Lições que deve aprender com os empreendedores de Silicon Valley

Lições que deve aprender com os empreendedores de Silicon Valley

Silicon Valley alberga alguns dos maiores génios empresariais de todos os tempos e foi o berço de gigantes como a Apple, a Cisco, o Facebook e a Google. De acordo com um artigo recentemente publicado na Entrepreneur, Silicon Valley é também fonte de algumas das melhores lições que se podem aprender sobre empreendedorismo e a criação de negócios ‘vencedores’.

Segundo a publicação, estas são as nove lições que deve aprender e interiorizar se um dos seus maiores objetivos for criar uma empresa robusta e líder no seu setor de negócio.

 

O software está a mudar o mundo

Esta é uma lição de Marc Andreessen, cofundador da Netscape, e não tem uma conotação negativa. O que o empresário quer dizer com isto é que o software está a mudar e a reformular o ambiente competitivo de todas as indústrias e a tendência deve ser aceite de braços abertos.

 

Não existem semanas com 40 horas de trabalho ou balanço entre a vida pessoal e profissional

O que os novos empreendedores mais precisam de interiorizar é que assim que decidirem entrar no mundo dos negócios não existirá forma de fugir ao trabalho. Por isso, garanta que gosta mesmo do seu negócio e prepare-se para estar em ‘modo de trabalho’ durante 24 horas, sete dias por semana.

 

Ninguém consegue nada sozinho

O mundo dos negócios, e a indústria da tecnologia em particular, está cheio de histórias de parcerias que deram origem a algumas das maiores inovações e empresas de sempre, como a parceria entre Steve Jobs e Steve Wozniak. Segundo os maiores empresários de Silicon Valley, “é extremamente raro conseguir atingir o sucesso sozinho”.

 

Não é possível crescer sem capital

Uma das maiores causas de insucesso de algumas empresas é a falta de capital, que muitas vezes as impede de crescer.

 

Se não for você a fazer, não acontecerá

Não terá qualquer hipótese de ser bem-sucedido como empreendedor se não meter mãos à obra e começar a criar o seu projeto. Como diz Mark Zuckerberg, criador do Facebook, “mova-se e aja depressa”.

 

A experiência do seu cliente é sagrada

De acordo com a publicação, a experiência dos consumidores com um produto gera envolvimento, satisfação e tração. Se não for boa, o seu negócio nunca arrancará.

 

A sua primeira ideia não é sagrada

Muitas empresas não conseguem ser bem-sucedidas com a sua primeira ideia ou produto. O Twitter foi inventado enquanto os seus criadores trabalhavam numa outra startup, uma empresa de media digitais.

 

Diferencie-se

Existe hoje uma crença que está na boca de toda a gente de que a web fez com que fosse mais fácil para todos a criação de um negócio, ao disponibilizar ferramentas que anteriormente não estavam ao dispor de todos. Mas a verdade é que se estão hoje disponíveis várias ferramentas para si, também estão para todos os outros. Hoje, mais do que nunca, o seu produto ou empresa deve ser melhor do que todos os outros disponíveis.

 

Confie nos seus instintos

Quando uma boa oportunidade surgir, deve ter a capacidade de a reconhecer. Deve saber quando dizer ‘sim’ e quando dizer ‘não’. Por isso, confie nos seus instintos. Por detrás de todas as startups bem-sucedidas está um líder, ou vários, que teve a coragem de enfrentar o desconhecido e de saltar de um precipício. É essa a essência do empreendedorismo.

 

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