Aumentar a performance é o resultado da aventura coletiva que faz estreitar laços e tornar o trabalho em equipa um modo de estar. Este é o grande propósito do teambuilding.
A maioria do tempo, grande parte dos colaboradores está focado nas suas funções, objetivos e metas e as equipas acabam por estar orientadas para diferentes realidades, projetos, departamentos. É preciso pois restabelecer que todos pertencem a uma mesma organização, assente numa mesma cultura e com os mesmos valores e que juntos geram uma força maior e uma energia melhor.
É preciso restabelecer que todos pertencem a uma mesma organização
É importante emergir na cultura da organização e perceber que competências trabalhar. São muitas as que poderão ser desenvolvidas através de atividades de teambuilding:
- Trabalho em equipa + sentimento de interajuda
- Praticar a Confiança
- Lidar com a mudança
- Gerir a pressão do tempo e os recursos disponíveis
Desenvolver competências coletivas torna-se um caminho diferenciador para construir o conhecimento coletivo da organização. É claramente um “fato à medida” talhado para a organização, não serviria de igual forma a nenhuma outra.
Há uma tomada de consciência de que todos são importantes
Tudo isto é feito de forma divertida e lúdica, só por isso já é uma alavanca ao processo de desenvolvimento de competências, para que este flua naturalmente e contagie quem nele está envolvido. Cada vez mais, as pessoas anseiam por leveza e agilidade.
Há uma tomada de consciência de que todos são importantes e que é através do alinhamento entre todos que a organização cresce e se desenvolve. Só com esta valorização da importância do trabalho em equipa é possível às equipas aumentarem a sua performance e superarem objetivos.
Business Case Abilways
Teambuilding para Trainees – Cliente FIDELIDADE
Teambuilding no processo de acolhimento de novos colaboradores
Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter do RHBizz aqui. Siga-nos também no LinkedIn.