É certo que não existem fórmulas mágicas para uma organização perfeita, mas existem fatores capazes de melhorar a produtividade e o bem-estar dos funcionários, segundo a Google.
Com a ajuda de psicólogos e sociólogos, o gigante da web analisou durante dois anos mais de 180 equipas diferentes e identificou cinco fatores: segurança psicológica (capacidade de assumir riscos), fiabilidade, estrutura e clareza, significado e impacto do trabalho.
Segurança psicológica
A capacidade de correr riscos sem prejudicar a equipa. Segundo o estudo, as equipas com melhores performances são aquelas que possuem uma noção forte de liberdade para empreender. O medo é, em muitos casos, um freio à tomada de iniciativa.
Fiabilidade
De uma forma muito simples, a possibilidade de contar com os outros membros da equipa para produzir o melhor trabalho possível.
Estrutura e Clareza
Os objetivos, os papéis e os planos de execução da equipa devem ser claros. Pode parecer lógico, mas em algumas equipas estes fatores acabam por se esbater com a falta de comunicação.
Significado
O propósito é hoje visto como um aspeto fundamental. Qual o sentido do meu trabalho? Qual o meu papel para o sucesso do projeto? Um colaborador que não consegue ver o significado do seu trabalho não consegue ter uma boa performance.
Impacto do trabalho
Um colaborador deve poder dizer que o seu trabalho tem impacto nos resultados finais da organização.