa da formação Gestão de Tempo e Produtividade
Princípios da gestão de tempo e produtividade
- Princípios gerais: análise dos mitos sobre a gestão de tempo
- A visão global do tempo disponível
- Fatores que afetam a gestão do tempo
A gestão do tempo e a organização do trabalho através da gestão das prioridades
- Estabelecer prioridades
- Operacionalizar os critérios ‘importância’ e ‘urgência’
- Da missão da empresa à missão da função
- Definição de objetivos da função: Requisitos dos objetivos
- A conversão dos objetivos em tarefas: O principio de Pareto
O planeamento eficaz
- Planear de acordo com os objetivos da função
- Planear o dia, a semana, o mês e o ano, de acordo com as prioridades estabelecidas
- Planear de acordo com a função e com o estilo pessoal
Fatores que atrapalham
- Os Parasitas do tempo: como eliminá-los?
- Os Imprevistos
Delegação de tarefas
- Definir as tarefas e as condições em que pode delegar
- Estratégias para uma delegação eficaz
A eficácia pessoal na Gestão do Tempo e Produtividade
- Autodiagnóstico: O estilo pessoal na gestão de tempo
- Perdas ou investimentos de tempo?
- Como otimizar os períodos de baixo rendimento
- A gestão das emoções e da comunicação para uma gestão de tempo mais eficaz
O recurso ao Outlook
- As categorias alinhadas com as áreas de atividade
- Usar as tarefas para conseguir uma gestão de múltiplas atividades e prioridades
- Definição do arquivo do Outlook
- Regras para organização do e-mail
- Como usar as ferramentas de follow up para definir urgências A gestão das emoções e da comunicação para uma gestão de tempo mais eficaz
- O calendário e o planeamento de trabalho, com definição de prazos e alertas
- Gestão de contactos no Outlook, da criação do contacto ao registo e pesquisa de interações com os contactos
Apps para mais produtividade
- Ferramentas que ajudam à otimização do tempo: Hours, ToDoits, WunderList, Evernote, Asana, Trello
Duração
Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.
Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.
Formador
Business Case
São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação em Gestão de Tempo e Produtividade . Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!
Percurso de formação em Gestão de Tempo e Produtividade com o objetivo de dotar os colaboradores da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil de estratégias eficazes que lhes permitam gerir melhor as suas atividades e priorizar.
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