Qualquer pessoa que já tenha viajado pelo menos uma vez nos últimos dez anos já terá ouvido falar da AirBnB. Sim, essa empresa que transformou a forma como os turistas ficam hospedados, conhecem novas culturas e vistam locais em todo o mundo. Não será por isso de estranhar se lhe dissermos que a AirBnB é também uma das empresas mais inovadoras no que toca à Employee Experience.
Para alguns apenas uma buzzword, a Employee Experience é, na área dos Recursos Humanos, o tema do momento. Pelo menos no seio das organizações focadas na satisfação dos seus colaboradores, na produtividade e retenção de talentos.
Em 2017, a AirBnB ficou em 11º lugar no top 50 das melhores empresas para trabalhar do LinkedIn. É também conhecida por ser a empresa que oferece 2000 dólares por ano a cada trabalhador para viajar. Tudo isto porque percebeu desde cedo a importância de criar uma equipa dedicada à experiência, à saúde e à felicidade dos seus colaboradores.
Mark Levy, nomeado em 2015 para a posição de Global Head of Employee Experience da AirBnB, é não só responsável pelas funções típicas de um Diretor de Recursos Humanos, como recrutamento, gestão de talento e desenvolvimento, mas também por criar aquilo que chama “um local de trabalho de experiências”. Isto inclui responsabilidades como o design do local de trabalho, alimentação dos colaboradores, cidadania no local de trabalho e dar vida à cultura da organização.
Numa entrevista dada à Forbes, o responsável explica que “na AirBnB estamos focados em criar um mundo onde cada um pode pertencer a qualquer lado, através da criação de experiências de trabalho memoráveis que se refletem na forma como nos relacionamos com os colaboradores, incluindo como os recrutamos, como os desenvolvemos, o ambiente de trabalho, o tipo de experiências de voluntariado que lhes oferecemos e a comida que partilhamos. E apesar de isto poder parecer senso comum, não é. O espaço de trabalho da AirBnB deixou se ser um open space para passar a ser um ambiente de ‘pertence a qualquer lado’, em que o trabalhador pode trabalhar em qualquer espaço, incluindo no balcão da cozinha. Isto permite aos colaboradores ou trabalharem sozinhos ou estarem junto das pessoas que entenderem”.
Mais recentemente, a AirBnB lançou aquilo a que chamou ‘AirBnB’s Sustainable Performance Initiative’, um conjunto de medidas que se focam no stress e no burnout com o objetivo de ajudar os colaboradores a focarem-se em trabalhar melhor ao invés de mais. De acordo com Mark Levy, o objetivo é “garantir que apoiamos uma vida integrada para os nossos colaboradores. Isto inclui oferecer coisas como a app Headspace ou aulas de yoga e rever as nossas políticas de folgas para garantir que apoiamos aqueles que são pais ou simplesmente precisam de uma pausa”.
Esta nova política da AirBnB criou ainda as ‘Quartas-feiras sem reuniões’ “para que as pessoas tenham tempo para pensar” e formações em eficiência em reuniões e resposta a emails”. Mas a ‘arma secreta’ por detrás do sucesso da Employee Experience da AirBnB tem a ver com o facto de a organização incentivar todos os colaboradores a serem autênticos, de acordo com o Global Head of Employee Experience.
Para Mark Levy, a força motriz por detrás de tudo o que a AirBnB faz é a sua missão para criar um ‘mundo’ em que todos possam sentir que fazem parte. Isto implica ter uma missão e um propósito que leve os colaboradores a tomarem as melhores decisões, tanto para a organização como para si próprios. “Uma experiência de colaborador verdadeiramente forte é impulsionada desde o topo e começa com as paixões e a missão da equipa de liderança. Os fundadores e os executivos criam a cultura e o propósito, que depois alimenta todos os outros aspetos da experiência.”
“Com um propósito forte, todos os colaboradores podem facilmente ver porque é que os líderes fazem o que fazem. A autenticidade ajuda a garantir que todos os aspetos da experiência dos colaboradores estão verdadeiramente focados nos colaboradores e ajuda-os a equilibrar o trabalho com a vida pessoal”, conclui.