Aproxima-se o final do ano e por vezes, há a tentação de preparar para os colaboradores, uma atividade entre o divertido e algo que possa simultaneamente desenvolver competências. Não desperdice a oportunidade, o team building, não só é uma forma de sair da rotina e juntar as pessoas, como sobretudo permite tirar as máscaras que muitas vezes impedem que o trabalho em equipa aconteça e o espírito de equipa ganhe espaço.
Como preparar um team building?
Seja pragmático, dedique tempo a esta fase e comunique de forma clara com que vai desenvolver a atividade. Partilhe as expectativas que tem, como são os participantes, onde poderão estar as maiores dificuldades.
- Por que razão está a ser organizada uma atividade de team building? Quem está envolvido na organização sabe que objetivos prendem ser atingidos?
-
- Melhorar a comunicação?
- Trabalhar a confiança?
- Resolver conflitos?
- Integrar novas pessoas na equipa?
- Início de um novo projeto?
- Quem são as pessoas que vão participar
- O número de pessoas
- Como se relacionam entre si (pares; líderes; relação entre departamentos; vínculo à empresa…)
- As pessoas estão confortáveis com o tipo de atividade (local; esforço físico envolvido; duração)
- Escolha das dinâmicas e atividades
- A escolha deve ser feita considerando os objetivos e as características do grupo. O que funciona para uma empresa, pode não funcionar para outra, há inúmeros fatores a ponderar relacionados com o perfil do grupo e é precisamente nesta fase que muitas vezes o resultado final é ameaçado.
Durante o team building
- Garantir que todas as pessoas participam, respeitando os diferentes perfis de comportamento
- Manter sempre um ambiente descontraído, é importante que os participantes não se sintam julgados no desempenho das atividades. Não se trata de um exame, e sim de um momento em que o importante é as pessoas estarem umas com as outras
- É importante ir dando feedback (o que funcionou bem, o que pode ser alvo de melhoria, o que deverá ser feito de forma diferente) e caso necessário ajustar algumas das atividades. Nem sempre, o envolvimento das pessoas corresponde ao esperado, é importante que exista flexibilidade para ajustar algumas das dinâmicas
- Fazer a ligação com o contexto corporativo e as equipas, tendo em linha de conta os objetivos definidos para o team building
Transferir para a equipa real os resultados do team building
- Dedique tempo a analisar e refletir sobre o que aconteceu no team building
- Peça feedback a todos os que participaram na atividade
- O que surpreendeu? Quais foram as dificuldades?
- Que lições aprendidas?
- Como transformá-las em “ferramentas” facilitadoras do trabalho em equipa
- Deixe passar algum tempo e revisite os resultados do team building
E porque não eleger dezembro para fazer um team building? Deixe uma memória marcante nos colaboradores e termine em grande 2024.
BUSINESS CASE
Trabalhar a dinâmica de cooperação e reforçar e espírito de equipa