Inteligência emocional, o lado vencedor da liderança

Inteligência emocional, o lado vencedor da liderança

Todos nós já assistimos a momentos de “disputa” entre razão e emoção, a cascata de emoções que experimentamos diariamente é propícia a isso e com frequência, os líderes lidam com situações destas. O desafio é grande, as emoções são poderosas e não se trata apenas do líder conhecer e gerir as próprias emoções, como, na mesma medida, gozar da capacidade de entender as emoções de quem lidera. Como fazer esta gestão e o que ganha com este esforço?

Não se trata apenas do líder conhecer e gerir as próprias emoções, como também entender as emoções de quem lidera

Como é que está estruturado o nosso cérebro, como desenvolver a inteligência e que relação existe entre este lado biológico e a dimensão emocional?

Do líder é esperado que desenvolva o seu processo de autoconhecimento para que seja capaz de gerir com êxito relações pessoais e profissionais. Será este o ponto de partida para que também ele dedique tempo à construção de um plano de ação individual. Plano esse do qual devem constar aqueles que são os pilares da inteligência emocional

  • Autoconhecimento
  • Autocontrolo
  • Automotivação
  • Empatia

É essencial que mantenha sempre estes 4 pilares como guião do relacionamento interpessoal que desenvolve com os outros. Vai de certeza funcionar e os frutos não tardarão a surgir!

Desenvolver a própria consciência emocional é um trabalho contínuo, feito de avanços e recuos, o importante é que o líder mantenha a consciência de que é fundamental conhecer o que acontece dentro de si perante os acontecimentos do quotidiano.

A capacidade de controlar ou redirecionar impulsos de modo a suspender o julgamento e pensar antes de agir

  • A capacidade de reconhecer e entender os seus estados de espírito e emoções, assim como o seu efeito nos outros.
  • A capacidade de controlar ou redirecionar impulsos de modo a suspender o julgamento e pensar antes de agir.
  • A capacidade de compreender a estrutura emocional das outras pessoas
  • A vontade de construir relações interpessoais assentes na empatia

Liderar é uma missão exigente, que marca e tem grande impacto nos outros, se é para liderar então que seja com inteligência emocional.

 

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