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A sustentabilidade é indissociável da cultura corporativa

A Sustentabilidade

Indissociável da cultura corporativa, são as questões da sustentabilidade e de que forma ocupam hoje o centro da estratégia corporativa

De acordo com o Relatório Global de Risco 2021 do Fórum Económico Mundial, as alterações climáticas representam o maior risco que a humanidade enfrenta. As empresas, as marcas, as organizações estão por isso a ser altamente pressionadas a efetuarem mudanças e o que o artigo partilhado pela MarshMcLennan diz é que,  a mudança começa na cultura.

E é precisamente esta ideia, de que a afirmação das práticas sustentáveis nas organizações contribuem para o fortalecimento da cultura organizacional, que está expressa no Keep in Mind, o review de tendências de RH da Abilways Portugal, onde se destacam algumas ideias chave ao nível da estratégia corporativa que tem vindo a ganhar força:

  • As empresas criam relações com impacto na comunidade em que estão inseridas e ultrapassam o seu ecossistema corporativo
  • Colocam a sustentabilidade como âncora da estratégia de longo prazo
  • Põem em marcha ações de consciencialização, transformação e mudança cultural em prol da sustentabilidade
  • Manifestam a força e a fidelidade das ações da marca face aos valores que comunica
  • Incorporam os ESG na estratégia
  • Integram pessoas das gerações Y e Z, a maioria delas comprometidas com a sustentabilidade dos negócios em que trabalham e comprometidas com a sua pegada ecológica

Alinhar a cultura da organização com respostas ao desafio das alterações climáticas, é um driver essencial para que a transformação aconteça e para que as empresas se tornem mais sustentáveis. A sustentabilidade deve ser incorporada na cultura corporativa, traduzir um propósito, reconhecido e experienciado quer no desempenho da empresa no seu todo, quer no desenvolvimento individual dos colaboradores.

E novas formas de olhar para o desenvolvimento dos colaboradores devem ser debatidas entre os líderes:

  • Os colaboradores conhecerem os objetivos da organização em matéria de sustentabilidade e que estratégias estão pensadas
  • Clarificar como é que a sustentabilidade da empresa é traduzida em produtos, serviços, processos de trabalho, relação com os colaboradores e relação entre colaboradores, impacto no meio envolvente
  • Incluir este compromisso na definição dos formatos de trabalho disponíveis e na política de benefícios
  • Trabalhar novas competências alinhadas com a sustentabilidade e investir em formação nesta área
  • Fomentar a sustentabilidade nas rotinas da organização, um exemplo acessível é, olhar para as reuniões de trabalho como oportunidades de adotar comportamentos sustentáveis, seja no trato entre colegas, na duração ou em dinâmicas simples que possam ser implementadas e que traduzem

As opções são muitas, depende da especificidade de cada indústria e da própria empresa, apelar à agilidade para repensar modelos, redesenhar processos e perceber de que forma é que é possível materializar medidas e ações, escalando de uma dimensão teórica para a prática para, finalmente existir uma cultura de sustentabilidade.

As opções são muitas, depende da especificidade de cada indústria e da própria empresa, apelar à agilidade para repensar modelos, redesenhar processos e perceber de que forma é que é possível materializar medidas e ações, escalando de uma dimensão teórica para a prática para, finalmente existir uma cultura de sustentabilidade.

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