Requer vontade e abertura para confiar, implica criar laços e acreditar que juntos somos mesmo mais fortes e mais felizes.
Numa ação de teambuilding o objetivo é compreender, através de metáforas, que todos são importantes e é através do alinhamento entre todos que a organização cresce e se desenvolve.
O teambuilding contagia as pessoas que o integram e dá bons frutos
Juntar num mesmo momento equipas que muitas vezes não são sequer equipas reais, pode parecer uma decisão que acarreta riscos. Até poderá ser, no entanto, quando bem preparado e dinamizado o teambuilding contagia as pessoas que o integram e dá bons frutos. Ao desenvolver competências associadas ao trabalho em equipa, está a desenvolver a comunicação, proatividade e tomada de decisão perante a resolução de um problema e isto é o dia-a-dia das empresas e por outro lado reconhece o poder que reside no alinhamento entre os colaboradores e consequentemente em todas as áreas da organização. Só com este espírito enraizado em cada colaborador é possível aumentar a performance individual e coletiva e superar objetivos. Esta tomada de consciência sobre o papel do trabalho em equipa e comunicação entre as várias pessoas da organização e entre os departamentos, é o que todas as organizações pretendem, pois só assim os negócios crescem e as empresas não receiam o futuro.
Por esta razão cada vez mais empresas procuram ações de teambuilding e desta forma garantem que trabalham dois pilares diferenciadores:
Desenvolvem competências coletivas
- Trabalhar em equipa + sentimento de interajuda
- Praticar a Confiança
- Lidar com a mudança
- Gerir a pressão do tempo e os recursos disponíveis
Confiança e não julgamento, aprendizagem e não medo, crescimento e não estagnação, curiosidade e não apatia
Constroem memória coletiva
- Gerar em todos os participantes uma memória coletiva baseada numa atividade dinâmica e empolgante
- Construir algo que traduza e simbolize a participação de todos, seja um mural, um manifesto, um e-book, uma música, uma tela…
- Garantir que são feitos registos fotográficos, vídeos… o que a criatividade ditar
Quando o trabalho em equipa acontece de forma saudável, tudo flui de forma positiva, há confiança e não julgamento, há aprendizagem e não medo, há crescimento e não estagnação, há curiosidade e não apatia.
Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter do RHBizz aqui. Siga-nos também no LinkedIn.