Diversidade étnica e desempenho, empresas com maior diversidade apresentam melhores resultados e vantagens financeiras

O estudo Diversity Matters, da McKinsey & Company, revela que empresas com maior diversidade étnica e de género nas suas equipas de liderança têm 39% de maior probabilidade de obter um desempenho financeiro superior em comparação com as empresas com menor diversidade.

São dados que dão que pensar, o desempenho de excelência associado à diversidade e à pluralidade étnica de perfis. Afinal a multiculturalidade é muito mais do que um desafio de comunicação entre pessoas de diferentes origens. Se hoje vivemos em sociedades multiculturais, as empresas naturalmente e sem receios devem também elas espelhar essa multiculturalidade.

Se hoje vivemos em sociedades multiculturais, as empresas devem também elas espelhar essa multiculturalidade

E as empresas que assumem fazê-lo conquistam vantagens:

  • A inovação e criatividade aumentam

A variedade de perspetivas, experiências e abordagens, fomentam a criação de soluções mais criativas e eficazes e é natural que assim sejam quando as equipas integram pessoas de diferentes origens culturais. Cada pessoa é a sua história e quando essa história é respeitada aporta muito valor à resolução de problemas.

Cada pessoa é a sua história e quando essa história é respeitada aporta muito valor à resolução de problemas

  • O clima organizacional é saudável

A diversidade desafia ideias preconcebidas e abre a porta à disponibilidade para conhecer o outro, e conhecê-lo na sua diferença. A empresa que acolhe a multiculturalidade dos colaboradores apresenta-se como um lugar em que todos se sentem bem e este é o primeiro passo para promover um clima organizacional positivo, em que existe uma rede de segurança psicológica essencial para o crescimento individual e do negócio.

 

  • Cresce o orgulho de pertencer a uma empresa que respeita valores éticos

Ambientes inclusivos e multiculturais promovem uma maior satisfação dos colaboradores, o sentido e orgulho de pertencer à organização aumentam o que invariavelmente acaba por ser percecionado pelo mercado. Quando isto acontece, recrutar é mais fácil e reduzir a turnover também.

 

  • Há maior compreensão e penetração em novos mercados

Empresas com equipas multiculturais compreendem e respondem melhor a uma base de clientes global e multicultural. Por outro lado, a diversidade permite identificar nichos de mercado e desenvolver produtos ou serviços com os quais se identificam uma nova e ampla gama de consumidores e potenciais clientes

A diversidade permite identificar nichos de mercado e desenvolver produtos ou serviços com os quais se identificam uma nova e ampla gama de consumidores

  • O desempenho financeiro aumenta

Estudos, como os realizados pela McKinsey, demonstram que empresas com maior diversidade étnica nas lideranças têm maior probabilidade de superar financeiramente os seus concorrentes. A diversidade está correlacionada a estratégias mais robustas e tomadas de decisão mais eficazes.

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